Barras de proteína pura são saudáveis? Tudo o que você precisa saber, pois, as barras de proteína são um alimento popular para substituições de refeições e lanches pós-treino. Embora a escolha de alimentos em seu estado inteiro ou menos processado seja tipicamente mais ideal.
É difícil superar a conveniência que uma barra de proteínas oferece. Algumas das barras de proteína mais populares do mercado são as barras de proteína pura.
Comercializada como uma opção rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos , não é de admirar por que esse é o objetivo de muitas pessoas que buscam um aumento rápido e fácil da proteína.
Mas é realmente uma boa opção? Continue lendo para saber mais sobre quais são os ingredientes das barras de proteína pura, suas informações nutricionais e se são realmente tão saudáveis quanto parecem.
O que há em uma barra de proteína pura?
As barras de proteína pura são saudáveis e obtêm sua proteína de várias fontes diferentes:
- proteína láctea, que inclui isolado de proteína de leite, isolado de proteína de soro de leite,
- concentrado de proteína de soro de leite e caseína (a combinação exata depende da barra)
- isolado de proteína de soja;
- listado como colágeno hidrolisado ou gelatina hidrolisada
Embora exista uma pequena quantidade de açúcar usada nessas barras (2 a 4 gramas por barra), a maior parte disso vem dos carboidratos que ocorrem naturalmente nos vários produtos lácteos e da cobertura de chocolate usada em muitas barras.
Outros carboidratos são de álcoois de açúcar (mais sobre este ingrediente posteriormente). As barras geralmente contêm apenas alguns gramas de gordura proveniente dos produtos de nozes usados em algumas barras e vários óleos , incluindo palmiste, canola e amendoim.
Além dos ingredientes que contêm calorias, essas barras de proteína pura são saudáveis e também são enriquecidas com vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina A, potássio e zinco, para citar alguns.
Qual é a nutrição das barras de proteína pura?
Em média, as barras de proteína pura são saudáveis e têm as seguintes informações nutricionais:
- Calorias : 200, em média;
- Proteína : 20 gramas;
- Açúcar: 2 a 4 gramas;
- Fibra : 1 a 7 gramas;
Como substituto de refeição ou lanche de recuperação pós-exercício, os 20 gramas de proteína são adequados para muitas pessoas, embora indivíduos com maiores necessidades calóricas, altos volumes de treinamento e / ou que buscam ganhar peso possam exigir mais proteína.
A quantidade modesta de carboidratos totais e açúcar mínimo é atraente. É importante diferenciar entre açúcar natural, como o que ocorre em laticínios e frutas, por exemplo, e açúcar refinado que é altamente processado com pouco valor nutricional. A quantidade mínima de açúcar refinado nessas barras de proteína pura são saudáveis.
A composição de nutrientes desta barra faz dela uma boa opção para um lanche e até uma refeição, se combinada com alimentos adicionais, como frutas. No entanto, o baixo teor de fibras na maioria das barras é inferior ao ideal.
E embora a composição de carboidratos, gorduras e proteínas seja razoável, essas barras contêm alérgenos comuns, como laticínios e soja, então eles não seriam uma boa opção para pessoas com sensibilidades ou alergias a esses carboidratos.
As barras de proteína pura são saudáveis?
“Saudável” é diferente para todos. O que funciona para um indivíduo altamente ativo pode não ser ideal para alguém mais sedentário. Com isso em mente, as barras de proteína pura são saudáveis e têm alguns atributos que tradicionalmente consideramos saudáveis:
Embora essas sejam características positivas nas barras, há alguns componentes que devem ser considerados.
Álcool de açúcar, como o malitol, e o adoçante artificial Sucralose são usados em todas essas barras. É assim que os fabricantes conseguem fazer uma barra de sabor doce sem o açúcar e as calorias associadas.
Embora isso possa parecer positivo, sabe-se que os álcoois de açúcar, em particular, causam distúrbios digestivos e sintomas como inchaço e gás (as barras ainda têm um aviso afirmando isso).
Nem todo mundo pode experimentar isso ao consumir produtos que contenham álcoois de açúcar, mas vale a pena notar para a população que pode perceber esse desconforto digestivo.
No geral, essa é uma boa opção de barra para quem não é sensível a laticínios, soja e / ou álcoois de açúcar. Eu sempre incentivo comida inteira sempre que possível; no entanto, você certamente pode usar barras de proteína pura são saudáveis como parte de uma dieta completa.
As barras de proteína pura são saudáveis como complemento alimentar?
Claro, se você comer uma dieta variada, terá bons cuidados básicos. Os produtos proteicos são produtos de pura conveniência. E, especialmente, para atletas que já têm uma maior necessidade de proteínas, é simplesmente mais rápido, mais delicioso e mais fácil fazer um shake de baunilha após o exercício do que assar um frango.