As Principais Causas das Axilas Escuras podem ser diversas e para tratá-las é necessário descobrir as suas principais causas. Além disso, além das manchas nas áreas visíveis da pele, existem ainda manchas menos visíveis, como as nas axilas. Elas acontecem por causa da hiperpigmentação depois da reação inflamatória – ou seja, após a depilação, por exemplo, a pele pode ficar mais escura.
Ter as Axilas Escuras é um problema muito comum e que dá dor de cabeça em muita mulher. Afinal, é muito constrangedor colocar um vestido de alcinha ou tomara que caia e ter que ficar se controlando para não exibir as Axilas Escuras. As Axilas Escuras podem ficar ainda mais evidentes depois da exposição solar ou por causa da falta de hidratação. Por isso, a dica é hidratar bem regiões como axilas e virilhas ou procurar cremes clareadores, que também podem ajudar, como alertam alguns dermatologistas. Para o tratamento, é importante que você saiba das principais causas de tal escurecimento. Então, confira As 10 Principais Causas das Axilas Escuras:
Pele Oleosa: O acúmulo da oleosidade da pele misturada ao suor, pode tornar uma das Principais Causas das Axilas Escuras. Por isso, procure lavar as axilas com sabão neutro (sabão de enxofre é uma boa opção).
Genética: O fator genético aumenta com as pessoas que são morenas, não que tenham mais chances de ter manchas, mas caso tenham, elas ficarão mais escuras do que em uma pessoa de cor branca e esse pode ser uma das Principais Causas das Axilas Escuras.
Desodorantes: Desodorantes que contenham álcool podem causar irritações e alergias, fazendo desses uma das Principais Causas das Axilas Escuras, pois esses fatores podem provocar a hiperpigmentação.
Roupas: É preciso evitar o uso de roupas que apertem e abafem a região, bem como as peças de tecidos mais grosseiros, que geram um atrito maior, pois esse atrito pode irritar a pele, deixá-la vermelha e hiperpigmentada e essa se torna uma das Principais Causas das Axilas Escuras. Daí, como medida de proteção contra essa agressão, a pele tende a ficar mais grossa e também mais escura.
Doenças: Algumas doenças também podem estar entre as Principais Causas das Axilas Escuras, como obesidade, diabetes, desequilíbrio hormonal, doenças endócrinas, entre outras.
Acantose Nigricante: Há uma doença conhecida como Acantose Nigricante, que é uma das Principais Causas das Axilas Escuras e outras partes do corpo. Ela costuma acontecer em pessoas que estão acima do peso e pode estar relacionada com o distúrbio de produção de insulina ou uma desordem glandular. Nesse caso, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento.
Sudorese Excessiva: O excesso de suor também pode ser uma das Principais Causas das Axilas Escuras, pois as bactérias que ficam no local desequilibram a flora natural.
Depilação: Depilar a axila com métodos como lâminas ou cera muito quente causam traumas na pele e está entre as Principais Causas das Axilas Escuras. Para tratar essa pele danificada, o corpo produz células inflamatórias que são de cor mais escura que as células originais.
Obesidade: Os indivíduos obesos tendem a ter áreas escuras da pele devido ao atrito da pele e da incapacidade da pele respirar, porque a ventilação é insuficiente tornando esse uma das Principais Causas das Axilas Escuras.
De modo geral, esse problema é mais comum em pessoas que estão acima do peso e em meninas de pele morena ou negra, que já possuem a tendência de hiperpigmentar mais que as meninas de pele clara.
Células Mortas: O acúmulo de células mortas também pode estar como uma das Principais Causas das Axilas Escuras, por isso é importante esfoliar a região ao menos uma vez por semana.