As Principais Consequências do Diabetes Para Saúde, são diversos, além disso, problemas de cicatrização, nos rins, visão e até mesmo cardiovasculares podem estar relacionados com descontrole do diabetes. A doença acaba levando a complicações na microcirculação e isso afeta principalmente os rins, olhos e o sistema nervoso. A seguir, confira como o distúrbio pode prejudicar cada parte do corpo.Cérebro: Diabetes mal controlado é fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), que pode deixar sequelas como perda de movimento de um lado do corpo.
Olhos: A retinopatia diabética doença que afeta os vasos sanguíneos dos olhos, pode provocar visão borrada e até levar á cegueira. O risco de desenvolver glaucoma (pressão intraocular alta) e catarata também são maiores.
Boca: Pesquisas indicam que diabéticos têm maior propensão á gengivite e doença periodontal. Por isso usar fio dental e enxaguante bucal todos os dias é fundamental, assim como visitar o dentista a cada seis meses.
Pele: Quando não controlado, o diabetes gera problemas dermatológicos como: furúnculos, micose na pele, escurecimento e ressecamento de áreas do corpo com dobras, como pescoço virilha e axila.
Coração: O aceleramento da arteriosclerose (estreitamento ou endurecimento das artérias) e a deposição de gordura nas parede dos vasos aumentaram os riscos de infarto.
Rins: Qualquer vaso sanguíneo do corpo pode ser afetado com a glicemia descontrolada, inclusive os dos rins, que podem ter sua função prejudicada.
Pernas: A doença arterial periférica (endurecimento das artérias das pernas) pode causar perdas de equilibro e coordenação.