As Doenças de Pele Mais Comuns são diversas. Além disso, a Pele é o órgão mais exposto do corpo humano. Protege-nos e comunica as sensações e expressões. Ela permite demonstrar o cuidado e o amor próprio. Cuidar da pele é mais do que um ato de saúde, é uma atitude de responsabilidade de cada pessoa com o seu próprio corpo. A primeira decisão acertada para alcançar esse objetivo é informar-se sobre as doenças que podem afetá-la. Então, confira As 14 Doenças de Pele de Mais Comuns:
Câncer de Pele: Esta Doença de Pele se manifesta quando as células cancerígenas se juntam aos tecidos do corpo, já que elas se multiplicam rapidamente e os invadem, começando pela epiderme que é a capa superior da Pele. Seu principal fator de risco são os raios ultravioletas procedentes da luz solar, que alteram o DNA das células que se acumulam por muito tempo. As zonas mais propícias são as que se encontram expostas, como o rosto, o pescoço, as mãos e os braços.
Vitiligo: Vitiligo é uma condição em que áreas da Pele perdem a pigmentação normal e tornam-se brancas. O pigmento que dá a sua pele a cor normal é a melanina, que é produzida por células conhecidas como melanócitos. É uma das Doenças de Pele Mais Comuns, ainda não é totalmente conhecida, mas muitos pensam que é uma doença em que o organismo produz anticorpos contra seus próprios melanócitos e ao fazer isso os destrói.
Depois disso, a Pele não pode fabricar adequadamente melanina e vitiligo é o resultado. Os locais mais comuns para vitiligo são as mãos, rosto, os olhos, narinas, axilas, boca, umbigo e genitais. Vitiligo ocasionalmente desaparece por si só e alguns tratamentos podem retardar o seu progresso, mas a cura não pode ser garantida.
Escabiose: É uma das Doenças de Pele Mais Comuns, pode ser causada por ácaros que escavam a Pele e põem seus ovos nos poros. Transmite-se de pessoa para pessoa e se manifesta principalmente por prurido e erupção cutânea. Como recomendação, lave todas as roupas em água quente para matar os fungos e/ou ácaros e aplique regularmente cremes que tenham sido prescritos pelo médico.
Melanoma: Não é contagioso, dá á Pele um pigmento mais escuro e as células desse pigmento crescem de forma descontrolada, se tornando cancerosas. Também é uma das Doenças de Pele Mais Comuns. A causa evitável mais importante é a longa exposição à luz solar, especialmente durante os primeiros 20 anos de vida. E melanoma é especialmente comum em pessoas de Pele branca que vivem em países ensolarados. Existe o “ABCD” do que prestar atenção em sua Pele.
Acne: Sem sombra de dúvida a acne é uma das Doenças de Pele Mais Comuns, A Pele tem um grande número de orifícios microscópicos chamados de poros e quando estes são obstruídos e as células sebáceas produzem gordura em demasia os poros ficam entupidos. Quando o topo do folículo apresenta um tom branco, o chamamos de acne miliar, mas se apresentar a cor preta trata-se de um cravo.
As causas podem ser variadas e vão desde a herança genética ao excesso de gordura nos alimentos; também pode ser dada por alterações hormonais que ocorrem normalmente na adolescência e podem desencadear algumas questões de autoestima, principalmente na população mais jovem.
Rosácea: É uma condição da Pele que provoca vermelhidão e inchaço. Acredita-se ser causada por uma expansão dos vasos sanguíneos, em particular, na face que apresenta um efeito rosado ou rubor natural. Também pode ser hereditária, por isso ela é uma das Doenças de Pele Mais Comuns, causada por alguns fatores externos, tais como o aumento da temperatura, o esforço físico, o frio, a menopausa, entre outros.
Acredita-se que não tem relação com as bactérias. Basta apenas algum tipo de antibiótico oral ou injetável, de acordo com a situação.
Eczema: Também conhecida como Eczema Atópica ou Dermatite Atópica, é uma das Doenças de Pele Mais Comuns, cujos sintomas mais comuns são Pele seca e coceira, erupções cutâneas na face, no interior dos cotovelos, atrás dos joelhos e nas mãos e nos pés. Atualmente, não há nenhum teste para diagnosticar o eczema, por isso os médicos dependem de informações sobre você e sua família e não há cura. É mais comum em crianças e é hereditária.
Melanoma: É o mais raro e letal de todos os cânceres de pele, por isso é uma das Doenças de Pele Mais Comuns. Embora tenha o maior índice de mortalidade, a cura pode alcançar 90% caso seja detectado precocemente. Esse tipo de câncer tem sua origem nos melanócitos, células que produzem a melanina que dão cor à pele. Elas podem se desenvolver na superfície, facilitando a sua remoção e cura, mas nos estágios mais avançados em que a lesão é profunda, a chance de metástase aumenta muito.
Psoríase: É uma doença que provoca comichão e manchas dolorosas na Pele avermelhada e com alguns tons de prateado.Esta doença acelera o processo de renovação celular que faz aparecer novas células rapidamente e que se acumulam sobre a superfície. É uma das Doenças de Pele Mais Comuns Também podem produzir comichão e dor no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, entre outros.
Alopecia Areata: Desordem que produz queda de cabelo súbita, deixando falhas em áreas arredondadas do couro cabeludo. Tendência hereditária. É mais comum entre os 20 e os 50 anos, sendo que 70% dos doentes têm o primeiro episódio antes dos 25. Pode ser passageira ou persistente por isso é uma das Doenças de Pele Mais Comuns.
Dermatite Seborreica: Inflamação da Pele que produz vermelhidão, coceira e descamação nas áreas de maior concentração de glândulas sebáceas no corpo: em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito. É uma das Doenças de Pele Mais Comuns, No couro cabeludo, pode acarretar a incômoda caspa.
Impetigo: Impetigo é geralmente devido a um germe conhecido como Staphylococcus aureus; em climas quentes, pode ser devido a Streptococcus pyogenes, ou a uma mistura dos dois. Está entre as Doenças de Pele Mais Comuns, com numeros significantes de portadores crianças entre as idades de 2 e 6 e é contagioso. Geralmente, começa quando a bactéria entra em uma ruptura na pele, como um corte, arranhão ou picada de inseto. Os sintomas começam com feridas vermelhas ou espinha. Estas feridas podem ocorrer no rosto, braços e pernas. As feridas se enchem de pus e após alguns dias forma uma crosta grossa. Essa doença de pele tem cura.
Alergia: É causada pelo contato com substâncias estranhas ao organismo. Trata-se de uma hipersensibilidade imunológica a um determinado estímulo interno ou externo. É uma das Doenças de Pele Mais Comuns. Nesses casos, a Pele pode ficar vermelha, descamar, coçar ou ficar com bolhas. As alergias não têm cura, mas é possível adotar medidas preventivas.
Micose: É uma infecção causada por fungos. O problema pode ser superficial ou profundo, dependendo do fungo e da região afetada. A micose mais comum entre as pessoas é a frieira nos pés. Por isso é uma das Doenças de Pele Mais Comuns. No caso das micoses profundas, o problema pode ser grave, já que os fungos podem migrar para os órgãos internos através da circulação sanguínea e linfática.