As Plantas que Ajudam a Tratar Enxaqueca de uma forma 100% natural. Além disso, A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). A enxaqueca se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito.
A duração da crise varia de quatro a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças. Segundo o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens tem enxaqueca. A enxaqueca é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.
A doença ocorre em 3 a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase. A enxaqueca pode ser divida entre com aura ou sem aura, e essas em episódica ou crônica. Segundo dados do Ministério da Saúde, 64% do total desses pacientes apresentaram enxaqueca sem aura, 18% com aura e 13% com e sem aura. Os restantes 5% apresentaram aura sem cefaleia.
Quem sofre com as crises de Enxaqueca sabe que não e nada simples encontrar um tratamento adequado. Toda ajuda é bem-vinda, mas nem sempre surte efeitos relevantes. Além disso, Muitas plantas possuem evidências científicas para o tratamento das dores de cabeça. Seja na forma de chá, suplemento ou ingrediente de receitas, ervas e plantas podem fazer parte do dia a dia trazendo muitos benefícios à saúde. Então, Confira As 5 Plantas que Ajudam a Tratar Enxaqueca.
GENGIBRE: Conhecido por suas propriedades contra enjoos, o gengibre (Zingiber officinale) também ajuda na circulação do sangue, podendo amenizar dores. Potencialize seus efeitos combinando-o com o chá verde, com moderação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
HORTELÃ: Bem-vinda na culinária, a hortelã (Mentha piperita) reduz a tensão. Suas propriedades medicinais vêm dos óleos essenciais ricos em mentol, carvona e flavonoides.
TANACETO: A planta é pouco conhecida, mas vem liderando os estudos sobre prevenção de dores de cabeça principalmente a enxaqueca. Da família das margaridas, o Tanaceto (Tanacetum parthenium) possui uma substância chamada pertenosídeo, que inibe a síntese de óxido nítrico (presente em diversos alimentos industrializados), uma substância que dilata os vasos sanguíneos e desencadeia dores de cabeça.
ERVA-CIDREIRA: Também conhecida como melissa (Melissa officinalis), a erva-cidreira tem óleos essenciais que colaboram para o relaxamento da musculatura. Além disso, tem poder analgésico.
CAPIM-LIMÃO: Chamado também de capim-santo e capim-cidreira, o capim-limão (Cymbopogon citratus) age como analgésico, aliviando dores musculares e de cabeça, além de conter propriedades calmantes. Então, confira 2 excelentes receitas que vão ajudar no alivio da enxaqueca.
COMPRESSA:
INGREDIENTES:
- 1 litro de água
- 5 folhas secas de abacateiro
MODO DE PREPARO:
- Ferva a água com as folhas de abacateiro picadas durante 5 minutos.
- Retire do fogo e espere esfriar. Umedeça um pano limpo e faça compressas
- sobre a região da cabeça que estiver doendo. Deixe até o pano aquecer (com
- o calor da pele) e molhe novamente no chá. Repita por 30 minutos.
CHÁ ANTIENXAQUECA
INGREDIENTES:
- 2 copos (200ml cada) de água
- 2 laranjas com casca, cortadas em 4 partes
- 2 colheres (sopa) de flores secas de camomila
- 6 folhas secas de louro
- Suco puro de 1 limão
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela, leve a água ao fogo até começar a ferver. Adicione os ingredientes restantes e ferva por mais 5 minutos. Deixe esfriar, coe e tome 1 xícara (café) de
- em 2 horas. Até melhorarem os sintomas.
CONTRAINDICAÇÕES: em doe-se elevadas, a camomila pode causar náuseas e vômitos. Após manusear o limão, lave bem as mãos e evite se expor ao sol, pois ele pode causar manchas na pele.