As Principais Causas Da Meningite Que Você Nunca Deve Ignorar. Além disso, a meningite é uma doença caracterizada pela inflamação das meninges, membradas que envolvem o encéfalo (parte do cérebro). Ela pode ser viral, fúngica ou bacteriana e atinge principalmente crianças entre 0 a 5 anos, as bacterianas e virais são as mais rigorosas e podem causar paralisia. Para cada um dos tipos de meningite há sintomas e tratamento específico, ela é uma doença não contagiosa e tem vacina prevista no calendário de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde).
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. Então, confira As 3 Principais Causas Da Meningite Que Você Nunca Deve Ignorar.Causas da Meningite: A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações. Conheça os principais tipos de meningite existente:
1# Meningite Fúngica: É a mais comum, causada por vírus , também provocada por bactérias. A meningite fúngica pode ser tornar crônica devido ao processo inflamatório contínuo das meninges (membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal), podendo causar sérias complicações, como hidrocefalia e interrupção do fluxo sanguíneo cerebral. A meningite fúngica é mais rara que as meningites virais e bacterianas, sendo mais comum em pacientes imunossuprimidos, como em casos de AIDS e câncer, por exemplo.
2# Meningite Viral: pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
3# Meningite Bacteriana: é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactérias capaz de transmitir a doença.
Sintomas da Meningite: Os sintomas da meningite podem ser confundidos com sintomas do resfriado e da gripe. Esses sintomas podem levar algumas horas ou até dois dias para aparecer após o paciente ser infectado. A meningite atinge o sistema nervoso central, causando um grande desconforto no paciente. Por isso, em caso de mal-estar repentino é muito importante procurar o auxílio de um médico. Os principais sintomas da meningite podem ser:
- Ausência de apetite;
- Sono excessivo;
- Náuseas e vômitos;
- Sensação de pescoço rígido;
- Febre e dor de cabeça
- Rigidez na nuca;
- Dificuldade para se concentrar;
- Sensibilidade à luz;
- Raciocínio confuso;
- Manchas vermelhas na pele;
- Rachaduras na pele.
Tratamento Para Meningite: O tratamento para meningite dependerá do diagnóstico, já que há vários tipos da doença e cada qual é abordado de um modo. A meningite viral não conta com um tratamento específico. Geralmente, as recomendações são de repouso, ingestão de líquido em abundância e prescrição de analgésico para aliviar as dores.
Em alguns casos, o médico pode receitar um antiviral, dependendo da situação do paciente. Para a meningite causada por fungos, o tratamento é ministrado por meio de fungicidas. Esse tratamento é muito delicado, pois pode causar efeitos colaterais desagradáveis.
O tratamento da meningite bacteriana é feito via antibióticos e corticoides e deve ser iniciado o mais rápido possível. Os tipos de medicamentos serão indicados de acordo com o tipo de meningite, logo que a bactérias que causou a doença for identificada.