As Principiais Causas da Ginecomastia que todos devem ficar informados. Além disso, Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Ao contrário do que muitos podem pensar, este problema deve-se ao excesso de tecido mamário e não ao excesso de gordura.
Causas da Ginecomastia: A Ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a Ginecomastia costuma se resolver rapidamente.
Em adolescentes, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto apenas uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a Ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.
Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo. Então, confira As 8 Principiais Causas da Ginecomastia:
- Doença hepática crônica
- Exposição a hormônios esteroides anabolizantes
- Exposição ao estrogênio
- Insuficiência renal
- Falta de testosterona no organismo
- Tratamento hormonal para câncer de próstata
- Tratamento com radiação nos testículos
- Efeitos colaterais de algumas medicações
- Defeitos congênitos
- Hipertireoidismo
- Tumores
- Câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.
Como Prevenir a Ginecomastia: Não ingerir suplementos nutricionais que contenham androstenediol ou androstenediona ou quaisquer drogas para aumento da massa muscular. Interromper o consumo de drogas como a maconha.
Tratamento da Ginecomastia: A medicação mais usada para o tratamento medicamentoso da Ginecomastia é o tamoxifeno (um antiestrogênico que bloqueia os receptores de estrógenos). Nos casos em que os remédios não tenham efeito, indica-se o tratamento cirúrgico. Se as mamas estiverem muito inchadas e sensíveis podem ser aplicadas compressas frias e utilizados remédios para a dor.
Como é de se prever, o tratamento será tanto mais eficaz quanto mais corretamente a causa for identificada. Nos casos em que a hipertrofia for provocada por drogas, sua suspensão é obrigatória. Em muitos casos, a correção cirúrgica tem indicação apenas estética e pode ser muito importante nos adolescentes.