As Principais Causas da Conjuntivite que não devemos ignorar. Além disso, a Conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias, alérgenos e irritantes. Você pode ter Conjuntivite viral e bacteriana quando seus olhos entram em contato com algo contaminado com o vírus ou bactérias – por exemplo, suas mãos, tecidos etc. – e através de gotículas respiratórias. O contato sexual pode levar a Conjuntivite através de bactérias que causam clamídia e gonorreia.
Comichão e olhos vermelhos. Soa familiar? Esses sintomas apontam para uma inflamação do tecido que cobre os olhos na frente chamado conjuntiva. Além disso, Conjuntivite é um problema comum e todos nós sofremos com isso em algum momento ou outro. Então, confira As 8 Principais Causas da Conjuntivite:
Vírus: A Conjuntivite viral é extremamente contagiosa. Esta infecção é geralmente causada por adenovírus, que causam resfriados e, às vezes, por enterovírus, que também causam infecções respiratórias. Outros vírus que causam doenças como caxumba, sarampo, varicela, herpes e rubéola também podem causar.
A Conjuntivite viral, geralmente, é disseminada por mãos contaminadas que tocam a região dos olhos. E como isso acontece? Suas mãos podem se contaminar entrando em contato com lágrimas, restos respiratórios ou matéria fecal que foi infectada.
Você também pode contrair-la através de gotículas respiratórias através da tosse, espirros. etc.; Ou se os olhos entrarem em contato com um objeto contaminado, como uma toalha ou tecido. Além disso, os vírus que causam herpes podem ser transmitidos de uma mãe para o bebê durante o processo de parto e causar danos significativos nos olhos na criança.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Bactérias: A Conjuntivite bacteriana também é altamente contagiosa. Geralmente é espalhado pelas mãos contaminadas tocando os olhos. Você pode pegar Conjuntivite bacteriana tocando ou usando algo que uma pessoa infectada usou e através de gotículas respiratórias. Crianças pequenas são especialmente vulneráveis à este problema à medida que entram em contato com outras crianças infectadas com Conjuntivite na escola ou nas creches.
Fungos: Embora seja raro, às vezes fungos também podem causar Conjuntivite. Estes geralmente são vistos em pessoas que experimentam uma lesão ocular que envolve os olhos quando entram em contato com matéria orgânica, como sujeira ou plantas. As pessoas que usam colírios de corticosteroides por longos períodos de tempo também podem ter essa infecção.
Alérgenos: A reação do corpo a substâncias que são alérgicas pode resultar em Conjuntivite. A Conjuntivite alérgica é comum em pessoas que possuem outras doenças alérgicas, como asma, eczema e febre dos fenos. Isso pode ser de natureza sazonal, caso seja causado por coisas como pólen, ervas daninhas, capim etc. Pode ser perene caso seja causado por coisas como caspa ou ácaros de animais que tendem a estar presentes ao longo do ano.
Irritantes: Substâncias que irritam sua conjuntiva também podem causar Conjuntivite. Isso pode incluir um objeto estranho em seus olhos, fumaça, poeira, vento, luz ultravioleta brilhante, cloro, etc. As pessoas que constantemente têm um objeto estranho como lentes de contato em seus olhos também podem desenvolver Conjuntivite como reação a estas.
Condições oculares: Algumas condições oculares também estão associadas à Conjuntivite: Blefarite, uma condição em que as pálpebras ficam inflamadas também está associada à Conjuntivite. O crescimento bacteriano e os detritos escamosos ao longo da pálpebra também podem ser observados durante esta condição. A dacriocistite crônica, que é uma infecção, também está ligada à Conjuntivite.
Como tratar Conjuntivite? O tratamento da Conjuntivite dependerá da sua causa. Os antibióticos podem ser prescritos para os problemas causados por bactérias, enquanto os casos virais podem resolver por conta própria.
Enquanto isso, evite a exposição a um alérgeno que pode lidar com a conjuntivite causada por eles. Procure atendimento médico caso os sintomas continuem por mais de 3 ou 4 dias ou este problema afete sua visão. Também é uma boa ideia entrar em contato com seu médico caso as pálpebras ou a pele em torno dos olhos parecerem inflamadas.