As Dicas Simples de Como Prepara o Hibisco de forma simples e 100% natural. Alem disso, ele tem se tornado o mais novo aliado de quem quer emagrecer, devido às suas propriedades capazes de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada com exercícios físicos regulares, além de diminuir a gordura abdominal e dos quadris, pela sua ação diurética. Para aproveitar todos os benefícios da planta, siga o modo correto de fazer
o chá de hibisco é diurético, combate os radicais livres, ajuda a emagrecer e auxilia, até mesmo, no combate ao câncer. Mas você sabia que existe há uma forma de manter todas as propriedades benéficas da bebida? Então confira agora As 2 Dicas Simples de Como Prepara o Hibisco.
Como Escolher: A nutricionista Heloiza Scattini explica que a melhor forma é preparar o chá é com flores secas. Isso por que elas garantem a conservação das propriedades, pois não sofrem nenhum tipo de processamento. Mas é importante ressaltar a necessidade de utilizar flores com o registro da (Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que deve estar na embalagem. “Deve-se evitar o sachê, que pode sofrer contaminação e perda dos benefícios”, reforça a nutricionista.
Saiba Como Consumir: De uma forma geral, chás são fáceis de preparar. Mas nem todo mundo se atenta para um detalhe simples: o melhor é ferver a água em separado e só depois do processo de ebulição acrescentar o chá. Ferver tudo junto pode levar embora as propriedades benéficas da planta. “O tempo de infusão da folha também deve ser respeitado. No caso do chá vermelho, como o hibisco, o ideal é deixar entre 5 a 8 minutos na água”.
Na Quantidade Certa: Aqueça 500ml de água. Ao iniciar a fervura, desligue o fogo e adicione cinco gramas de hibisco seco, o equivalente a uma colher de chá rosa da flor seca. Tampe e deixe descansar por cinco minutos. Depois é só coar e consumir quente ou frio. Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades.
“Recomenda-se o consumo de uma a duas xícaras por dia”, explica Diully Balisteiro. Segundo a nutricionista o excesso pode causar sonolência, desidratação e eliminação de eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.
Outras Formas de Consumo: O hibisco pode ser usado no preparo de bebidas, geleias e temperos. As sementes, levemente amargas, são moídas para utilizadas como substituto do café. O capilés de hibisco é uma bebida fermentada, gaseificada naturalmente, saborosas, sem aditivos químicos.
Onde Encontrar: Segundo a nutricionista Diully Batisterio o extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. “Prefira sempre a versão natural e evite o chá pronto ou em pó, que já vem adoçado, pois compromete as funções que ele exerce no organismo”, finaliza.
Chá de Hibisco com Gengibre e Limão-Siciliano:
INGREDIENTES:
- 1 colher (sopa) de hibisco
- 1 colher (sopa) de chá mate
- 1 pedaço de gengibre
- 1/2 limão siciliano
MODO DE PREPARO:
- Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250ml de água.
- Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte.
- Deixe tampado durante 5 minutos.
- No momento de tomar, esprema meio limão.
- Se necessário, adoce com mel.
Chá de Hibisco com Canela e Gengibre:
INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de água filtrada.
- 2 colheres (chá) de hibisco.
- 1 unidade de canela em pau.
- 1 colher (chá) de lascas de gengibre.
MODO DE PREPARO:
- Ferver a água.
- Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre.
- Tampar por 5 minutos e coar.
- Servir em seguida.