Aspergilose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Aspergilose é uma infecção, reação alérgica ou crescimento de fungos causado pelo fungo de Aspergilose. O fungo geralmente cresce em vegetação decadente e folhas mortas. A exposição ao fungo não garante necessariamente que você obtenha Aspergilose. Quase todos encontram o fungo diariamente e nunca contraem a doença.
É mais provável que infecte pessoas com um sistema imunológico fraco ou uma doença pulmonar. Diferentes tipos afetam o corpo de diferentes maneiras. Certas condições e medicamentos aumentam o risco de desenvolver cada tipo. Diferentes tipos de Aspergilose apresentam diferentes sintomas.
O que Causa: A doença é o resultado de uma combinação de exposição ao fungo de Aspergilose e um sistema imune fraco. O seguinte pode levar o fungo:
- Pilhas de compostagem:
- Grão armazenado:
- Folhas de maconha:
- Vegetação em decomposição:
Principais Sintomas: Os sintomas variam de acordo com o local acometido. Como a principal forma de infecção é através da inalação de esporos, os pulmões são geralmente os órgãos mais acometidos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Aspergilose Caso os fungos se espalhem pelo corpo, mais complicações podem surgir, sendo que uma Aspergilose não tratada pode levar à morte. O aspergiloma pulmonar, um dos tipos de Aspergilose, afeta não só os pulmões como também os seios paranasais e até mesmo os canais auditivos, por isso, pode provocar tosse, dificuldade para respirar, falta de ar, dor no peito, febre e tosse com sangue.
Já a Aspergilose invasiva ocorre menos frequentemente e afeta especialmente pessoas com o sistema imunológico deprimido. Nesses casos, o fungo se espalha rapidamente através do sangue para outros órgãos como o cérebro, os rins, o fígado e o coração, deixando a pessoa consideravelmente doente. Sintomas podem incluir delírio, calafrios, febre, insuficiência hepática, insuficiência renal, coágulos sanguíneos e dificuldade para respirar, levando frequentemente à morte.
Como Tratar: A medicação antifúngica trata todos os tipos de doenças. As drogas orais ou intravenosas, como o voriconazol, podem tratar o tipo invasivo de Aspergilose. Se você tem Aspergilose alérgica, você pode receber medicação que suprime seu sistema imunológico, como prednisona , juntamente com drogas antifúngicas.
Cirurgia: Se o fungo provoca infecção de suas válvulas cardíacas, a cirurgia é geralmente necessária para remover as áreas infectadas. Após a cirurgia, você receberá um tratamento antimicótico extensivo. Tenha em mente que a Aspergilose não é contagiosa.