As farinhas que ajudam a emagrecer são basicamente ricas em fibras é ajudam a desintoxicar as células do corpo, ajudando a eliminar as toxinas e aumentando a sensação de saciedade e ainda equilibram o metabolismo, reduzindo assim a absorção de açúcar e gordura pelo organismo. Regulam o apetite, atrasando o esvaziamento gástrico: ou seja, a fome demora mais a aparecer e ainda de quebra, as farinhas fazem uma verdadeira “limpeza” no organismo, eliminando toxinas e ainda aliviar no tratando a prisão de ventre.
As fibras contidas nas farinhas aumentam a absorção das vitaminas e dos minerais, melhorando o funcionamento do organismo como um todo, favorecendo a perda de peso sem comprometer a saúde do organismo. Mas o resultado só aparece se você consumir de forma continuada. É também importante beber bastante água para facilitar a ação das fibras.
A facilidade de polvilhar as farinhas em praticamente todos os tipos de alimentos garantiu que cereais, frutas e legumes em pó se transformassem em um verdadeiro sucesso no mundo das dietas, uma vez que consumir ingredientes nutritivos – às vezes não muito apreciados, ficou mais fácil e gostoso! Então, confira as 12 farinhas que ajudam a emagrecer.
Farinha de Quinoa: A farinha de Quinoa ajuda na perda de peso por conta da sua quantidade de fibras, atuando no bom funcionamento intestinal e, ainda por cima, serve como fonte de ômega-3 e ômega-6. Basicamente quer dizer o seguinte: ela ajuda o corpo a eliminar a gordura e de quebra combate o colesterol ruim. Além disso, a farinha de quinoa é frequentemente indicada para aliviar o estresse do dia a dia e também as mudanças de humor acentuadas da TPM. Isso se deve por possuir triptofano na sua composição, que ajuda na regulação da serotonina presente no organismo.
Farinha de Soja Preta: A Farinha de Soja preta é uma outra excelente alternativa de farinhas que ajudam a emagrecer. Pois, A farinha feita com a versão turbinada da soja tradicional é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater o colesterol alto e até câncer. Além disso, a farinha de soja preta tira a fome, dá mais disposição e faz as células absorverem 50% menos gordura. Além disso, Sem contar suas propriedades que agem contra os radicais livres, retardam o processo de envelhecimento e previnem as Rugas. Incluir a farinha de soja preta também pode ser uma ótima maneira de amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Farinha de Uva: Estudos já comprovaram também que a farinha de Uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Além de ser rica em resveratrol, ajuda a evitar o câncer.
Farinha de Gengibre: Essa é uma das principais farinhas que ajudam a emagrecer. Pois, a farinha de Gengibre ajuda a diminui as taxas de colesterol, elimina gordura, atua como antioxidante, anticoagulante, anti-inflamatório e bactericida, além de beneficiar o sistema digestivo.
Farinha de Açaí: Os atletas podem usar a farinha do Açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, e a farinha não tem lipídios.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Farinha de Maracujá: Normalmente, fibras são boas para saciedade, mas a fibra na farinha de Maracujá, a pectina, é do tipo insolúvel. A propriedade principal é em absorver líquido com transformação em gel, para retenção em maior tempo de bolo alimentar no estômago e intestino, com absorção lenta dos nutrientes; daí a saciedade é prolongada. Além disso, a Farinha de Maracujá ajuda a elimina gordura, controla a glicemia, regula o funcionamento do intestino, combate doenças cardiovasculares e previne o câncer.
Farinha de Linhaça: Os benefícios da Farinha de Linhaça, além de ajudar a emagrecer e a combater a Prisão de Ventre pela sua riqueza em fibras que ajudam a diminuir o apetite e a regular o intestino, diminui o colesterol, controla a glicemia, garante bom funcionamento intestinal e saciedade por mais tempo, controlar as inflamações do organismo porque tem ômega 3, que é uma substância anti-inflamatória, além de colaborar na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, Para ter todos os benefícios da farinha de Linhaça pode-se comer uma colher de sopa de linhaça por dia, que são cerca de 10 gramas dessa farinha.
Farinha de Berinjela: É a partir da casca do legume que se faz a farinha, pois é onde está grande quantidade de antocianinas, substância responsável pela cor roxa da berinjela e outros alimentos, como beterraba e ameixa. A farinha concentra mais fibras do que o alimento e é antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que contribuem para o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias; é ainda fonte de potássio e magnésio, que auxiliam na fixação de cálcio, fundamental para o fortalecimento dos ossos.
Farinha de Casca de Maracujá: Nada de jogar fora a casca da fruta por ser fonte de fibras, a farinha do maracujá melhora o trabalho intestinal. Mas o segredo na hora de emagrecer
Farinha de Berinjela: A Berinjela é rica em Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do complexo B, que colaboram para melhorar visão e as defesas do corpo. Além disso, é um legume rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer.
A farinha de berinjela tem até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, por isso ajuda a tirar a fome. Pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha de berinjela todos os dias ajudam a secar a barriga.
Farinha de Banana Verde: Essa é uma das principais farinhas que ajudam a emagrecer. Pois, Os benefícios da Banana Verde podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas.
Como a Banana Verde não é lá muito agradável de ser ingerida, uma alternativa para consumir a fruta é em forma de farinha. Como tem sabor neutro, a farinha de banana verde pode ser utilizada em diversas preparações, inclusive substituindo a farinha de trigo. Dá para misturar com água ou adicionar diretamente aos sucos, iogurtes e frutas em pedaços. A quantidade de consumo recomendada é de cerca de duas colheres de sopa por dia.
Farinha de Feijão Branco: O Feijão branco é rico em Faseolamina A, uma proteína que inibe a digestão dos carboidratos e que diminui a absorção de açúcares pelo nosso organismo. Sendo assim, torna-se uma grande aliada no emagrecimento. O consumo da farinha de feijão branco reduz em até 20% o índice de carboidratos absorvidos durante as refeições. Na prática, é como se você tivesse consumido uma porção menor. Sua grande quantidade de fibra faz aumentar a velocidade do trânsito intestinal e acelerando o metabolismo e auxiliando o processo de emagrecimento.
Quantidade diária: 3 colheres (sopa).