As formas naturais para prevenir o mau hálito são uma forma fácil de se livrar do hálito indesejável, pois, o mau hálito pode ser evitado com alguns cuidados a mais com sua saúde bucal como evitar certos alimentos e o uso de fio dental e enxaguantes bucais.
O mau hálito é bastante embaraçoso e pode até levar à ansiedade de algumas pessoas. Também conhecida como halitose, pode ser mais do que apenas uma má higiene bucal. Por isso, bom higiene bucal é uma das principais formas naturais para prevenir o mau hálito.
Existem muitos produtos no mercado projetados para combater o mau hálito, como chicletes e balas de hortelã, mas essas coisas só podem aliviar temporariamente o sintoma sem combater o problema imediatamente.
Sem mencionar, alguns produtos não funcionam tão bem quanto outros. Para combater a halitose, você precisa encontrar a causa raiz. E utilizar de maneira fácil as formas naturais para prevenir o mau hálito.
Formas naturais para prevenir o mau hálito:
1. Escovar depois de comer:
Depois de comer, a produção de bactérias é aumentada pela decomposição de partículas de alimentos dentro e ao redor dos dentes, o que pode causar um mau cheiro.
Além disso, depois de digerir certos alimentos, como cebola e alho, os odores são transportados para os pulmões, o que afetará sua respiração também. Para evitar esses problemas, mantenha uma escova de dentes para usar depois de comer.
A pasta de dente que contém propriedades fluoretadas ou antibacterianas também pode ajudar a reduzir o mau hálito após as refeições. Por isso, é uma das principais formas naturais para prevenir o mau hálito.
2. Usar fio dental:
As bactérias da boca se alimentam de partículas de comida que ficam presas nos dentes, e esse processo pode levar a um cheiro desagradável na boca. Usar fio dental diariamente remove partículas perdidas e pode ajudar a manter seu mau hálito sob controle.
3. Limpar os aparelhos dentários:
Se você usar próteses parciais ou completas, limpe-as completamente pelo menos uma vez ao dia. Para retentores dentários ou protetores bucais, tome cuidado para limpá-los antes de colocá-los na boca. Aparelhos dentários que não são limpos regularmente podem abrigar bactérias causadoras de odor e partículas de alimentos.
4. Escovar a língua:
A superfície irregular da língua pode prender bactérias que podem produzir um odor desagradável. Além disso, fumar e boca seca crônica podem intensificar esses problemas. Usar um raspador de língua ou uma escova de dentes com um limpador de língua embutido pode ser benéfico para o tratamento do mau hálito.
5. Trocar a escova de dentes regularmente:
Você deve trocar as escovas de dente a cada dois a três meses, ou até mais cedo, se ficar desgastado. Usá-los mais do que isso pode levar a um acúmulo de halitose causando bactérias. Por isso, é uma das principais formas naturais para prevenir o mau hálito.
6. Evitar produtos de tabaco:
Fumar causa um odor desagradável por si só, mas também aumenta o risco de doenças gengivais, que podem causar mau hálito. No entanto, não são apenas os culpados os cigarros qualquer forma de tabaco pode levar a problemas com o mau hálito.
7. Ficar hidratado:
A boca seca também pode levar ao mau hálito, e é por isso que você deve beber bastante água e evitar bebidas como café, refrigerantes e álcool o que pode fazer com que sua boca fique ainda mais seca. Mascar chiclete ou chupar balas pode ajudar a estimular a saliva se a boca seca continuar sendo um problema.
8. Usar enxaguante bucal:
A escolha de um bom enxaguante bucal sem álcool não apenas ocultará os sinais existentes de halitose, mas também evitará o crescimento de novas bactérias na boca. O peróxido também pode funcionar como um bom substituto para o enxaguante bucal, embora possa ter um sabor bastante desagradável.
9. Usar purificadores naturais:
Há várias coisas que naturalmente podem ajudar a refrescar o fôlego. Por exemplo, um raminho de hortelã ou manjericão contém clorofila que neutraliza os odores da boca. Por isso, é uma das principais formas naturais para prevenir o mau hálito.
Além disso, o ácido cítrico encontrado nas cascas de limão ou laranja estimulará as glândulas salivares para ajudar a evitar a boca seca. Finalmente, um punhado de sementes de erva-doce ou cravo-da-índia tem qualidades anti-sépticas que podem combater bactérias causadoras de halitose.
10. Consultar dentista regularmente:
É recomendável que você consulte seu dentista a cada seis meses para verificar se há algum problema com seus dentes ou dentaduras. A cárie dentária pode ser a causa da halitose, mas essa condição não pode ser detectada sem visitas regulares.