As 5 Piores Doenças Cardiovasculares são bem comuns, logo porque a rotina acelerada da atualidade faz com que os cuidados com a saúde em geral seja precária. Além disso, as Doenças Cardiovasculares são uma classe de Doenças que afetam o coração ou os vasos sanguíneos. Entre estas Doenças estão as Doenças arteriais coronárias, como a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC), cardiopatia hipertensiva, febre reumática, miocardiopatia, arritmia cardíaca, cardiopatia congênita, valvulopatias, cardite, aneurisma da aorta, Doença arterial periférica e trombose venosa.
Como Prevenir As 5 Piores Doenças Cardiovasculares: As Doenças Cardiovasculares, ou seja, aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, são a principal causa de morte no mundo segundo a OMS. É verdade que o risco de sofrer de uma das Doenças Cardiovasculares aumenta com a idade e que existem pessoas com mais chances do que outras, mas se cuidarmos do nosso coração de maneira antecipada podemos reduzir o risco de sofrer delas. Apresentamos uma série de medidas que deve incluir em sua vida diária para prevenir as Doenças Cardiovasculares e melhorar sua qualidade de vida.
- Evite o estresse.
- Fique atento ao peso.
- Monitore o colesterol.
- Beba água regularmente.
- Não fume e nem use drogas.
- Cheque sua pressão arterial.
- Pratique exercícios orientado.
- Tenha uma alimentação mais saudável.
- Faça, pelo menos uma vez por ano, um check-up.
- Mulheres não deixem de ir ao ginecologista regularmente.
- Caso tenha dor no peito ou no tórax acima do umbigo vá rapidamente ao hospital mais próximo.
- Se tiver antecedentes familiares para doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, hipertensão e Problemas cardíacos, fique mais atento.
- A maioria dos casos de entupimentos das artérias coronárias, que levam ao risco maior de causar infarto, pode ser tratada com angioplastias e stent, quando necessário.
- O tratamento mais efetivo para o Infarto é o desentupimento da artéria coronária, por trombolíticos ou angioplastia, desde que realizado dentro das primeiras duas horas do início do quadro. Tempo é Vida.
Acidente Vascular Cerebral: As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. Dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos. O socorro imediato pode diminuir as sequelas e a chance de óbito, por isso ela é uma das Piores Doenças Cardiovasculares.
Pressão Alta: Como o coração bombeia o sangue através das artérias, cria-se uma pressão que pode ser medida, e quando essa medição alerta para uma das Piores Doenças Cardiovasculares, é preciso consultar um mésico. A pressão arterial elevada costuma ocorrer quando as artérias ficam entupidas ou menos flexíveis, mas também pode ser causada fatores como obesidade, diabetes e outras Doenças metabólicas.
Infarto Agudo do Miocárdio: O infarto agudo do miocárdio é uma das Piores Doenças Cardiovasculares e é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. Ao sinal dos primeiros sintomas, a busca por ajuda é crucial, pois a cada minuto que passa o risco de óbito aumenta em 10%.
Arritmia: É uma condição que leva o coração a bater de forma irregular. A maioria das arritmias não são perigosas, enquanto outras são muito graves e podem levar à parada cardíaca súbita, uma forma de ataque cardíaco, por isso ela é uma das Piores Doenças Cardiovasculares. Essas formas graves requerem tratamento médico constante.
Doença Vascular Periférica: Acontece do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo, por isso ela é uma das Piores Doenças Cardiovasculares. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência.
Como Prevenir Doenças Cardíacas: Para prevenir as Piores Doenças Cardiovasculares, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e também pouca gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas, como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar para mudar o canal de tv e outras atitudes que façam o corpo se esforçar mais e gastar mais energia.