Os Principais Estágio da Endometriose que não devemos ignorar. Além do mais, a Endometriose é uma condição comum em que o tecido que se comporta como o revestimento do útero (endométrio) é encontrado em outras partes do corpo. Pode aparecer em muitos lugares diferentes, incluindo os ovários, trompas de falópio, dentro da barriga e dentro ou ao redor da bexiga ou intestino.
A Endometriose afeta principalmente meninas e mulheres em idade fértil. É menos comum em mulheres que passaram pela menopausa. É uma condição de longo prazo que pode ter um impacto significativo na sua vida, mas existem tratamentos que podem ajudar.
Sintomas da Endometriose: Os seguintes são alguns sintomas comuns da Endometriose:
- Períodos excessivamente dolorosos
- Dor durante ou depois da relação sexual (dispareunia)
- Movimentos intestinais dolorosos
- Dor pélvica e lombar
- Dor ao urinar
- Inchaço
- Dor abdominal inferior
- Infertilidade
- Fadiga crônica
Os sintomas da Endometriose nem sempre se correlacionam com o estágio. Por exemplo, uma mulher com endo do estágio 2 pode sofrer mais dor do que uma mulher com estágio 4. Então, confira agora Os 4 Principais Estágio da Endometriose:
Diferentes Etapas da Endometriose: Se você suspeita que você pode ter Endometriose, é importante que consulte seu médico e receba um diagnóstico preciso. A Endometriose é comumente diagnosticada através de exame pélvico ou um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia.
Como parte do diagnóstico, o médico normalmente determinará qual o estágio de uma mulher emdo. Identificar o estágio ajuda a orientar a seleção do tratamento mais apropriado para seu caso particular. Os quatro estágios da Endometriose são avaliados utilizando os seguintes critérios:
- Extensão
- Profundidade
- Endometriomas
- Presença
- Implantes endometriais
- Localização
- Tamanho
- Aderências
- Gravidade
Estágio 1 Endometriose (Mínima): O primeiro estágio da Endometriose caracteriza-se por implantes superficiais às vezes confundidos com cistos ou câncer de ovário. Eles se parecem com manchas pequenas ou planas ou manchas na superfície pélvica. A presença desses implantes causa irritação e inflamação nos tecidos circundantes, levando à formação de aderências. As adesões são bandas de tecido cicatricial interno que podem ligar tecidos e órgãos normalmente móveis, causando dor e disfunção.
Estágio 2 Endometriose (leve): A maioria das mulheres é diagnosticada com Endometriose mínima ou leve. Os atributos do endo de primeira etapa também estão presentes no segundo estágio, mas de forma mais agressiva. Manchas pretas aparecem sobre as aderências fibrosas que cresceram em intensidade, provavelmente causando irritação durante a ovulação e / ou dor pélvica . Durante este estágio, as lesões também aparecem na bolsa recto-uterina – a área entre o útero e o reto.
Estágio 3 Endometriose (Moderada): A Endometriose, às vezes chamados de “cistos de chocolate”, começam a aparecer na terceira fase da Endometriose. Os cistos de chocolate recebem seu nome porque, após o tempo, o sangue dentro do cisto fica vermelho escuro e marrom. Se um cisto se rompe, pode causar dor abdominal extrema e inflamação na região pélvica. Inflamação e infecção, por sua vez, causam mais adesões. À medida que a Endometriose aumentam em tamanho e número, também as adesões que se formam em resposta.
Estágio 4 Endometriose (grave): Este é o estágio final da Endometriose, associado a um grande número de cistos e adesões severas. A Endometriose pode crescer muito grande – mesmo tão grande como uma toranja – durante este estágio. Os endometriomas no tamanho de 2 cm provavelmente precisarão ser removidos cirurgicamente.
Uma vez que muitos dos cistos nesta fase estão na parede traseira do útero e do reto, as mulheres com fase 4 endo podem experimentar problemas digestivos, como incluem movimentos intestinais dolorosos, constipação, náuseas / vômitos e dor abdominal. Além disso, a Infertilidade é provável com fase 4 endo.