As Principais Causas da Sudorese Excessiva e tudo o que você precisa saber para então poder tratá-la da melhor forma. Além disso, a transpiração é a forma com que o corpo regula a sua temperatura, especialmente durante atividades físicas ou em ambientes mais quentes. A Sudorese é regulada pelo sistema nervoso e produzida pelas glândulas sudoríparas. Em alguns casos a hiperatividade dessas glândulas produz o que chamamos de Sudorese Excessiva ou hiperidrose.
O início dos Sintomas da Sudorese Excessiva pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente, podemos encontrar história familiar. Os pacientes referem sudorese constante, às vezes, inesperada, mas a maioria deles relata fatores agravantes.
Os fatores desencadeantes da Sudorese Excessiva são o aumento da temperatura ambiente, o exercício, a febre, a ansiedade e a ingestão de comidas condimentadas. Geralmente, há melhora dos sintomas durante o sono.
Sintomas da Sudorese Excessiva: A Sudorese Excessiva produz a transpiração em excesso. Os sintomas são bastante característicos e fáceis de serem notados. As mãos, o rosto, os pés, as axilas e o crânio são os locais mais acometidos pela condição. Estes parecem estar sempre molhados de suor.
Pode ser um grande problema para muitas pessoas, o que as leva a viverem isoladas e evitar o contato físico. O suor é algumas vezes quente e outras frio. Pode afetar tanto locais isolados como o corpo por inteiro. Quando a Sudorese Excessiva é muito intensa fissuras se formam na pele. Nas axilas é frequente um odor forte.
Causas da Sudorese Excessiva: Algumas doenças como o hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos e a obesidade, por exemplo, podem ter a Sudorese Excessiva como sintomas. Entretanto, esta pode ser do tipo primária, sem base em outras enfermidades. É comum haver relatos de casos na família e certos fatores atuam como gatilhos como a ansiedade, o aumento da temperatura ambiente e a ingestão de alimentos. Entre outras causas estão:
- Leucemia e linfoma;
- Alguns suplementos;
- Distúrbios de tireoide;
- Insuficiência cardíaca;
- Diabetes;
- Alguns medicamentos psiquiátricos;
- Alcoolismo;
- Alguns medicamentos para a boca seca;
- Doenças infecciosas, como a tuberculose;
- Alguns medicamentos para pressão arterial;
- Doença de Parkinson;
- Menopausa;
- Artrite reumatoide;
- Pode-se estar associado a fatores genéticos;
- Alguns antibióticos;
- Prática de exercícios;
- AVC;
- Hiperidrose;
- Uso de álcool;
- Gravidez;
- Estresse e ansiedade;
- A alimentação também pode estar relacionada.
O suor excessivo não é uma doença, pois não causa mal estar físico. Seus sintomas afetam apenas o convívio social. A hiperidrose pode ser motivo de preconceito por quem não conhece suas causas.
Ao contrário do que muitos pensam, a Sudorese Excessiva não está relacionada ao calor anormal ou má higiene; e na maioria dos casos não provoca mau cheiro. O fenômeno que causa o odor desagradável é chamado de bromidrose e acontece apenas no suor excessivo nas axilas.
Tratamento Sudorese Excessiva: Existem várias opções de tratamento para a Sudorese Excessiva nas axilas. Em primeiro lugar podemos mencionar os sais de alumínio, utiliza-se em forma de loção, o problema radica em que este método pode não ser bem tolerado pela maioria das pessoas, produzindo irritações na pele.
Outra opção seria a aplicação de toxina botulínica ou mais conhecida como Botox na axila, o que faz esta toxina é bloquear a ação das glândulas sudoríparas. Será aplicada, evidentemente, por um médico e o paciente pode se sentir aliviado durante 6 a 9 meses, depois serão necessárias novas aplicações.