As Farinhas que Ajudam a Controlar a Glicemia de forma saudável e completamente natural. Além disso, acrescente esses alimentos às preparações e controle a glicemia! Iogurte, salada, sopas, feijão e em outros diversos preparos elas são muitos bem-vindas.
Com inúmeros benefícios à saúde, as farinhas se tornaram um prato cheio para quem quer garantir mais saúde e, de quebra, eliminar alguns quilinhos da balança. Contudo, o que muita gente não sabe é que elas também auxiliam no controle da taxa de açúcar no sangue. Quer saber como? Então, confira As 6 Farinhas que Ajudam a Controlar a Glicemia:Maracujá: Essa Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia ajuda a reduzir os picos glicêmicos e a produção de insulina. Isso porque, quando o hormônio é liberado no corpo em grandes quantidades, alguns tecidos e órgãos começam a diminuir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de energia – esse processo é denominado resistência à insulina que, se não revertido, ocasiona o diabetes tipo 2.
Para quem já tem a doença, a farinha auxilia no equilíbrio da glicemia, estabilizando o problema. Ela é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é a mais indicada para o controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos tipo 1 e 2.
Berinjela: Devido à boa quantidade de fibras, essa Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia, também ajuda a aumentar a sensação de saciedade e impede que o organismo absorva gorduras. O alimento também controla a compulsão por doces, já que evita o pico glicêmico e a queda severa de glicose no sangue.
A principal fibra da farinha é a solúvel, que age na diminuição do colesterol e da glicemia no sangue. O alimento também protege as funções hepáticas, aumentando a produção de bílis, o que combate o colesterol.
Além disso, a farinha de berinjela é rica em antocianinas, que é o mesmo antioxidante presente no Suco de Uva e no vinho, combatendo radicais livres em excesso, ou seja, protegendo os órgãos de doenças inflamatórias e do envelhecimento precoce.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
É importante lembrar que o alimento não tem boa fermentação, por isso, para utilizá-lo em receitas de bolos e pães, é preciso misturar com outra farinha, de preferencia integral, que é igualmente saudável.
Banana Verde: O grande trunfo dessa Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia é a presença de amido resistente – um tipo de carboidratos que passa de forma intacta pelo intestino delgado, deixando para o intestino grosso substratos benéficos para a flora intestinal.
O amido resistente é similar à fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Assim, no intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Feijão-Branco: A faseolamina, uma substância presente nessa Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia, é uma glicoproteína que reduz os níveis de triglicérides do sangue, pois diminui a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, e pães e biscoitos. A substância inibe a atividade da enzima alfa-amilase humana, que é responsável pela transformação do amido ingerido em glicose.
Essa enzima, presente na saliva é liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e os convertendo nos açucares da circulação sanguínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue).
Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para dietas de emagrecimento, para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante e para diminuição de triglicérides, favorecendo a saúde do coração.
Maçã: Essa Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia é rica em pectina, uma fibra solúvel que promove sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. A substância torna a absorção da glicose menos eficiente, fazendo com que o açúcar seja absorvido mais lentamente, o que evita a transformação dos açucares em gorduras. Além disso, a pectina ajuda na regulação do transito intestinal, pois aumenta o bolo fecal e retém mais água, colaborando com o bom funcionamento do intestino.
Uva: O alimento é fonte de antioxidantes que garantem a saúde dos olhos e também do coração. A farinha de uva como uma Farinha que Ajuda a Controlar a Glicemia, é para quem quer ter os benefícios dos antioxidantes do vinho sem precisar tomá-lo todos os dias. A luteonina é um composto fenólico importante para a visão senil ou para diabéticos descompensados, que precisam tomar um cuidado extra com a visão.