As 4 Dicas Simples Para Você Curar a Anemia são bastante fáceis pois seguindo corretamente As 4 Dicas, que não são complicadas, você irá Curar a Anemia e se livrar desse mal. Além disso, a Anemia é um problema causado pela queda do número de glóbulos vermelhos no sangue. O cansaço, a sensação de fraqueza e um desânimo, são sintomas que podem ser um sinal de Anemia. Pois, a Anemia é causado pela diminuição do número de glóbulos vermelhos do sangue.
Essas células contêm ferro e são responsáveis por levar oxigênio para todo o organismo. Há 2 formas de Anemia, a Anemia aguda (perda súbita de sangue) e a Anemia crônica (quando o problema existe há tempos, com perdas aos poucos) e somente o hemograma poderá mostrar a situação dos glóbulos vermelhos. Pessoas de todas as idades estão sujeitas à Anemia, mas é preciso redobrar a atenção na infância, durante a gravidez e nos mais velhos.
Use Panelas de Ferro: Outra das Dicas Simples Para Você Curar a Anemia é fazer o uso de panelas de ferro quando for preparar seus alimentos, pois as panelas de ferro podem sim ajudar na prevenção de Anemia ferropriva, pois há uma biodisponibilidade do ferro liberado pelo material durante a cocção (cozimento) dos alimentos.
Em um estudo foi demonstrado que as panelas de ferro fundido liberam grandes quantidades de ferro, sendo que o ácido acético se mostrou consideravelmente mais ativo na extração, do que o ácido láctico. Enquanto a liberação de ferro variou entre 50 e 400mg/L no ácido láctico, a extração foi cinco vezes superior na solução de ácido acético.
O que significa que o pH (acidez) dos alimentos favorece a migração do ferro das panelas de ferro para o alimento, apresentando um acréscimo maior de ferro do que alimentos menos ácidos. Um molho de tomate, por exemplo, quando preparado em uma panela de ferro favorece cinco vezes mais a migração do ferro, do que um feijão preparado na mesma panela de ferro, devido à própria natureza ácida do molho de tomate.
Coma Alimentos Ricos em Ferro: Uma das Dicas Simples Para Você Curar a Anemia mais importantes é a adoção de uma alimentação saudável rica em ferro. Além disso, sempre que se consumir alimentos ricos em ferro, deve-se ingerir alguma fonte de vitamina C, pois a vitamina C vai contribuir para a absorção de ferro no organismo. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C são as frutas amarelas ou alaranjadas, como a laranja, tangerina, abacaxi, acerola, caju, maracujá e mamão e etc.
Os alimentos Para Você Curar a Anemia são ricos em ferro, pois eles são essenciais na fabricação da hemoglobina no sangue. Para isso, é necessário ingerir a quantidade recomendada de 8 mg todos os dias, para os homens e mulheres com mais de 50 anos, e de 18 mg para mulheres com menos de 50 anos. Existem muitos alimentos que podem ajudar a atingir a quantidade diária recomendada, confira alguns exemplos.
Quantidade de Ferro em 100g de Cada Alimento:
- Jenipapo desidratado – 14,9 mg
- Fígado – 12 mg
- Açaí – 11,8 mg
- Soja crua – 8,8 mg
- Feijão preto – 8,6 mg
- Tofu – 6,5 mg
- Mexilhões – 6,0 mg
- Ostras – 5,8 mg
- Figo em calda – 5,2 mg
- Castanhas-do-pará – 5,0 mg
Evite os Alimentos que Dificultam a Absorção de Ferro: Para melhorar a absorção de ferro no intestino outra das Dicas Simples Para Você Curar a Anemia é, usar estratégias como não combinar alimentos que farão com que seu organismo não aproveite o ferro adequadamente, ou seja, os nutrientes vão “lutar” entre eles para serem absorvidos pelo organismo. Então, confira agora uma lista de alimentos e nutrientes que você deve evitar Para Você Curar a Anemia:
- Proteínas: Algumas proteínas presentes em ovos, leite e queijos (chamadas de caseína-fosfopeptídeos) prejudicam a absorção do ferro.
- Cálcio: O cálcio, por exemplo, é capaz de inibir a absorção do ferro em uma refeição. Então o consumo de leite e derivados pode contribuir para uma piora na deficiência de ferro.
- Grãos: Alguns grãos são ricos em ácido fítico, que reduz a absorção de ferro presente nos alimentos. A indicação é deixar os grãos de molho, pois o ácido fítico é hidrossolúvel, por isso é recomendado deixar o feijão de molho, por exemplo.
- Chocolate: Pelo mesmo motivo dos chás, o chocolate reduz a absorção de Ferro, pois o cacau é rico em isoflavonas.
- Chás: Polifenóis, como os taninos, as catequinas e as isoflavonas podem comprometer a absorção do Ferro. Em geral, chás de ervas reduzem essa absorção, mas o campeão é realmente o chá preto.
Isso não quer dizer que esses alimentos não devam ser consumidos, apenas deve-se ter cuidado para não consumi-los juntamente com alimentos ricos em Ferro, para não comprometer sua absorção.