As Principais Alergias Causadas Por Ácaros. que não devem ser ignorado pois é preciso estar atento. Além disso, os ácaros são animais muito pequenos, da família das aranhas, que medem aproximadamente meio milímetro de comprimento. Costumam viver em ambientes quentes e úmidos, abaixo dos 1000 metros de altura sobre o nível do mar.
Eles se alimentam de plantas, animais e até mesmo de outros ácaros, também têm como fonte de alimento a pele descamada, o que faz com que se hospedem frequentemente em lugares como camas, sofás, móveis, enfeites, bichinhos de pelúcia e algumas roupas. Então, confira As 5 Principais Alergias Causadas Por Ácaros:
Tipos de alergia Causada por Ácaros: Os tipos de alergia mais conhecidos são como Rinite alérgica, Rinite Sazonal e Rinite Persistente.
- Outros alérgenos podem estar presentes em medicamentos, plantas, alimentos e venenos de insectos e podem causar uma grande variedade de sintomas diferentes daqueles associados à Rinite alérgica.
- As infestações por ácaros são muito comuns. Por exemplo, a que é provocada por Tunga penetrans (que origina uma erupção que provoca prurido intenso e é causada por larvas do ácaro localizadas por baixo da pele), pela sarna e por outras afecções.
- A gravidade dos efeitos sobre os tecidos que rodeiam a picada é muito variável. As infestações por ácaros são tratadas aplicando cremes que contenham permetrina ou uma solução de lindano.
- Depois do tratamento com permetrina ou lindano, em determinados casos são utilizadas pomadas com corticóides durante alguns dias, com o fim de aliviar o prurido (comichão) até que todos os ácaros tenham sido eliminados.
Como se Prevenir: Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias. A diminuição do número de ácaros no interior da casa é um factor decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó doméstico. O combate a estes animais deverá incidir primeiramente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.
- arejamento diário dos quartos;
- exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas;
- lavagem frequente a 60 °C dos colchões, edredons e almofadas;
- aspiração regular e frequente dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA;
- tratamento de colchões e tapetes com acaricidas;
- utilização de coberturas anti ácaros nos colchões, travesseiros, edredons e almofadas;
- uso de shampoo anti pulgas e tosa em animais domésticos;
- remoção de alcatifas (carpetes);
- lavagem semanal dos bonecos de pelúcia;
- manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (humidade relativa a 50 a 60 % e temperatura entre 18 e 20 °C);
São responsáveis por diversas doenças, principalmente pela infecção de pele conhecida como escabiose e também por quadros alérgicos cutâneos, oculares e de vias respiratórias.
Esta doença é altamente contagiosa e se adquire pelo contato direto com objetos contaminados como as roupas íntimas e de cama. Atinge com maior frequência a crianças, idosos e pessoas que apresentam um sistema imunológico debilitado como os diabéticos, pessoas com câncer, pacientes que recebem tratamento com esteroides e os portadores de AIDS.
Além disso, os ácaros são responsáveis por um grande número de quadros alérgicos, especialmente conjuntivite, Rinite e asma. Isso se deve à inalação tanto das fezes como dos ácaros mortos que se encontram no ambiente, especialmente em lugares fechados por muito tempo ou com muito pó e que, desta forma, impedem a passagem do ar durante ou após as atividades de limpeza.
Para evitar a presença de ácaros é necessário manter os espaços bem ventilados procurando baixos níveis de umidade, dentro do possível, deve-se evitar o contato com bichos de pelúcia, cortinas, tapetes, livros ou enfeites que agarram muito pó, como também seria recomendável não ter animais dentro de casa ou ao menos evitar que eles entrem na mesma. Recomenda-se o uso de travesseiros e fronhas antiácaros, assim como a roupa de cama deve ser lavada frequentemente de preferência com água quente.