As Principais Causas da Alopecia Areata que todos devem ficar atentos. Além disso, a Alopecia Areata é uma das condições mais complicadas de lidar, porque se conhece muito pouco sobre como ela realmente funciona. Ela costuma aparecer com mais frequência entre o final da infância e o início da fase adulta, mas pode atingir homens e mulheres de qualquer idade. Estima-se que aproximadamente 2% da população tenha este problema. Então, confira As 6 Principais Causas da Alopecia Areata:
O que é Alopecia areata: A Alopecia Areata é uma condição caracterizada pela perda de cabelos ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo, comumente chamada de “peladeira”. Em alguns casos, pode haver perda total de todos os pelos do corpo, inclusive cílios. Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população.
Sintomas da Alopécia Areata: Geralmente, começa com uma ou mais lesões pequenas, redondas, do tamanho de uma moeda, sem pelo. Isso é muito comum no couro cabeludo, mas também pode ocorrer em qualquer área com pelo, incluindo pálpebras, sobrancelhas e barba. O cabelo pode cair ou regredir, com a possibilidade de repilação sempre presente.
Alopecia Areata normalmente não tem sintomas associados, mas pode haver um desconforto discreto ou prurido durante o desenvolvimento da placa. As unhas podem ser acometidas tornando-se finas e com pontos deprimidos e raramente distorcidas.
Causas Alopecia Areata: A causa da Alopecia Areata não é totalmente conhecida, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo.
Fatores de Risco da Alopecia Areata: Cerca de uma em cada cinco pessoas com Alopecia Areata apresenta histórico familiar da doença. Ela costuma acontecer com qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade, e parece estar diretamente relacionada a algum evento importante, como trauma, doença ou gravidez. Alta carga de estresse no dia a dia também podem favorecer a ocorrência desse tipo de Alopecia. É uma das doenças de pele mais relacionadas com aspectos psicológicos do paciente.
Tratamentos Para Alopécia Areata: Não há cura para Alopecia Areata, mas certos tratamentos podem promover crescimento do cabelo e as placas podem continuar a aparecer. O tratamento não significa cura, apenas o próprio corpo pode eventualmente parar o desenvolvimento da doença.
Corticosteroide: São anti inflamatórios que suprimem o sistema imunológico, podem ser dados como aplicações locais, tomados em comprimidos ou friccionados nas áreas afetadas. Aplicações locais de corticoides a cada três a seis semanas são dadas diretamente nas placas do couro cabeludo, pálpebras e barbas. O retorno do cabelo começa geralmente quatro semanas após as aplicações.
Esteroides tópicos na região afetada são menos efetivos que aplicações. Corticoides administrados via oral devem ser utilizados com cautela e sob supervisão medica. Não são utilizados rotineiramente, mas podem ser úteis em certas circunstâncias.
Solução tópica de Minoxidil: Pode promover o crescimento do cabelo, em solução aplicada duas vezes ao dia na região afetada, promove crescimento de cabelo tanto em adultos como em crianças e o novo cabelo cresce após em média 12 semanas.
Antralina: É um alcatrão sintético que altera a função imunológica da pele afetada. É aplicada por 20 a 60 minutos (terapia de contato curta) e então lavados para evitar irritação da pele. A combinação destes tratamentos pode mostrar resultados mais efetivos. O recrescimento do cabelo pode ocorrer entre 8 a 12 semanas.