As 3 Principais Causas do Fibroadenoma da Mama são fundamentais para o correto tratamento do Fibroadenoma da Mama. Além disso, o Fibroadenoma da Mama é um tipo sólido de nódulo não cancerígeno na mama mais comum em adolescentes e mulheres até os 30 anos.
O Fibroadenoma da Mama pode ter a sua forma descrita como delimitada, dura ou elástica, de superfície lobulada (com irregularidades) e de tamanho pequeno. Normalmente este tipo de tumor não causa dor, mas pode ser sentido como uma bolinha de gude que se move facilmente embaixo da pele do seio quando pressionado.
O Fibroadenoma da Mama pode variar de acordo com o tamanho, e pode crescer ou até encolher sozinho. Eles estão entre as causas mais comuns de nódulos mamários em mulheres jovens. O tratamento do Fibroadenoma da Mama pode incluir monitoramento com a finalidade de detectar mudanças no tamanho ou forma do Fibroadenoma da Mama, biópsia para avaliar o tumor ou uma cirurgia para removê-lo.
Tipos de Fibroadenoma da Mama: Existem dois tipos de Fibroadenoma da Mama:
- 1. Fibroadenoma da Mama simples. Os tumores simples não aumentam o risco de carcinoma na mama (câncer) e tem o mesmo aspecto quando são vistos ao microscópio.
- 2. Fibroadenoma da Mama complexo. Os tumores complexos contêm outros componentes, tais como macrocistos (sacos cheios de líquido grandes o suficiente para ser sentidos e vistos sem um microscópio), lóbulos alargados, calcificações (depósitos de cálcio), papiloma ou hiperplasia.
Os tumores complexos podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama. A American Cancer Society diz que mulheres com Fibroadenoma da Mama têm um risco de aproximadamente 1-1,5 vezes maior de desenvolver câncer de mama do que mulheres que não apresentam nódulos.
As Principais Causas do Fibroadenoma da Mama: A causa exata do Fibroadenoma da Mama não é conhecida. Hormônios como o estrogênio podem desempenhar um papel importante no crescimento e desenvolvimento dos tumores. Tomar anticoncepcionais orais antes dos 20 anos tem sido associado a maior risco de desenvolvimento de Fibroadenoma da Mama. Esses tumores podem crescer, principalmente durante a gravidez. Durante a menopausa, muitas vezes, eles se reduzem. Também é possível que o Fibroadenoma da Mama desapareça sozinho.
Sintomas de Fibroadenoma da Mama: O Fibroadenoma da Mama se caracterizam como nódulos ou massas sólidas nos seios que normalmente não causam dor, se movem facilmente quando pressionados, são firmes ou elásticos, redondos e bem definidos. Quando se aperta a região, pode parecer que há uma bolinha de gude sob a pele. É possível ter mais de um Fibroadenoma da Mama ao mesmo tempo. Ele pode ser muito pequeno para ser sentido ao toque – normalmente é detectado via ultrassom ou mamografia – ou chegar até cerca de oito centímetros de diâmetro.
Prevenção do Fibroadenoma da Mama: Não são conhecidas formas eficientes de prevenir o Fibroadenoma da Mama. Contudo, sabe-se que ter um estilo de vida saudável – ou seja, ter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos, não fumar, manter um peso apropriado para a sua idade e altura, cuidar do sono e beber aproximadamente dois litros de água por dia – estão relacionados à melhores condições de saúde no geral.
Tratamento para Fibroadenoma da Mama: O tratamento para Fibroadenoma da Mama deve ser orientado por um mastologista, mas normalmente é feito apenas com mamografias e ultrassonografias anuais para vigiar o desenvolvimento do nódulo. Porém, caso o médico suspeite que o nódulo seja câncer em vez de Fibroadenoma da Mama, pode recomendar cirurgia para retirar o Fibroadenoma da Mama e fazer uma biópsia que confirme o diagnóstico.
Após a cirurgia para Fibroadenoma da Mama, o nódulo pode voltar a surgir e, por isso, a cirurgia só deve ser utilizada em casos de suspeita de câncer da mama, uma vez que não é uma cura para o Fibroadenoma da Mama.