Início » Beleza e Estética » Estrias e Celulites » As 10 Principais Causas das Estrias e Como Evita-las

As 10 Principais Causas das Estrias e Como Evita-las

Causas das Estrias

As 10 Principais Causas das Estrias e Como Evita-las são alguma das coisas que as pessoas que sofrem com as Estrias mais querem aprender. Além disso,  as espinhas, estrias e celulites são comuns no bumbum. A região é propícia ao surgimento desses problemas, já que fica abafada dentro de calças, roupas apertadas, calcinhas de tecido sintético, entre outros fatores que favorecem essas marcas.Causas das Estrias

O que são as Estrias: As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

Principais Tipos de Estrias: As estrias são cicatrizes que se formam com o rompimento das fibras elásticas e colágenas da pele. São causadas por um estiramento muito rápido da pele. Isso acontece geralmente na fase de crescimento, na gravidez, quando há um ganho de peso excessivo em pouco tempo ou com o aumento dos seios com próteses de silicone.

O histórico familiar e o tipo de pele são fatores que também contribuem para o aparecimento de estrias com mais facilidade. As peles claras geralmente são mais sensíveis e propícias ao problema, já as peles negras são mais fortes e resistentes ao rompimento das fibras.

Os tipos de estrias podem ser divididos em três categorias: as vermelhas ou arroxeadas; as brancas superficiais e estreitas; e ainda as brancas profundas e largas. Ao toque, são percebidas como depressões lineares. Os locais mais comuns são nos flancos, nas coxas, nos glúteos, no abdômen e nos seios.

As vermelhas ou arroxeadas são as estrias recentes, nas quais o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local. Elas podem coçar um pouco. Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente a tonalidade até se tornarem esbranquiçadas e profundas.

Sintomas das Estrias: O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas. Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas. Podem ocorrer em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.

Principais Causas das Estrias: As marcas se formam quando há uma sobrecarga na capacidade elástica da pele, que promove o rompimento das fibras colágenas, originando as estrias. Os principais fatores causadores deste processo são:

  • Ganho de peso excessivo
  • Alterações hormonais
  • Uso de corticoide tópico ou oral
  • Efeito Sanfona
  • Crescimento rápido
  • Tempestade hormonal
  • Excesso de exercícios físicos
  • Gravidez
  • Ressecamento da pele

Principais Lugares que as Estrias Surgem: Geralmente são comuns nas mamas, culotes, coxas, quadris e nádegas. Cerca de 90% das mulheres desenvolvem estrias durante a gravidez.

Como Prevenir as Estrias: Para prevenir estrias mantenha o peso Sobe Controle: As Estrias são causadas por ganho de peso repentino, certo?, então a melhor maneira de prevenir as Estrias  é manter o ganho de peso sobre controle, assim você irá evitar o esticamento da pele, que o ganho de peso proporciona. Além disso, um aumento adicional de apenas 11kg já pode causar o aparecimento de estrias.

Mais caso, por algum motivo, é necessário que você aumente o peso, como as pessoas que praticam musculação estão sujeitas, a recomendação é realizar um ganho de peso moderado á cada mês, desta forma você pode dar a pele tempo para se adaptarem às mudanças que estão sendo sofridas e assim evitar as estrias.

Causas das Estrias-1

Tratamentos Caseiros Eficazes para Estrias: Atualmente há diversos tratamentos disponíveis para amenizar as marcas de estrias na pele. Laser, luz pulsada e peeling são apenas alguns exemplos do que a medicina pode fazer por você. Nenhum deles, porém, deve ser iniciado sem a orientação de um profissional, uma vez que o tratamento errado pode mesmo agravar o problema.

Em casa, há algumas atitudes que você pode tomar para diminuir esse mal. Mesmo assim, não é aconselhável iniciar nenhum tipo de tratamento antes de consultar seu médico.

A combinação entre cremes hidratantes e vitaminas para a pele é bastante eficaz no combate às estrias. Após misturar os ingredientes abaixo, armazene-os em um pote limpo com tampa e mantenha-o na geladeira, utilizando a mistura todos os dias, em todas as áreas da pele afetadas pelas estrias.

  • 1 lata de creme Nívea (aquele da latinha azul)
  • 1 tubo de Hipoglós
  • 1 ampola de Arovit (vitamina A)
  • 1 vidro de óleo de amêndoas

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.