As Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama em mulheres. Além disso, o Câncer de Mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células. Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula.
Esta doença acontece quase exclusivamente em mulheres, porém existem casos de homens com Câncer de Mama também. Algumas mutações possuem a capacidade de fazer com que uma célula apenas se divida, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos, estes são chamados de tumores benignos ou não cancerosos.A prevenção do Câncer de Mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis, e a segunda diz respeito a realização de exames de rastreamento, a fim de fazer o diagnóstico precoce. Então, confira agora As 7 Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama:
Exercícios: Praticar exercícios é um das melhores Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama. Pois, um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute apontou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de Câncer de Mama na fase adulta em até 23%. Nessa análise, a prática de atividade física deveria começar por volta dos 12 anos e durar por pelo menos dez anos para que a proteção contra a doença seja notada.
Os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer. A prática de exercícios também diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento do tumor. É importante na prevenção do câncer e na prevenção da recidiva.
Amamentação: Amamentação é um das principais Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama. Pois, mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver a doença. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, da sua corrente sanguínea.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Álcool: O consumo de apenas 14 gramas de álcool por dia pode aumentar as chances de Câncer de Mama em 30%. O mecanismo de ação pelo qual o consumo de álcool aumenta esse risco ainda permanece desconhecido, mas sabemos que ele influencia as vias de sinalização do estrógeno.
Dieta Balanceada: Na lista de Como Prevenir Câncer de Mama, uma dieta balanceada não pode ficar de fora. Pois, manter uma dieta adequada ajuda no controle do peso, na prevenção de doenças crônicas e melhora a saúde como um todo. Além disso, um corpo saudável trabalha melhor, prevenindo o surgimento de tumores.
Mulheres que consomem vegetais com frequência têm até 45% menos chances de desenvolver Câncer de Mama, de acordo com um estudo realizado pela Boston University. Alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos com um papel importante na prevenção e tratamento.
Ioga: Praticar ioda é uma excelente dica de Como Prevenir Câncer de Mama. Mulheres que vivem uma rotina muito agitada e estressante têm quase o dobro de chances de desenvolver Câncer de Mama, quando relacionada a outros fatores de risco. Técnicas de respiração, meditação e relaxamento, praticadas em Tai Chi e ioga, ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.
Controle do Peso: Controlar o peso é um das melhores Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama. Pois, ao atingir a menopausa, mulheres com sobrepeso ou obesidade correm mais risco de desenvolver o tumor. E mais: o excesso de peso ainda aumenta as chances do câncer ser mais agressivo.
Mamografia: Mamografia é um das principais Dicas de Como Prevenir Câncer de Mama. Pois, a maioria das mulheres devem começar a fazer mamografias anualmente após os 50 anos, mas, para quem tem histórico familiar de Câncer de Mama, o exame deve começar 10 antes do caso mais precoce na família.
Assim se um parente próximo teve esse tipo de câncer aos 40, é preciso começar a fazer mamografias anualmente a partir dos 30 anos. Fazer a mamografia anualmente em idade adequada pode reduzir a morte por Câncer de Mama em até 30%, segundo um estudo publicado na revista Radiology.