As 7 Razões que Podem ser a Causa de Dor nos Seios. Quando se fala em Dor no Seio muitas mulheres logo pensam ser Câncer de Mama, quando na verdade câncer não dói, a menos que esteja em um tamanho bem volumoso, sem falar que também existem tumores benignos que não causam dor alguma e outras inflamações também podem causar dores nos seios. Dor no Seio (ou dor mamária, mastalgia, mastodínia) é coisa bastante comum na vida de qualquer mulher.
Decorre quase sempre de uma tensão nos tecidos mamários, provocada por mudanças hormonais e cistos (bolsas d’água ou de leite). Essa tensão costuma se manifestar com mais frequência na fase pré-menstrual, durante a gravidez ou quando os seios estão ingurgitados de leite na fase da lactação.
Quando, porém, as Dores nos Seios estão acompanhadas de vermelhidão ou outro sinal inflamatório no seio, exige uma atenção redobrada. Seja para evitar que a inflamação atraia infecção ou principalmente, para termos certeza de que não estamos diante de um câncer.
Cistos são eventos benignos bastante frequentes. Doem quando são muitos ou quando aumentam de volume mas podem igualmente ser reabsorvidos pelo tecido mamário. Só exigem biópsia quando apresentam certas características, como células, massa ou sangue no seu interior.
Os especialistas acreditam que o Estresse, a ansiedade e a Depressão podem promover a liberação de substâncias no cérebro que reduzem ou aumentam a liberação de determinados hormônios femininos, levando os tecidos de certos seios mais sensíveis a apresentar reações que produzem dor.
Às vezes, a Dor no Seio não tem origem no seio. Vem de fora. Nesse caso, ela é apenas o reflexo de um problema em outro lugar, como, por exemplo, compressão de nervos no pescoço, nas costas ou na coluna vertebral, entre outros.
Embora sabendo que as dores no seio são quase sempre de origem benigna, não devemos negligenciá-las nunca, pois as exceções existem e é melhor não dar chance a elas. Toda Dor no Seio deve o quanto antes ser comunicada ao médico para que possa investigar suas possíveis causas antes de achar que o resultado é apenas de alterações funcionais benignas da mama, antigamente conhecidas por displasia. Então, confira As 7 Razões que Podem ser a Causa de Dor nos Seios:
Abcessos nos Seios: Os abcessos nada mais são do que o acúmulo de pus no tecido mamário, ou seja, trata-se de um processo infeccioso. É um problema que pode causar muita Dor nos Seios, e é possível sentir nós moles na região afetada.
Geralmente é causado por bactérias, que entram através das fissuras nos mamilos, ou por problemas com a lactação. Independentemente da causa, o melhor é consultar um médico para realizar os exames necessários e receber o tratamento mais adequado.
Lactação: Quando a mulher dá a luz, costuma apresentar Dor nos Seios devido ao aumento da produção de leite, e isso independe de ela estar amamentando ou não. Entretanto, é preciso dar muita atenção caso a dor se torne frequente, intensa e não melhore, pois esse pode ser um indicativo de mastite.
Câncer de Mama: Como mencionamos inicialmente, muitas mulheres costumam relacionar a Dor nos Seios com o Câncer de Mama, e geralmente não é exatamente disso que se trata. A Dor nos Seios é um dos sintomas que mais demoram a aparecer quando sofremos de um Câncer de Mama. Se a mulher detectar e tratar a tempo qualquer anomalia nos seios, é possível que ela nem chegue a sentir uma dor na região causada por um câncer.
Mastite: A mastite é a inflamação da glândula mamária, que ocorre devido à obstrução de alguns condutos do seio. Essa inflamação pode ser causada por uma infecção na mama gerada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas que devem nos deixar em alerta são: vermelhidão, dor e principalmente Febre.
Causas Hormonais: Geralmente adolescentes que iniciam seu ciclo menstrual costumam sentir certa Dor nos Seios. Inclusive, a tensão pré-menstrual pode causar dor antes da menstruação. Muitas mulheres sofrem dores nos seios durante toda a sua etapa fértil, sendo mais frequentes na metade do ciclo menstrual, coincidindo com a ovulação e com os dias prévios à menstruação.
Essas duas fases do ciclo coincidem com as mudanças mais bruscas nos níveis dos hormônios femininos. Além disso, o uso de anticoncepcionais e a terapia de substituição hormonal também podem ter fortes influências sobre esse problema.
Cistos nas Mamas: Os cistos mamários são uma espécie de sacos cheios de líquido que se formam no interior dos seios. Costumam se formar quando as glândulas mamárias normais crescem, e pode ser que se forme um ou mais cistos. Eles costumam ser benignos e caracterizam-se por causar dores. Quando são muito grandes podem ser apalpados, mas alguns requerem uma mamografia ou ecografia para serem detectados.
Gravidez: Um dos primeiros sintomas que se apresentam durante a gravidez é a Dor nos Seios. A mulher costuma apresentar maior sensibilidade quando engravida mais cedo ou quando experimenta a sua primeira gravidez. Geralmente, no primeiro trimestre da gravidez surgem dores, os seios crescem e veias azuis na região se tornam visíveis, indicando um aumento do fluxo sanguíneo.