As Maneiras de Aliviar a Dor no Calcanhar são muitas e variadas. Além disso, A dor no calcanhar que surge de manhã ao colocar o pé no chão e que melhora ao longo do dia geralmente é causada por uma situação chamada fascite plantar que é uma inflamação num tecido que reveste toda a planta do pé. Resultado muitas vezes de um esforço excessivo, a dor no calcanhar é chamada também de talalgia, e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum na meia-idade.
As causas dor no calcanhar: A dor no calcanhar é a dor mais comum dos pés e uma das dores mais comuns do corpo. As suas causas são multifatoriais, isto é, muitos fatores podem influenciar e ocasionar a dor nessa região, como: o alinhamento natural da pessoa, algum trauma (como fraturas ou entorses), excesso de carga, calçados inadequados, erros de pisada, entre outros que serão abordados com mais detalhes a seguir.
Tomar Medicamentos: para reduzir a inflamação e aliviar a dor de um esporão deverá ser feito através da prescrição de um médico, depois de ter feito o diagnóstico apropriado. Em alguns casos os analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre, como o ibuprofeno, costumam ser os recomendados para reduzir os incômodos nestes casos. Além disso, também é possível recorrer a uma infiltração no esporão calcâneo como tratamento, procedimento que deverá ser dirigido por um profissional. portanto os Medicamentos são uma das Maneiras de Aliviar a Dor no Calcanhar.
Cirurgia: Em determinados casos, quando todos os outros métodos não forem eficazes na hora de tratar o esporão e a dor que produz, o podólogo ou médico que o estiver a tratar pode determinar a cirurgia como a única solução para o problema. Esta é uma medida que se aplica apenas em pacientes que não mostram evolução perante outros tratamentos como os exercícios, o repouso ou a aplicação de frio na zona. A cirurgia também faz parte das Maneiras de Aliviar a Dor no Calcanhar.
Perder Excesso de Peso: Às vezes, o excesso de peso é a causa dos esporões, por isso nestes casos será recomendável perder este excesso de peso, pois assim conseguirá combater esta condição, promover o bem-estar dos seus pés e articulações e favorecer sua saúde geral. É recomendável consultar com o seu médico ou nutricionista sobre qual é a dieta mais adequada para o seu caso, desta forma irá garantir uma perda saudável de peso evitando o possível efeito rebote. Emagrecer também pode ser uma das Maneiras de Aliviar a Dor no Calcanhar.
Alongamentos Musculares: Por outro lado, também são apropriados os alongamentos musculares, especialmente os da panturrilha, para tratar os esporões. Recomendamos-lhe exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar você mesmo em casa, com elementos cotidianas como bolas de borracha, toalhas ou apoiando-se em uma mesa. Para os conhecer melhor, consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo. Adicionalmente também se pode optar por algumas soluções caseiras para aliviar esta condição, no nosso artigo como curar um esporão com remédios caseiros explicamos-lhe as mais habituais. Os Alongamentos São uma das Melhores Maneiras de Aliviar a Dor no Calcanhar.
Gelo: Aplicar gelo no calcanhar em uma compressa fria é uma das melhores maneiras de aliviar naturalmente a dor no calcanhar. A temperatura fria tem um efeito entorpecente que controla a dor e a inflamação. Além disso, o gelo é eficaz na redução da dor associada à tendinite do pé , à fascite plantar e a um esporão ósseo.
- Faça uma compressa fria, colocando um pouco de gelo esmagado em uma bolsa de plástico e, em seguida, embrulhe-o com uma fina toalha de algodão. Aplique este pacote na área dolorosa
- por cerca de 15 minutos. Repita algumas vezes por dia ou conforme necessário.
- Outra opção é congelar uma garrafa de água e rolar sobre a área dolorosa por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.
Nota: Nunca aplique gelo diretamente sobre a pele, pois pode causar congelamento.
Cúrcuma: Quando se trata de tratamento natural para a dor, a açafrão é um excelente remédio. A curcumina, um componente na cúrcuma, funciona como um analgésico potente e agente anti-inflamatório.
- Coloque 1 xícara de leite e 1 colher de chá de pó de açafrão em uma panela.
- Cozinhe fogo a fogo baixo por 5 minutos.
- Adicione um pouco de mel cru.
- Beba 2 ou 3 vezes ao dia para aliviar a dor.
- Você pode optar por tomar um suplemento de cúrcuma de 400 a 600 mg, 3 vezes ao dia.
- No entanto, consulte o seu médico antes de iniciar qualquer regime de suplemento.