As Doenças Psicológicas que Mais Afetam as Pessoas são variadas e complexas. Além disso, a maioria delas são desconhecidas. Pessoas que apresentam Doenças Psicológicas não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. Depressão e ansiedade são exemplos de doenças psicológicas comuns nas atuais sociedades industrializadas.
Em um mundo onde tudo é correria e estresse, as pessoas estão cada vez mais expostas a algum tipo de Doença Psicológica, e foi pensando nisso que preparamos este artigo para você. Confira As 12 Doenças Psicológicas que Mais Afetam As Pessoas.
Abulomania: A Abulomania não é uma desordem muito conhecida; Essencialmente. Os sofredores de Abulomania são pessoas que não tem a capacidade de decidirem fazer qualquer coisa por conta própria. Eles simplesmente se deparam com sérios problemas sempre que precisam fazer escolhas.
Alguns sofredores de Doenças Psicológicas chamada abulomania, enfrentam dificuldades incríveis no cotidiano, achando quase impossível fazer coisas simples; como se perguntar se eles devem sair ou não para caminhar, essas simples escolhas são o suficiente para paralisar e causar indecisão em uma pessoa portadora de Abulomania.
Muitos sofrem relatam que sua incapacidade de fazer o que eles querem vem apesar do fato de que eles estão conscientes de serem fisicamente bons – e assim eles parecem ser presos pela incapacidade de cumprir sua própria vontade.
Síndrome de Landau-Kleffner: Esta é uma das Doenças Psicológicas que Mais Afetam as Pessoas no mundo, Esta síndrome é uma desordem estranha que afeta milhões de crianças. As crianças que sofrem com isso – geralmente entre as idades de cinco e sete – freqüentemente perdem a capacidade de expressar e entender a linguagem corretamente .
Algumas pessoas com esta síndrome também sofrem de convulsões. Os cientistas ainda estão para entender por que a desordem ocorre. Tudo é estranho pelo fato de que as crianças geralmente desenvolvem suas habilidades de linguagem muito bem, e então parecem perdê-las aleatoriamente. Certas terapias de fala podem ser úteis no gerenciamento da condição, mas é bastante difícil de tratar.
Anorexia: Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas que sofrem com este transtorno apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras.
É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição. A anorexia, é uma das Doenças Psicológicas que mais afetam mulheres jovens e adolescentes.
Depressão Pós-Parto: A Depressão pós-parto também está no topo das Doenças Psicológicas que afetam milhões de mulheres em todo o mundo. Conhecida como DPP é um tipo de depressão clínica, que ocorrem principalmente em mulheres logo após o parto. Sintomas de DPP podem variar de uma pessoa para outra e podem incluir cansaço, stress, irritabilidade, insônia, choro inexplicável, falta de libido e perda de apetite.
Transtorno Obsessivo Compulsivo: O transtorno obsessivo compulsivo, também chamado de TOC, é uma patologia na qual o indivíduo apresenta obsessão e compulsão em determinadas situações. Esse transtorno pouco conhecido é uma das Doenças Psicológicas que leva os seus portadores a ter comportamentos considerados ridículos ou absurdos até mesmo para eles, mas ainda assim não conseguem evitá-los.
Em geral são rituais, ações repetitivas e persistentes. A pessoa acaba sendo dominada por pensamentos desagradáveis, incapacitantes e até violentos caso não as realize. A orientação psicológica é fundamental para diagnosticar adequadamente e oferecer alternativas ao paciente.
Transtornos de Personalidade: Essa doença geralmente não é diagnosticadas até que um indivíduo se torne jovem, ou adulto. Muitas vezes não é possível diagnostica-la até os 20 anos ou mesmo 30 anos. Esse transtorno afeta tanto homens como mulheres, por isso ele é considerado uma das Doenças Psicológicas que Mais Afetam as Pessoas.
A maioria dos indivíduos com transtornos de personalidade conduzem vidas bastante normais e muitas vezes só buscam tratamento psicoterapêutico em tempos de estresse aumentado ou demandas sociais.
Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA): É uma das Doenças Psicológicas que Mais Afetam as Pessoas, produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro.
É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.
Depressão:Sem sombra de duvidas, está em uma das Doenças Psicológicas mais conhecidas. As causas possíveis incluem uma combinação de fontes biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar problemas na função cerebral, incluindo a atividade anormal de certos circuitos neuronais no cérebro.
A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
Transtorno Bipolar: O transtorno bipolar é uma das Doenças Psicológicas que são caracterizadas pelas alternâncias de episódios de depressão, euforia e exaltação (também chamados de mania). Entre eles, é comum que haja um período variável de normalidade. Não deve se confundir com os “altos e baixos” de pessoas comuns: as crises do paciente bipolar são mais extremas e duradouras.
Demência: A demência não é uma doença específica e sim um grupo de sintomas caracterizado pela disfunção de pelo menos duas funções do cérebro, como a memória e o discernimento.
Os sintomas incluem esquecimento, habilidades sociais limitadas e habilidades cognitivas prejudicadas a ponto de interferir no funcionamento diário.
Estresse Pós-Traumático: Estresse pós-traumático é uma das Doenças Psicológicas que são desenvolvidas após um evento traumático e/ou aterrorizador, como agressão sexual ou física, morte inesperada de um ente querido ou desastre natural. Pessoas com EPT muitas vezes têm pensamentos e memórias duradouras e assustadoras do evento, e tendem a ser emocionalmente entorpecidas.
Autismo: Está grave Doença Psicológica prejudica a capacidade de se comunicar e interagir.