As Principais Causas da Desidratação que não devemos ignorar. Além disso, a Desidratação ocorre quando mais água e fluidos são sair do corpo do que estão a entrar no corpo. Com cerca de 75% do corpo composto de água encontrada dentro das células, dentro dos vasos sanguíneos e entre as células, a sobrevivência requer um sistema de gerenciamento de água bastante sofisticado. Felizmente, nossos corpos têm esse sistema, e nosso mecanismo de sede nos diz quando precisamos aumentar a ingestão de líquidos. Embora a água perca constantemente ao longo do dia enquanto respiramos, suamos, urinamos e defecamos, podemos reabastecer a água em nosso corpo bebendo fluidos. O corpo também pode mudar a água para as áreas onde é mais necessário se a Desidratação começar a ocorrer.
A maioria das ocorrências de Desidratação pode ser facilmente revertida ao aumentar a ingestão de líquidos, mas casos severos de Desidratação requerem atenção médica imediata. Um estudo explica que mesmo pequenos níveis de Desidratação podem criar dores de cabeça, letargia ou apenas falta geral de alerta. A Desidratação também pode causar constipação.
Causas da Desidratação: As causas imediatas da Desidratação incluem água insuficiente, muita perda de água ou alguma combinação dos dois. Às vezes, não é possível consumir fluidos suficientes porque estamos muito ocupados, faltamos as instalações ou a força para beber, ou estamos em uma área sem água potável (enquanto caminhamos ou acampamos, por exemplo). Causas adicionais de Desidratação incluem:
- Diarreia – a causa mais comum de Desidratação e óbitos relacionados. O intestino grosso absorve a água da matéria alimentar e a diarreia evita essa função, levando à Desidratação.
- Vômitos – leva a uma perda de fluidos e dificulta a substituição da água por beber.
- Suando – o mecanismo de resfriamento do corpo liberta uma quantidade significativa de água. O clima quente e úmido e a atividade física vigorosa podem aumentar ainda mais a perda de fluido por transpiração.
- Diabetes – níveis elevados de açúcar no sangue causam urina aumentada e perda de fluidos. Dicas para lidar com o calor do verão para pessoas com diabetes .
- Micção freqüente – geralmente causada por diabetes não controlada , mas também pode ser devido ao álcool e medicamentos como diuréticos, anti-histamínicos, medicações de pressão arterial e antipsicóticos.
- Queimaduras – a água penetra na pele danificada e o corpo perde fluidos.
Sintomas da Desidratação: Os primeiros sintomas de Desidratação incluem sede, urina mais escura e diminuição da produção de urina. Na verdade, a cor da urina é um dos melhores indicadores do nível de hidratação de uma pessoa – urina clara significa que você está bem hidratado e uma urina mais escura significa que você está desidratado. À medida que a condição progride para moderar a Desidratação, os sintomas incluem:
- Boca seca
- Letargia
- Poucas ou nenhuma lágrima quando chora
- Fraqueza nos músculos
- Dor de cabeça
- Tontura.
A Desidratação grave pode ser caracterizada por versões extremas dos sintomas mencionados acima, bem como:
- Falta de transpiração
- Delírio
- Olhos fundos
- Pele enrugada e seca
- Fontanelas afundadas (manchas) em bebês
- Pressão sanguínea baixa
- Aumento do batimento cardíaco
- Febre
- Inconsciência.
Diagnóstico da Desidratação: Um médico usará exames físicos e mentais para diagnosticar a Desidratação. Um paciente apresentando sintomas como desorientação, pressão arterial baixa, batimento cardíaco rápido, febre, falta de suor e pele inelástica geralmente serão considerados desidratados. Exames de sangue são freqüentemente empregados para testar a função renal e verificar os níveis de sódio, potássio e outros eletrólitos.
Os eletrólitos são íons químicos que regulam a hidratação no corpo e são cruciais para a função nervosa e muscular. Um exame de urina fornecerá informações muito úteis para um diagnóstico de Desidratação. Em uma pessoa desidratada, a urina será de cor mais escura e mais concentrada – contendo um certo nível de um composto chamado cetonas. Para diagnosticar a Desidratação em lactentes, os médicos geralmente verificam se há um mancha fraca no crânio. Eles também podem procurar uma perda de suor e certas características do tônus muscular.
Tratamentos da Desidratação: A Desidratação deve ser tratada reabastecendo o nível de fluido no corpo. Isso pode ser feito consumindo fluidos claros, como água, caldos claros, água congelada ou gelo, ou bebidas esportivas (como o Gatorade). Alguns pacientes de Desidratação, no entanto, exigem fluidos intravenosos para rehidratar.
Pessoas que estão desidratadas devem evitar bebidas com cafeína, como café , chá e refrigerantes. Um estudo indicou que as crianças desidratadas devem receber líquidos pela boca. As condições subjacentes que estão causando Desidratação também devem ser tratadas com a medicação apropriada. Isso pode incluir medicamentos antidiarreicos, antieméticos (parar de vomitar) e medicamentos anti-febre.
Prevenção da Desidratação: A prevenção é realmente o tratamento mais importante para a Desidratação. Consumir a abundância de fluidos e alimentos com elevado teor de água (como frutas e vegetais) deve ser suficiente para a maioria das pessoas prevenir a Desidratação. As pessoas devem ser cautelosas sobre fazer atividades durante o calor extremo ou a parte mais quente do dia, e todas as pessoas que se exercitam devem fazer com que os líquidos de reposição sejam prioritários. Uma vez que os idosos e os jovens são muitas vezes em risco de Desidratação, deve-se dar especial atenção a eles para garantir que estejam recebendo fluidos suficientes.