As Principais Causas da Endometriose que não devemos ignorar. Além disso, a Endometriose é o crescimento anormal do tecido endometrial semelhante ao que alinha o interior do útero, mas em um local fora do útero. O tecido endometrial é lançado mensalmente durante a menstruação.
As áreas de tecido endometrial encontradas em locais ectópicos são chamadas de implantes endometriais. Estas lesões são mais comumente encontradas nos ovários, nas trompas de Falópio, na superfície do útero, no intestino e no revestimento da membrana da cavidade pélvica (ou seja, o peritoneu).
Eles são menos comumente encontrados para envolver a vagina, colo do útero e bexiga. Raramente, a Endometriose pode ocorrer fora da pélvis. A Endometriose foi relatada no fígado, cérebro, pulmão e velhas cicatrizes cirúrgicas. Os implantes endometriais, embora possam tornar-se problemáticos, geralmente são benignos (ou seja, não cancerígenos).
Causas da Endometriose: A causa da Endometriose não é conhecida. Várias teorias foram sugeridas, incluindo:
- Genética – a condição tende a ser administrada em famílias e afeta pessoas de certos grupos étnicos mais do que outros
- Menstruação retrógrada – quando parte do revestimento do útero flui através das trompas de Falópio e incorpora-se nos órgãos da pelve, em vez de deixar o corpo como um período
- Um problema com o sistema imunológico (a defesa natural do corpo contra doenças e infecções)
- Células do endométrio que se espalham através do corpo na corrente sanguínea ou sistema linfático (uma série de tubos e glândulas que fazem parte do sistema imunológico)
Mas nenhuma dessas teorias explica completamente por que ocorre a Endometriose. É provável que a condição seja causada por uma combinação de diferentes fatores.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Endometriose: Os sintomas da Endometriose podem variar. Algumas mulheres são gravemente afetadas, enquanto outras podem não ter sintomas visíveis. Os sintomas podem incluir:
- Período de dor que não é aliviado com analgésicos
- Períodos pesados – por exemplo, talvez seja necessário usar muitos tampões ou tampões (ou usá-los juntos), ou o sangue pode absorver suas roupas
- Dor pélvica – isso pode ocorrer em torno do tempo do seu período ou você pode ter o tempo todo
- Dor durante e depois do sexo
- Dor ou desconforto quando vai ao banheiro
- Sangrando do seu fundo ou sangue em seu poo
- Sentindo-se cansado o tempo todo
Para algumas mulheres, a Endometriose pode impedi-los de fazer suas atividades normais, e às vezes pode levar a sentimentos de depressão.
Quando Consultar um Médico: Veja o seu médico de família se tiver sintomas de Endometriose, especialmente se eles estão tendo um grande impacto em sua vida. Pode ajudar a anotar seus sintomas antes de consultar o seu médico.
A Endometriose no brasil tem um diário de dor e sintomas (PDF, 238kb) que você pode usar. Pode ser difícil diagnosticar a Endometriose porque os sintomas podem variar consideravelmente e muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes.
Se o seu médico de família não tem certeza do que está causando seus sintomas, eles podem encaminhá-lo a um médico especialista chamado ginecologista para alguns testes adicionais. Você precisará ter uma laparoscopia para confirmar a Endometriose. Este é o lugar onde um cirurgião passa um tubo fino através de um pequeno corte em sua pele para que eles possam ver qualquer mancha de tecido de Endometriose em seu corpo.
Tratamentos da Endometriose: Atualmente não há cura para a Endometriose, mas há tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. Os tratamentos incluem:
- Analgésicos anti-inflamatórios – como o ibuprofeno
- Medicamentos hormonais e contraceptivos – incluindo a pílula combinada , o remédio contraceptivo , um sistema intra – uterino (IUS) e medicamentos chamados análogos de hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH)
- Cirurgia para cortar manchas de tecido de Endometriose
- Uma operação para remover parte ou todos os órgãos afetados pela Endometriose – como cirurgia para remover o útero (histerectomia)
O seu médico irá discutir as opções com você. Às vezes, eles podem sugerir não iniciar o tratamento imediatamente para ver se seus sintomas melhoram por conta própria.