Início » Doenças » As 8 Principais Causas das Alergias

As 8 Principais Causas das Alergias

Principais Causas das Alergias

As Principais Causas das Alergias que todos devem ficar atentos. Além disso, as Alergias são quando o sistema imunitário sobre reage às proteínas diárias e às substâncias relativamente inofensivas como o pólen, animal, a poeira, os ácaros da poeira, os alimentos e algumas drogas de uso geral. Então, confira As 8 Principais Causas das Alergias:

Principais Causas das AlergiasCausas das Alergias: As causas das Alergias são múltiplas, geralmente se trata de uma reação exagerada a alérgenos, os quais podem ser:causas das Alergias– Pólen de árvores e gramíneas (ler febre dos fenos)

  • Ácaros
  • Pelos de animais
  • Mofo (traços, quantidade mínima suficiente)
  • Certos alimentos
  • Farinha
  • Látex
  • Produtos químicos
  • Medicamentos

A maior parte dos alérgenos são inalados.Como há uma variedade de alérgenos, as Alergias podem ser sazonais ou não. Um exemplo típico de uma alergia sazonal é a febre dos fenos. Ela começa e termina de acordo com a sazonalidade do pólen responsável. A alergia ao pólen de bétula, por exemplo, tem início no final do inverno até por volta do mês de agosto, enquanto uma alergia ao pólen de gramíneas (ervas) começa no mês de novembro.

Quanto aos alérgenos não sazonais, a alergia pode ocorrer ao longo de todo o ano, enquanto houver o contato com o alérgeno.Conhecer o alérgeno responsável pela alergia é importante a fim de evita-lo, este é o caso do pólen, pelos de animais, alimentos e Alergias medicamentosas.

No entanto, evitar o alérgeno pode ser problemático, no caso do padeiro que é alérgico a farinha ou da florista que desenvolve alergia ao pólen das flores.

A alergia à poeira, ou mais precisamente às fezes de ácaros, é muito problemática e difícil de evitar.Para a alergia a pelos de animais, a alergia na verdade é da saliva, urina ou das células epiteliais do animal (pele).Um estudo interessante revelou que pessoas concebidas no início do ano são mais alérgicas.

Isso porque essas crianças concebidas no início do ano e até o primeiro trimestre estão no útero durante a temporada de certos pólens e por isso acabam sendo mais propensas do que outras a adquirirem Alergias alimentares.

Tratamento das Alergias: A alergia não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento das Alergias visa aliviar os sintomas, afastar o paciente do alergeno (substância causadora da alergia) e, em casos selecionados, induzir tolerância a ele.

Na fase aguda, o tratamento é feito com antihistamínicos e corticoides por via intramuscular ou endovenosa. Nas Alergias respiratórias pode-se fazer também nebulização com substâncias que dilatam os brônquios. Outros medicamentos apenas sintomáticos podem e devem ser prescritos conforme a necessidade de cada pessoa.

Na fase crônica, o tratamento consiste na imunoterapia específica ou dessensibilização, que é uma forma terapêutica em que o paciente de início recebe doses mínimas do alergeno, que vão aumentando gradualmente, visando dessensibilizar o organismo a ele.

A imunoterapia específica é o único tratamento capaz de modificar o curso natural da doença.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.