As Principais Causas e Tratamentos Para Tosse são de certa forma, simples e conhecer-las pode trazer muitos benefícios para a saúde. Além disso, quando acometidos por uma infecção pulmonar, podemos apresentar crises de Tosse, na qual é uma defesa usada pelo organismo para ajudar a eliminar as mucosidades que estejam obstruindo as nossas vias respiratórias.
Porém, se com o passar dos dias a tosse se tornar seca e demorar a desaparecer, é sinal claro de que alguma coisa não vai bem. Estes sintomas devem ser levados a sério e não podem passar despercebidos, já que podem complicar o estado de saúde. Se após experimentar os remédios caseiros que recomendaremos o problema permanecer, consulte um médico o mais rápido possível.
O que é a Tosse: A Tosse é um mecanismo de defesa pulmonar fundamental, que permite a remoção de substâncias indesejadas e irritantes. Deve-se saber que a tosse não é estritamente uma doença, mas um sintoma. No entanto, a Tosse é quase sempre um processo patológico.
A Tosse é geralmente um reflexo que ocorre após a estimulação das vias respiratórias (traqueia e brônquios), que envia uma mensagem para o cérebro, no centro da tosse, que vai então desencadear a contração muscular (particularmente do diafragma). Quando o muco ou um agente irritante bloqueia as vias aéreas, o mecanismo de Tosse é usado para liberar a passagem de ar e facilitar a respiração.
Tipos de Tosse: Existem vários tipos de Tosse, os principais são:
- Tosse Alérgica: A Tosse alérgica é caracterizada por uma Tosse persistente que ocorre sempre que o indivíduo é exposto àquilo que ele tem alergia, que pode ser o pelo de gato ou de cachorro, poeira ou o pólen das flores ou a determinadas plantas, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão de remédios anti-histamínicos, como o Hixizine, mas é importante evitar o contato com o alérgeno para que a Tosse seja realmente curada.
- Tosse Seca: A Tosse seca pode ser causada por uma irritação na garganta causada pela inalação de fumaça, cigarro ou objeto estranho nas vias aéreas, por exemplo, e descobrir a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. A água é um bom remédio natural que pode ajudar no tratamento da tosse, pois ela irá manter a garganta hidratada, acalmando a Tosse.
- Tosse com Catarro: A Tosse com catarro pode ser causada por doenças respiratórias, como gripe, resfriado ou infecção respiratória, por exemplo. Neste caso ela vem acompanhada de outros sintomas, como dor no corpo e, por vezes, febre. Seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios para Tosse que ajudam na eliminação do catarro, mas sempre sob orientação médica para evitar complicações.
Causas da Tosse: Infecções recentes das vias aéreas superiores, como o resfriado comum ou a gripe, podem provocar tosse. Outras causas comuns são:
- Inibidores da ECA (medicamentos usados para controlar a pressão arterial)
- Rinossinusite alérgica (inflamação do nariz e dos seios nasais)
- Asma
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema ou bronquite crônica)
- Tabagismo
- Exposição à fumaça do cigarro
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Doenças pulmonares, como bronquiectase, doença pulmonar intersticial ou tumores
- Infecções do pulmão, como pneumonia ou bronquite aguda
- Sinusite levando a gotejamento pós-nasal
- Tuberculose.
Sintomas da Tosse: Os sintomas associados à Tosse podem ajudar a esclarecer sua causa. São eles: secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta e ar, queimação no estômago e gosto amargo na boca, Tosse com sangue (casos mais raros).
Como Tratar a Tosse: O tratamento para a Tosse persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante:
- Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia: a água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta;
- Tomar 1 colher de sopa de xarope de cenoura ou de orégano cerca de 3 vezes por dia: estes xaropes possuem propriedades antitússicas, diminuindo os acessos de Tosse. Veja como fazer estes xaropes em: Xarope caseiro para Tosse;
- Beber 1 xícara do chá de hortelã cerca de 3 vezes por dia: a hortelã tem ação tranquilizante, antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante, ajudando a aliviar a Tosse. Para fazer o chá basta adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir. Veja outras opções naturais para acabar com a Tosse clicando aqui.
- Tomar remédio para Tosse persistente sob orientação médica: um bom remédio é o Paracetamol + Codeína, pois ele atua no centro da Tosse inibindo este reflexo. Quando a tosse é causada por alergia, um ótimo remédio é a Cetirizina;
- Evitar a poeira dentro de casa, o contato com animais e a fumaça do cigarro: estas substâncias podem ser as causadoras da Tosse persistente e, por isso, devem ser evitadas.
Casos de Tosse persistente por mais de 1 semana, merecem mais atenção, especialmente se o indivíduo tiver asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. Ela pode significar uma piora do quadro e a necessidade de tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.