As 12 Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro o cigarro é composto por cerca de 4.720 substâncias tóxicas. Alem disso, estima-se que mais de 60 destas substâncias sejam cancerígenas. A nicotina, poderoso estimulante, é uma destas substâncias. Além disto, é a principal responsável pelo vício de fumar. Por ser algo não ilícito, muitas pessoas continuam fazendo uso da droga. Neste artigo vamos falar um pouco sobre doenças causadas pelo cigarro considerando os seguintes tópicos.
Quais são os Efeitos do Cigarro no Organismo: O cigarro é um dos grandes responsáveis pela maior parte das mortes no planeta. Composto por mais de 4.720 substâncias tóxicas, entre elas, solventes, chumbo, níquel, amônia, monóxido de carbono, agrotóxicos, formol, substâncias radioativas e benzopireno, estima-se ainda que mais de 60 destas sejam cancerígenas. Um dos maiores vilões no cigarro é a nicotina causadoras das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro. Após uma tragada, esta chega ao cérebro em cerca de 9 segundos e gera uma sensação de relaxamento. Por ser uma substância viciante, o indivíduo quer mais. E o hábito de fumar torna-se frequente.
Quando um cigarro é fumado, imediatamente ocorre irritação na mucosa nasal. As cordas vocais são dilatadas e, com o passar do tempo, a voz vai se tornando mais rouca. A presença da nicotina faz ocorrer um aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial e também na frequência respiratória. A atividade motora fica estimulada. O estômago se contrai e a digestão é dificultada. Ocorre também um aumento da vasoconstrição. A agressão constante ao organismo gera uma série de Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro.
Doenças que o Cigarro Pode Causar:
Impotência Sexual no Homem: De modo geral, a tensão peniana é baixa em fumantes sendo umas das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro, mas apesar de fumar ser um fator de risco para a impotência sexual, nem todo mundo que fuma sofre com esse problema. Segundo especialistas, o desenvolvimento da impotência sexual masculina dependerá do consumo diário do cigarro, da associação com doenças como hipertensão e diabetes, além do tempo de tabagismo. Isso significa que hipertensos, diabéticos e fumantes crônicos possuem maiores chances de ficar impotentes.
Complicações na Gravidez: Mulheres que mantém o vício de fumar nos primeiros três meses de gravidez correm o risco de sofrer as Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro e o aborto natural, sangramentos, descolamento de placenta e parto prematuro, além de problemas de saúde congênitos para o bebê. Quando ainda está na barriga, o feto absorve tudo que está no sangue da mãe. A mamãe fumante, além de oxigênio no sangue também tem monóxido de carbono, que é liberado pela fumaça do cigarro.
Ou seja, o bebê “fuma” junto com a mãe. Além disso, a nicotina, outra substância presente no cigarro, estreita os vasos sanguíneos fazendo com que chegue menos nutrientes e oxigênio para o feto, o que pode acarretar graves problemas pelas Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro.
Aneurismas Arteriais: Cerca de 70% dos aneurismas arteriais periféricos são poplíteos e 20% são iliofemorais. Os aneurismas em tais localizações geralmente acompanham aneurismas aórticos abdominais e mais de 50% são bilaterais. A ruptura é relativamente infrequente, mas esses aneurismas podem desencadear tromboembolia.
Ocorrem em homens a uma frequência muito superior à das mulheres (> 20:1) e a média etária de desenvolvimento das manifestações iniciais é 65 anos. Os aneurismas nas artérias dos braços são relativamente raros, no entanto, podem provocar Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro, que pode se torna embolia distal e AVC.
Infecções Respiratórias: De facto, as infecções respiratórias são muito mais frequentes no Inverno por uma combinação de factores que é um das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro: por um lado, a maioria dos vírus que ataca o sistema respiratório dão-se bem com o clima frio e úmido, que os ajuda a multiplicarem-se; por outro, o regresso às aulas vai provocar o aglomerado de grupos de crianças em espaços fechados o que.
favorece a passagem dos vírus de uma criança para outra, através da respiração. Assim, se por um lado os vírus têm maior capacidade de se multiplicar, o contato mais íntimo e frequente entre as crianças favorece o aparecimento de verdadeiras epidemias.
Trombose vascular: A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmão, no coração ou em outra área, levando a lesões graves por isso é uma das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro.
Da Cárie ao Câncer: O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de ser as Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer de boca, apesar de ser menos prejudicial nesse aspecto que o charuto
Chapa Preta: Várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que acarreta uma destruição parcial da estrutura desses órgãos. É isso que as chapas de pulmão dos fumantes – bastante escuras – mostram. Das mortes provocadas por bronquite ou enfisema, 85% estão associadas ao cigarro. O câncer de pulmão é ainda as Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro e causas de morte por câncer entre fumantes.
Trabalho com a Nicotina: A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fígado, onde é metabolizada. Por isso, esse órgão também está sujeito a desenvolver as Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro e o câncer bem comum pros fumantes.
Estômago Embrulhado: Já foram encontrados resíduos de um agrotóxico chamado DDT em amostras do alcatrão que compõe o cigarro. O DDT irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Além disso, uma parte das substâncias tóxicas do cigarro é metabolizada no estômago, o que pode gerar gastrite uma das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro, úlcera e até mesmo câncer.
Infarto à Vista: Um dos órgãos mais afetados é o coração sem falar que é uma das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos.
Sexualidade e Sistema Reprodutivo: A diminuição do fluxo sanguíneo é capaz de afetar a capacidade do homem para conseguir ereção. Homens e mulheres fumantes podem ter dificuldade para atingir o orgasmo e estão em maior risco de infertilidade umas das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro. Mulheres que fumam ainda estão sujeitas à menopausa em idade mais precoce do que as não-fumantes. Além disso, fumar aumenta as chances de uma mulher ter câncer cervical.
Sistema Nervoso: Um dos ingredientes presentes no cigarro é a nicotina uma das Principais Doenças Causadas Pelo Cigarro. Ela atinge o cérebro em poucos segundos e vicia. Além disso, o cigarro é capaz de aumentar os riscos de degeneração macular, catarata e deficiência visual. Ele também pode enfraquecer paladar e olfato, e assim o alimento torna-se menos agradável.