As Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade que devemos saber. Além disso, durante a crise de ansiedade, o cérebro passa por uma desregulação nos neurotransmissores — as substâncias cerebrais são liberadas em excesso ou em quantidades muito menores do que o normal. Essa mudança nos níveis químicos do órgão acaba gerando, além dos pensamentos relacionados ao estado de alerta, reflexos por todo o corpo.
Os sintomas se relacionam com o sistema límbico cerebral, formado pela amígdala, hipotálamo e matéria cinzenta periaquedutal, que utilizam memórias de experiências passadas. Apesar de os sinais variarem em quantidade, intensidade e frequência de pessoa para pessoa, alguns deles são mais frequentes. Então, confira As 7 Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade.Palidez: A palidez é uma das Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade. Além disso, como o sangue é direcionado para os músculos durante momentos de luta ou fuga, os vasos sanguíneos da pele – responsáveis pela coloração rosada, principalmente do rosto — acabam perdendo um pouco do fluxo sanguíneo. Assim, a pele de áreas com menores concentrações musculares perdem um pouco da sua cor e ficam mais pálidas.
Tremores: Devido à descarga de hormônios durante o momento de crise, as áreas extremas do corpo, como mãos, pés e pernas, podem ficar trêmulas sendo uma das principais Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade.
Sudorese: Outra das Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade mais comuns é a sudorese. Além disso, o suor funciona, naturalmente, como um resfriador corporal. Durante os períodos de ansiedade, o corpo se prepara para situações de perigo, e a transpiração tem a finalidade de esfriá-lo para intensificar os esforços necessários. O suor pode se concentrar em áreas específicas, como as mãos, o acontecer no corpo todo.Marcas na Pele: Além da palidez, a pele também sofre outras Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade. O transtorno interfere no nosso sistema hormonal e, obviamente, todo esse sistema vai refletir diretamente à pele, criando acne, oleosidade ou ressecamento maior.
Visão Distorcida: A visão distorcida é também uma das Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade. Além disso, o excesso de adrenalina liberada traz diversas alterações no corpo. A fim de deixá-lo preparado para situações de risco, os olhos são condicionados a detectarem quaisquer movimentos que possam apresentar alguma ameaça. Para isso, a pupila é dilatada, permitindo maior entrada de luz — deixando a visão mais sensível.
Respiração Acelerada: Uma das primeiras Reações Especificas de uma Crise de Ansiedade é a alteração na respiração. Isso porque, durante uma crise, o segmento torácico — onde se encontra os pulmões — fica parcialmente imobilizado dificultando a respiração e tornando-a mais rápida e curta.
Alteração nos Batimentos Cardíacos: A ansiedade se caracteriza por um estado de alerta, relacionado com momentos de luta ou fuga. Isso leva a um aumento da produção de adrenalina, que desencadeias a taquicardia. Os batimentos acelerados ou irregulares sãos apresentados como um sintoma comum durante as crises g de ansiedade por quase 80% dos pacientes. Muitos acabam, inclusive, confundindo o sintoma da ansiedade com infartos.