A asma é uma doença pulmonar comum que causa dificuldades respiratórias ocasionais. Afeta pessoas de todas as idades e geralmente começa na infância, embora também possa se desenvolver pela primeira vez em adultos.
Atualmente não há cura, mas existem tratamentos simples que podem ajudar a manter os sintomas sob controle para que não tenham um grande impacto em sua vida.
O que é:
Ocorre quando os brônquios, e as vias aéreas que transportam o ar de dentro e fora dos pulmões, ficam inflamadas e fecham-se. A inflamação e constrição fazem com que as paredes brônquicas aperta e as vias aéreas desenvolve bloqueios de excesso muco.
Sintomas:
Os sintomas da asma incluem falta de ar, tosse, dificuldade para dormir devido a dificuldades respiratórias, dor ou aperto no peito, chiado e ou assobiando enquanto respirar. A gravidade e a persistência dos sintomas varia entre os indivíduos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ataques:
Os ataques ocorrem quando os brônquios é perto demais, resultando em dificuldade de respiração e o oxigênio reduzido é transportado para órgãos. Ataques graves de asma pode causar a morte.
Progressão:
Indicações do agravamento incluem ataques mais frequentes e mais graves da asma, maior necessidade de broncodilatadores (medicamentos que abre os brônquios) e as taxas de pico do fluxo inferiores (uma medida do funcionamento do pulmão).
Tratamentos:
É geralmente tratada com um inalador, um pequeno dispositivo que permite respirar medicamentos.
Os principais tipos são:
- Inaladores de alívio – usados quando necessários para aliviar rapidamente os sintomas da asma por um curto período de tempo
- Inaladores preventivos – usados todos os dias para prevenir a ocorrência de sintomas de asma
Algumas pessoas também precisam tomar comprimidos.
Considerações:
Os sintomas da asma tendem a ser mais grave durante tarde da noite e início da manhã. Alérgenos, irritantes, exercício, infecções e o tempo também pode agravar a situação.