As Principais Causas de Gastroenterite que não devemos ignorar. Além disso, a Gastroenterite, também conhecida como diarreia infecciosa, é a inflamação do trato gastrointestinal que envolve o estômago e o intestino delgado. Sinais e sintomas incluem alguma combinação de diarreia, vômitos e dor abdominal. Febre, falta de energia e desidratação também podem ocorrer. Isso normalmente dura menos de duas semanas. Não está relacionado à gripe, embora tenha sido chamado de “gripe estomacal”. A Gastroenterite pode ser causada por infecções por vírus, bactérias, parasitas e fungos. A causa mais comum são os vírus. Em crianças o rotavírus é a causa mais comum de doença grave. Em adultos, norovírus e Campylobacter são comuns.
A transmissão de Gastroenterite pode ocorrer devido a comer alimentos preparados incorretamente, beber água contaminada ou através de um contato próximo com um indivíduo infectado. O teste para confirmar o diagnóstico geralmente não é necessário. A prevenção inclui a lavagem das mãos com sabão, o consumo de água potável, a eliminação adequada dos resíduos humanos e a amamentação dos bebês em vez de usar a fórmula.
A vacina contra rotavírus é recomendada em crianças. O tratamento envolve a obtenção de líquidos suficientes. Para casos leves ou moderados, isso geralmente pode ser conseguido através da solução de reidratação oral (uma combinação de água, sais e açúcar). Naqueles que são amamentados, recomenda-se a amamentação contínua.
Para casos mais graves, podem ser necessários líquidos intravenosos . Os fluidos também podem ser administrados por um tubo nasogástrico. Recomenda-se suplementação de zinco em crianças. Os antibióticos geralmente não são necessários.
Causas de Gastroenterite: A Gastroenterite é uma doença que afeta seu intestino (estômago e intestino). A Gastroenterite pode ser causado por:
- Vírus (como infecções por rotavírus ou norovírus)
- Bactérias (incluindo salmonelas )
- Toxinas produzidas por bactérias
- Parasitas (como giardia )
- Produtos químicos (como toxinas em cogumelos venenosos).
A Gastroenterite só deve durar alguns dias. Geralmente não requer medicação. É muito importante beber bastante líquido. As pessoas mais velhas, as crianças pequenas e as pessoas com um sistema imunológico enfraquecido estão em risco de desenvolver doenças mais graves.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas de Gastroenterite: Alguém com Gastroenterite pode ter:
- Vômito
- Diarreia
- Náuseas (doente no estômago)
- Dores de estômago
- Febre;
- Dores de cabeça
- Sem apetite;
Diagnóstico de Gastroenterite: Se você não está bem com diarreia ou vômito, você poderia ter Gastroenterite. Um médico pode diagnosticar Gastroenterite depois de conversar e examiná-lo. Se você não está melhorando, o médico pode querer fazer testes de fezes (poo) para descobrir o que está fazendo você ficar doente.
Tratamentos de Gastroenterite: O tratamento mais importante para a Gastroenterite é beber fluidos. Os sorvetes frequentes são mais fáceis para as crianças pequenas do que uma grande quantidade de uma só vez. Continue bebendo regularmente, mesmo que esteja vomitando. Se você tem um bebê ou criança com Gastroenterite, é uma boa ideia mandá-los verificados por um médico para desidratação. Você pode obter fluidos de reidratação de uma farmácia. Estes são os melhores fluidos a serem usados em casos de Gastroenterite, especialmente para crianças.
Se você não pode obter algum, ou seu filho se recusa a tomá-los, dar-lhes suco de fruta diluído (uma parte de suco para quatro partes de água) é razoável. Evite o leite e outros produtos lácteos. Os bebês podem continuar a alimentar o leite ao longo da doença, com fluido de reidratação entre os alimentos. A medicação para a náusea pode ser útil; No entanto, pode não ser seguro para as crianças.
Os antibióticos raramente são úteis. Se você está muito doente com Gastroenterite, talvez seja necessário ir ao hospital onde você pode ser mantido em um gotejamento. A Gastroenterite infeccioso pode se espalhar muito facilmente. Você pode obtê-lo de ter contato com uma pessoa infectada (ou seu vômito ou poo). Também pode se espalhar através de alimentos contaminados ou água.
Prevenção de Gastroenterite: Para reduzir o risco de pegar ou espalhar Gastroenterite, lave bem as mãos depois de usar o banheiro ou a mudança de fraldas, e antes de preparar ou comer alimentos. Se você tem Gastroenterite, é melhor ficar em casa (longe do trabalho, escola ou assistência à infância) até que os sintomas tenham desaparecido durante pelo menos 24 horas.