As Principais Fases do Ciclo de Crescimento do Cabelo são bastante importantes. Além disso, todos têm o mesmo ciclo de crescimento do cabelo. Apesar de todo o conhecimento que há sobre o cabelo, ainda existem muitos fatos desconhecidos sobre o crescimento do fio. O cabelo é formado pela forte proteína estrutural chamada queratina. Cada fio de cabelo consiste em três partes, ou seja, a medula, córtex e cutícula. A medula é a camada mais interna que está somente presente em fios de cabelo grossos e grandes.
A segunda camada chamada córtex é responsável por fornecer textura, cor e força para o cabelo. A terceira e a camada mais externa é a cutícula que é incolor e fina e proporciona um revestimento protetor ao córtex. A raiz do cabelo que é encerrada no folículo piloso está presente abaixo da superfície da pele. A base do folículo contém a papila dérmica.
Papilas Dérmica são pequenas extensões semelhantes a mamilos, que são diretamente incorporadas na corrente sanguínea. A papila dérmica é responsável pela derivação de nutrientes essenciais que são vitais para o crescimento saudável do cabelo do sangue e ainda nutrir o cabelo. A papila dérmica também contém receptores de andrógenos. Os andrógenos são hormônios que causam a miniaturização do cabelo, regulam o crescimento do cabelo e também podem causar queda de fio e desbaste. Então, confira As 3 Principais Fases do Ciclo de Crescimento do Cabelo.
Anágena: Esta é a primeira Fase do Ciclo de Crescimento do Cabelo que se dividem para formar novos eixos capilares. Estes fios, em seguida, sobem a partir dos folículos através dos poros no couro cabeludo e ficam queratinizados. Os folículos pilosos simultaneamente penetram mais profundamente na derme para atingir a alimentação máxima que é vital para o crescimento adequado do cabelo. As taxas de crescimento anágenas prolongadas asseguram o crescimento dos cabelos longos com o fio crescendo até meia polegada por mês. Período de crescimento curto inibe o alongamento do cabelo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Catágena: Esta Fase do Ciclo de Crescimento do Cabelo é de transição e dura por um curto período de duas a quatro semanas. A miniaturização ou encolhimento do folículo piloso até cerca de 1/6 do seu tamanho original ocorre durante esta fase. Isto irá resultar ainda em fornecimento insuficiente de nutrientes para o cabelo que faz com que o crescimento do cabelo pare. O cabelo, no entanto, não cai completamente mesmo quando o crescimento é restrito devido a folículos degradados.
Finalmente, a parte inferior do folículo fica danificada e destruída e o bulbo fica disjunto do suprimento de sangue, enquanto a papila se quebra. O fio de cabelo é forçado para cima e o folículo se desperdiça. Esta é uma fase vital no processo de renovação do cabelo.
Telógena: Abrangendo ao longo de um período de dois a quatro meses, a terceira e última Fases do Ciclo de Crescimento do Cabelo é a fase telógena. O fio de cabelo permanece adormecido ou repousa enquanto ainda permanece ligado ao folículo. 10% a 15% do cabelo permanece dormente desde que a papila fica em repouso durante o período. Telógena é a última fase de um ciclo de crescimento. Uma vez que esta fase termina e o ciclo se completa, o cabelo reinicia o processo de crescimento mais uma vez. À medida que o ciclo de crescimento é reiniciado, as vertentes antigas são empurradas para fora e perdidas enquanto novos eixos de cabelo são criados.
Um indivíduo perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias como parte do ciclo de crescimento normal do cabelo. No entanto, perder mais do que a contagem normal de cabelo a cada dia pode resultar em queda crônica, alopecia e até mesmo calvície.
Esta queda excessiva do cabelo é o resultado de fatores como estilo de vida pouco saudável, má alimentação, estresse, práticas de cuidados de cabelo ruins, desequilíbrio hormonal, doenças e medicamentos, etc. Se o cabelo entra na fase telógena cedo, a perda de cabelo excessiva e desbaste dos fios visível é marcada.