Os homens em sua maioria não têm o hábito de marcar consultas médicas periódicas ou se preocupar com a alimentação como todo mundo sabe que e acabam por serem mais vulneráveis à doenças do que as mulheres. Além disso, foi principalmente por esse motivo que dia 15 de julho foi escolhido para ser o dia nacional do homem. Essa data serve para lembrar os cuidados que eles devem ter com a saúde e o bem-estar.
E para garantir que você tenha mais conhecimento sobre a saúde do homem, listamos algumas das doenças mais comuns entre eles e como se prevenir em cada idade. Aproveite para recomendar esse post para o seu pai, irmão, tio, amigo ou namorado, que vive relutando em cuidar da saúde. Então, confira agora As 13 Doenças Mais Comuns Entre os Homens.1. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Disfunção Erétil mais conhecida como impotência, a disfunção erétil é a incapacidade de ter ou manter a ereção. Segundo o estudo, a questão é ampla, já que para sustentar uma ereção é preciso um bom fluxo sanguíneo. Assim, a impotência pode ser um sinal importante de doenças cardíacas ou vasculares. O estudo mostra que a grande maioria de homens que passam por eventos cardíacos relatam sofrer de disfunção erétil por três a cinco anos.
2. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Síndrome de Déficit de Testosterona Também conhecida como hipogonadismo (ou diminuição da função dos testículos), o déficit de testosterona afeta não só a vida sexual como, também, os ossos, o nível de energia, a força dos músculos e até o humor. O médico deve recomendar um exame para verificar o nível de testosterona e, se for o caso, realizar tratamento de reposição do hormônio. Alguns homens com níveis baixos de testosterona não apresentam nenhum tipo de sintoma.
3. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Doença de Peyronie Envolve o estreitamento ou a curvatura do pênis. Se pronunciada, pode provocar dores e até impedir a relação sexual. É uma deformação, provocada por uma cicatriza nodosa no tecido, que se manifesta como uma espécie de caroço sólido, frequentemente na parte superior do pênis. Pode ser corrigido com cirurgia ou outros tratamentos alternativos.
4. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Priapismo Há homens cujas ereções podem durar até quatro horas seguidas e nos casos em que se prolongam por mais tempo, podem provocar danos ao pênis. O tratamento procura drenar o excesso de sangue local.
5. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Disfunção da Ejaculação Esse é o tipo mais comum dos problemas sexuais: ejaculação precoce — caracterizada pela ejaculação em até dois minutos após a estimulação sexual. Um terço dos homens sofre ou já sofreram o problema. Segundo o estudo, esse problema é mais comum em homens abaixo dos 40 anos. Hoje, já existem antidepressivos que ajudam na solução do problema.
6. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Depressão Os transtornos depressivos unipolares, como o episódio depressivo maior e a distimia, são problemas mentais comuns e às vezes muito graves. As mulheres sofrem mais com a depressão que os homens, mas isso não significa que o problema seja negligenciável no sexo masculino. A maioria dos casos estão relacionados a problemas sociais, financeiros etc., mas alguns são decorrentes de fatores de risco preveníveis.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Estima-se que o álcool seja responsável por 7,0% dos casos de episódio depressivo maior, que é um tipo importante de depressão; no caso das mulheres, essa proporção é de apenas 1,4%. (O contrário também ocorre: os transtornos depressivos aumentam o risco da pessoa desenvolver um transtorno relacionado ao uso do álcool.) Outra causa importante de depressão é o abuso sexual na infância.
7. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Pneumonia Mesmo com a queda da mortalidade pela doença, a pneumonia pode trazer sequelas que prejudicam o funcionamento dos pulmões para o resto da vida. Não é novidade de que o uso de álcool e o tabagismo contribuem para as infecções respiratórias.
8. Doença Mais Comuns Entre os Homens: O AVC Acidente vascular cerebral, que inclui tanto o derrame (AVC) quanto outras formas menos drásticas, é a principal causa de morte no Brasil, mas essa é uma morte que costuma acontecer em idades bem mais avançadas que a das mortes por violência ou acidente de trânsito. 62% de todos os derrames no mundo são causados por pressão arterial arterial elevada.
Como já disse antes, quanto menor a pressão arterial, melhor. Baixar a pressão de 12,5 por 8 para 11,5 por 7,5, por exemplo, diminui em 38% o risco de AVC. Além disso, a maioria dos principais fatores de risco para a saúde do brasileiro
9. Doença Mais Comuns Entre os Homens: O Sobrepeso e obesidade Individualmente, é pior ser obeso do que ter sobrepeso, mas o número de pessoas com sobrepeso é maior, então no total as consequências do sobrepeso são ainda maiores que as da obesidade.
10. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Glicose alta, pré-diabetes e a diabetes têm como consequência não apenas infarto e derrame, que podem matar na hora, mas também sequelas como amputação, cegueira e necessidade de hemodiálise.
11. Doença Mais Comuns Entre os Homens: A Pressão alta Quanto mais alta a pressão arterial, pior. Pressão arterial menor que 12 por 8 não é baixa, é ótima. Assim como no caso da obesidade, as pessoas com pressão arterial menor que 14 por 9 (ponto de corte para o uso de medicamentos) respondem por mais da metade da carga de doença decorrente da pressão alta.
12. Doença Mais Comuns Entre os Homens: O Uso do tabaco As principais consequências do tabagismo (ativo ou passivo) são o câncer (de pulmão e vários outros), o enfisema (associado à bronquite crônica) e doenças circulatórias como o infarto cardíaco. Fazer o paciente parar de fumar é uma das intervenções médicas mais eficientes para preservar a vida saudável do paciente, mesmo levando em consideração que a maioria não consegue parar.
13. Doença Mais Comuns Entre os Homens: O Câncer de Próstata É o sexto tipo mais comum no mundo entre os tipos de câncer, o que mais acomete os homens, e é a quarta maior causa de morte no Brasil. Quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição da força do jato da urina. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.