As 8 Causas da Perda de Esmalte do Dente são muito valiosas, logo porque sabendo as Causas da Perda de Esmalte do Dente, fica muito mais fácil o tratamento dessa condição. Além disso a Perda de Esmalte do Dente ou a erosão dentária é um problema que ocorre em todo o mundo como resultado da exposição do esmalte e da dentina a ácidos não bacterianos presentes no nosso corpo e nos ácidos presentes no alimento que consumimos, o que causa perda mineral da superfície dos Dentes.
O esmalte é o revestimento rígido e protetor do Dente que protege a dentina. Quando o esmalte desaparece, a dentina embaixo fica exposta, causando dor e sensibilidade.
Causas Intrínsecas da Perda de Esmalte do Dente: Em pessoas que têm transtornos alimentares, como bulimia nervosa ou anorexia) e outros distúrbios gastrointestinais com refluxo ácido gástrico frequente, o suco gástrico entra frequentemente na cavidade oral e isso aumenta o risco de Perda de Esmalte do Dente.
Os ácidos extrínseco e intrínseco causam Perda de Esmalte do Dente. Manter a cavidade oral livre de ácidos depende da secreção da saliva, assim como da capacidade da saliva combater os germes. O baixo teor de fluxo de saliva e a fraca capacidade de amortecimento fazem com que os ácidos extrínsecos e intrínsecos permaneçam na boca por um longo período, o que acelera a Perda de Esmalte do Dente.
Causas Extrínsecas da Perda de Esmalte do Dente: Essas causas externas incluem o consumo de bebidas, frutas ácidas e sucos de frutas, ácidos presentes na gomas de mascar e exposição a contaminantes ácidos.
Refrigerantes e Bebidas Alcoólicas: O consumo excessivo de refrigerantes e bebidas alcoólicas é uma das Causas da Perda de Esmalte do Dente, pois eles contêm altos níveis de ácidos fosfórico e cítrico. Do mesmo modo, certa bebida de frutas ácidas contém alguns ácidos que são mais erosivos que o ácido em uma bateria. O consumo frequente de frutas cítricas também pode aumentar significativamente o risco de Perda de Esmalte do Dente.
Doces: O açúcar presente nos doces permanece na cavidade oral mesmo depois de várias horas após o consumo. Isso cria um ambiente propício para que as bactérias causadoras de cáries dentárias prosperem e se multipliquem. O açúcar não é o único culpado;
Os doces azedos são piores do que os doces açucarados para os Dentes, pois contêm altos níveis de ácido. Alguns doces também utilizam ácidos orgânicos como ácido lático, cítrico e ácido málico, para desenvolver o sabor azedo. Qualquer coisa com um pH inferior a 7 é considerada ácido. Por isso que o consumo deles são um das Causas da Perda de Esmalte do Dente.
Escovação dos Dentes: Isso é algo que todos nós fazemos, mas a maioria faz da forma errada. Algumas pessoas escovam os Dentes durante muito tempo, já outras não são suficientemente longos. Alguns utilizam o tipo errado de escova ou pasta, enquanto alguns outros movem a mão incorretamente.
O tempo de escovar os Dentes, a rigidez das cerdas e a abrasividade da pasta de Dente podem causar a Perda de Esmalte do Dente. Para evitar a Perda de Esmalte do Dente, a pasta de Dente que utilizamos deve ter uma baixa abrasividade e a escova de Dente deve possuir cerdas suaves ou de rigidez média. Escovar os Dentes antes de consumir bebidas erosivas pode prevenir o dano.
Causas Ambientais da Perda de Esmalte do Dente: A corrosão do esmalte pode ser causada por muitos outros fatores, como fricção, desgaste, estresse e corrosão. Até mesmo uma combinação de um ou mais desses fatores pode causar a Perda de Esmalte do Dente. Algumas pessoas apertam ou rangem os Dentes, muitas vezes involuntariamente durante o sono, causando um atrito intenso entre os Dentes. Isso é chamado de bruxismo.
Morder Objetos Duros: Às vezes, algumas pessoas que se sentem nervosas ou ansiosas têm o hábito de mastigar qualquer coisa que possam estar em mãos. Pode ser unhas, tampas de garrafa ou canetas ou mastigar cigarro. Isso faz com que ocasione uma fratura no Dente, como fissuras.
Medicamentos: Medicamentos, vitamina C, preparações de ferro e aspirina são de natureza ácida. Os constituintes ácidos e outros fatores, como a ingestão regular e frequente, o consumo de medicação durante a hora de dormir e entre as refeições, a alta viscosidade e o efeito colateral da redução do fluxo salivar podem contribuir para o aumento do risco de Perda de Esmalte do Dente induzida pela medicação.