As Principais Causas das Náuseas e Vômitos que não devemos ignorar. Além disso, o paciente apresenta uma sensação conhecida como náusea, que nada mais é que uma necessidade de vomitar. A náusea frequentemente é acompanhada de outros sintomas, tais como sudorese, aumento exagerado da produção de saliva e refluxo. É importante frisar que a náusea não é uma certeza de vômito posterior. Então, confira As 8 Principais Causas das Náuseas e Vômitos:
O que é Náusea e Vômitos: Náuseas e vômitos são sintomas muito comuns que podem ser causados por uma grande variedade de condições. O vômito é um reflexo incontrolável que expele o conteúdo do estômago através da boca. Náusea é o termo usado para descrever a sensação de que você vai vomitar, mas não são os vômitos em si, nem significam que você irá vomitar com certeza.
Causas Das Náuseas e Vômitos:
- uma intoxicação alimentar (ingestão de comida estragada)
- uma gripe
- o uso de determinados medicamentos (principalmente os medicamentos utilizados na quimioterapia, no tratamento do câncer)
- uma gastroenterite
- o abuso do álcool
- enjoo marítimo, em um avião….enjoo devido ao movimento (transportes em geral)
- gravidez (enjoos matinais)
- a meningite
- uma enxaqueca muito forte
- cheiros fortes e desagradáveis
- distúrbios psíquicos (bulimia, anorexia)
- excesso de comida
- estresse intenso
- os cálculos biliares.
- uma anestesia geral.
Complicações decorrentes do vômito:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Aspiração do Vômito: O vômito pode ser muito perigoso se o conteúdo gástrico entrar no trato respiratório. Sob circunstâncias normais o reflexo gag e tosse impedem que isso aconteça, porém esses reflexos ficam comprometidos se a pessoa estiver sob influência narcótica como álcool ou anestesia. A pessoa pode sofrer de asfixia ou ter pneumonia de aspiração.
Desidratação e Desequilíbrio Eletrolítico: O vômito excessivo e prolongado pode causar desidratação e desequilíbrio eletrolítico. A perda de ácidos ocasiona alcalose (aumento do pH sanguíneo), e o desequilíbrio eletrolítico leva a hipocalemia (depleção de potássio) e hipocloremia (depleção de cloro). A hipocalemia é um resultado indireto da compensação do rim para a perda de ácido.
Tratamento Náuseas e Vômitos: Como as Náuseas e os vômitos são na maioria dos casos, reações naturais, nem sempre é necessário tomar medicamentos. O primeiro passo é que deve ser feito é tentar se acalmar (no caso de enjoo marítimo ou estresse, por exemplo), para estabilizar o estado psíquico.
Se as Náuseas forem causadas por uma intoxicação alimentar ou abuso de álcool, não se deve em caso algum impedir o vômito, pois o organismo deve se livrar das substâncias prejudiciais. Entretanto, às vezes, o uso de medicamentos pode ser necessário.
Existem diversos medicamentos contra as Náuseas e os vômitos que podem ser comprados em farmácias sem prescrição médica, como estes:
- à base de domperidona
- à base de meclozina, cafeína e Vitamina B6