As Dicas Para Montar Um Prato Saudável e escolher a quantidade certa de cada grupo alimentar. Além disso, para compor seu prato ao preparar as refeições, é comum não nos tentearmos para os tipos alimentares escolhidos na hora de fazer o prato. Mas saiba que, a cada garfada, é preciso conter 3 importantes grupos: e dos vegetais, dos carboidratos e das proteínas. Essa composição é importante para que a refeição seja completa e, assim, dar disposição e energia para você completar as tarefas do dia a dia. Então, confira As 4 Dicas Para Montar Um Prato Saudável.
½ do Prato: Deve conter uma boa variedade de vegetais, como folhas, frutas e legumes. “Você pode dividi-los em crus e cozidos, mas atente para os cozidos não serem preparados com muito sal e gordura. Eles são essenciais devidos à quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem. Além disso, são pouco calóricos e contribuem para a sensação de saciedade. Atenção esqueça os temperos prontos, que vão causar inchaços e atrapalhar a dieta.
¼ do PRATO: Precisa ter carboidratos como arroz, pães, massas, batata, mandioca e farinhas, cuja função é fornecer energia. Por se transformarem em gordura quando metabolizados, é preciso não exagerar na quantidade nem consumir duas opções de uma só vez. Para deixar a refeição ainda mais completa, inclua alimentos funcionais no prato como castanhas e sementes.
Agora é só Acrescentar! Para deixar a sua refeição ainda mais completa, além disso, linhaça e castanhas são pouco consumidas pelos brasileiro, mas devido ás quantidades nutricionais e benefícios á saúde devem ser indicados com mais freqüência na nossa alimentação. O consumo diário, com moderação, contribui para a diminuição do LDL, o mau colesterol, fornece uma gordura saudável e importantes antioxidantes, que cuidam do organismo. Laticínios como queijos magros e Iogurte também são uma boa pedida.
¼ do prato: Essa parte você pode dividir em duas, escolhendo as proteínas de origem animal (carne vermelha e branca) e as de origem vegetal (feijão, lentilha, soja) ideais para praticantes de exercícios físicos. Porém a ingestão exagerada de carnes, principalmente as gordurosas são prejudiciais não só para a dieta como para a saúde: O excesso desses alimentos não tornará sua saúde melhor, pelo contrário”.
As quantidades dos alimentos podem variar de pessoa para pessoa, pois elas devem atender necessidades de energia adequadas ao perfil. Dessa forma, é indicado acompanhamento nutricional para avaliação e definição de plano alimentar personalizado.