As Principais Causas da Insuficiência Renal Crônica são diversos e se não tratados pode trazer muitas complicações para saúde do corpo. Além disso, as causas da insuficiência renal crônica é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.
A causa da insuficiência renal crônica ocorre quando uma doença ou outra condição de saúde prejudica a função renal, causando danos aos rins que tendem a agravar-se ao longo de vários meses e até mesmo anos. Então, confira As 14 Principais Causas da Insuficiência Renal Crônica.
Principais Causas da Insuficiência Renal Crônica: A causa da insuficiência renal crônica leva a um acúmulo de líquidos e resíduos no organismo. Essa doença afeta a maioria dos sistemas e funções do corpo, inclusive a produção de glóbulos vermelhos, o controle da pressão arterial, a quantidade de vitamina D e a saúde dos ossos.
- Diabetes dos tipos 1 e 2
- Hipertensão
- Glomerulonefrite, que é a inflamação dos glomérulos, unidades funcionais dos rins , onde ocorre a filtragem do sangue
- Nefrite intersticial
- Doença do rim policístico e outras doenças congênitas que afetam os rins
- Obstrução prolongada do trato urinário, que acontece graças a condições específicas, como a hiperplasia prostática, pedras nos rins e alguns
- tipos de câncer
- Refluxo vesico ureteral
- Infecção renal recorrente, também chamada de pielonefrite
- Doenças autoimunes
- Lesão ou trauma aos rins
- Uso excessivo de analgésicos e outros medicamentos
- Uso de algumas substâncias químicas tóxicas
- Problemas nas artérias dos rins
- Nefropatia de refluxo
Sintomas de Insuficiência Renal Crônica: Os sinais das Principais Causas da Insuficiência Renal Crônica aparecem gradualmente, pode nem notar o início destes sinais e sintomas. (Quando a função renal e inferior a 50% podem surgir os seguintes…)
- Menor produção de urina;
- necessidade frequente de urinar, mesmo de noite.
- Inchaço das mãos, pernas, em torno dos olhos.
- Falta de ar.
- Dificuldades em dormir.
- Perda de apetite, náuseas e vómitos.
- Hipertensão.
- Sensação de frio e fadiga.
Tratamento de Insuficiência Renal Crônica: Controlar a pressão arterial é a chave para atrasar a maior parte das Principais Causas da Insuficiência Renal Crônica. O objetivo desta fase do tratamento é manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg.
Outros Tratamentos Para Insuficiência Renal Crônica: Medicamentos especiais usados para ajudar a impedir que os níveis de fósforo no sangue fiquem muito altos.
Tratamento Para Anemia: com adição de ferro à dieta, uso de suplementos orais de ferro, injeções intravenosas para suprir a necessidade dessa substância na corrente sanguínea e transfusões de sangue
Suplementos de Cálcio e de Vitamina D: Alterações na rotina e nos hábitos diários e alimentares também devem ocorrer. Aliados ao tratamento médico, essas adaptações à atual condição são essenciais para garantir a qualidade de vida do paciente.
Hemodiálise: O momento para começar a diálise depende de diferentes fatores, como os resultados dos exames de laboratório, a gravidade dos sintomas e a disposição do paciente para as sessões.
O paciente deve começar a se preparar para a diálise antes que ela seja efetivamente necessária. A preparação envolve aprender sobre a diálise e os tipos existentes, além dos procedimentos que devem ser realizados antes das sessões
O transplante de rim surge como uma das últimas opções para um paciente de insuficiência renal crônica.