As 11 Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação Uma dieta saudável não significa necessariamente ingerir alimentos que não são apetitosos. O hábito saudável na alimentação pode ser visto como uma oportunidade para experimentar diferentes tipos de alimentos. Se a dieta regular está obedecendo a estas orientações básicas, nada há de errado em comer ocasionalmente alimentos mais ricos.
Mastigue bem os Alimentos: A digestão se inicia na boca com a trituração dos alimentos e ação da salivação. A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo. Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, comemos mais. Quando mastigamos bem, automaticamente estamos trabalhando com a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica (verdadeira). Então, não coma em menos de 20 minutos cada refeição. Portanto Mastiga bem os Alimentos e umas das Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação.
Horários para as refeições: Tenha horário para suas refeições. Ele faz com que nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal. então estabelecer um horário e uma das principais das Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação.
Alimente-se a cada 3 horas: Nosso cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente, traz redução da nossa disposição, além de proporcionar perda de massa muscular. Além disso, comendo de 3 em 3 horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de compulsão alimentar. Comer em cada 3 horas e uma das primeira Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação.
Realizar de Cinco a Seis Refeições Por Dia: Não podemos esquecer de todas as refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), que devem ser feitas de três em três horas. Essa prática obriga-nos a comer menos em cada uma delas, já que não haverá longos períodos de jejum. Ótimas opções de lanche entre as principais refeições são as frutas secas, como damasco, banana, uva, maçã e abacaxi e as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã. Tente fazer Pelo menos 6 refeiçoes por dia também faz parte da lista das Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Incluir cereais integrais no cardápio: Há vários produtos que consumimos diariamente que podem ser substituídos por suas versões integrais, como arroz, pão e macarrão integrais. Já os cereais como aveia, quinoa, amaranto, centeio e cevada, podem fazer parte de algumas de nossas refeições.Eles são ricos em fibras que causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos, além de regularizarem o trânsito intestinal;
Consuma frutas e hortaliças: Ingira verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Contém também fitoquímicos (polifenóis, carotenoides, flavonoides, dentre outros) os quais são excelentes antioxidantes (protetores das nossas células)
Evitar as Frituras em geral: Sempre que for escolher um alimento, fuja das frituras. Prefira preparações cozidas, assadas e grelhadas, que possuem menos óleos e calorias.
Reduzir o Consumo de Bebidas Alcoólicas e Refrigerantes: Quando não houver tempo para preparar um suco de frutas natural, optar pelos sucos prontos orgânicos ou chás gelados. Essas opções são mais benéficas e refrescantes do que bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Busque Alimentos Naturais: Siga uma alimentação o mais natural possível e tente fugir de refeições com muitos produtos industrializados. Se comer um macarrão industrializado, faça você mesmo um molho caseiro. Se quiser tomar um suco de frutas, tente tomar o natural, pois os alimentos industrializados contêm muitas substâncias como corantes e conservantes, que possuem altas quantidades de sódio e podem, em longo prazo, causar hipertensão e sobrecarregar os rins.portanto evitar alimentos com muitos Conservantes e uma das principais Dicas Básicas Para Ter uma Boa Alimentação.
Evitar a Ingestão de Líquidos Durante as Refeições: Esse hábito atrapalha o processo digestivo, podendo causar gases e constipação. Além disso, ele dificulta a perda de peso.
Cuidado com a Adição de Sal nos Alimentos: Use outros temperos para realçar o sabor dos alimentos, como as ervas aromáticas: alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.