Astaxantina: o que é, emagrece? para que serve, 15 benefícios do seu uso. além disso, A astaxantina é um antioxidante altamente eficaz, pertencente ao grupo dos carotenoides, encontrado em algas, peixes e moluscos.
Muitos pesquisadores levantaram os olhos para este antioxidante, entre outras coisas, pois parece ter efeitos benéficos na diabetes e na inflamação.
Assim, é um antioxidante muito potente e isso tem demonstrado vários efeitos positivos no organismo para vários tipos de doenças. Agora, veja mais detalhes sobre essa maravilha!
Astaxantina o que é?
A Astaxantina pertence ao grande grupo de carotenoides que consiste em mais de 600 substâncias diferentes que podem ser encontradas na natureza.
Os carotenóides são geralmente divididos em dois subgrupos: caroteno e xantofila. além disso, A Astaxantina pertence ao grupo da xantofila e é um antioxidante altamente potente e também um corante forte.
A Astaxantina é encontrada em algas, como Haemaococcus pluvialis, Chlorella zofingiensis, Chlorococcum e Phaffia rhodozyma.
Uma vez que muitos peixes comem algas, a Astaxantina também é encontrada em alguns peixes e frutos do mar, incluindo salmão, krillo, truta, camarão e caranguejo.
As algas Haemaococcus pluvialis produzem a Astaxantina como um mecanismo de proteção em situações estressantes, por exemplo, quando expostas a altas temperaturas, luz forte, deficiência de nitrogênio ou alta salinidade.
Astaxantina para que serve?
O carotenoide se parece muito com um ácido graxo em sua estrutura e consiste exatamente como a gordura de uma longa cadeia de hidrogênio e oxigênio ligada a ela.
Nas extremidades existem estruturas em anel e na estrutura existem ligações duplas regulares que unem os átomos de carbono.
No meio da cadeia de carbono da Astaxantina há uma ligação dupla com propriedades especiais e isso dá à Astaxantina sua característica cor vermelha.
O fato de a Astaxantina agir como um antioxidante também depende das propriedades dessa dupla ligação.
A ligação dupla pode doar elétrons a radicais livres instáveis e, portanto, altamente reativos.
Os radicais livres, se não forem interrompidos, podem causar estresse oxidativo e danificar as células do corpo.
Quando a ligação dupla doa elétrons aos radicais livres, eles podem capturá-los e transformar-se em compostos estáveis que não danificam as células.
O carotenoide também pode ligar-se tanto ao interior como ao exterior da membrana celular, protegendo assim toda a membrana dos radicais livres. Isso é algo único e faz da Astaxantina um antioxidante muito eficaz.
Alimentos ricos em astaxantina
A astaxantina é encontrada em vários alimentos, mas é particularmente abundante em certos tipos de frutos do mar e algas. Aqui está uma visão detalhada dos 20 principais alimentos ricos em astaxantina:
1. Algas
Esta microalga de água doce, frequentemente encontrada em ambientes natural, é a fonte natural mais rica de astaxantina do mundo. Contém cerca de 40.000 mcg de astaxantina por grama , uma concentração que excede em muito a encontrada em qualquer outra fonte.
2. Ovas de salmão vermelho
Como substituto do caviar, as ovas de salmão não são apenas uma escolha luxuosa, mas também ricas em nutrientes. É embalado com cerca de 26.000 mcg de astaxantina por 100 gramas, o que o torna uma fonte fantástica deste potente antioxidante.
3. Camarão Ártico
Estes camarões de água fria, encontrados nas águas geladas do Ártico, são um tesouro de astaxantina. Eles contêm aproximadamente 1.200 mcg de astaxantina por 100 gramas , fornecendo uma quantidade significativa deste composto benéfico.
4. Salmão
Conhecido por sua carne vermelha vibrante, o salmão selvagem cozido é rico em astaxantina, contendo cerca de 26 a 38 mcg por grama. Isso o torna uma ótima opção para quem busca aumentar a ingestão de astaxantina por meio da dieta.
5. Enguia
As enguias marinhas são ricas em astaxantina, com cerca de 18 a 28 mcg por grama. Isto torna a enguia um alimento altamente benéfico para aqueles que procuram incorporar mais astaxantina na sua dieta.
6. Dourada do Mar Vermelho
Este peixe, popular na culinária japonesa, não é apenas delicioso, mas também fornece cerca de 16 a 26 mcg de astaxantina por grama. Isso o torna uma escolha saudável e saborosa para a ingestão de astaxantina.
7. Pargo Vermelho
Um favorito entre os amantes de frutos do mar, o pargo não é conhecido apenas por seu sabor, mas também por seu conteúdo de astaxantina. Possui aproximadamente 10 a 20 mcg de astaxantina por grama.
8. Garoupa Vermelha
Este peixe de profundidade, conhecido pela sua textura firme e sabor suave, contém cerca de 1 a 10 mcg de astaxantina por grama , aumentando ainda mais os seus benefícios para a saúde.
9. Salmonete peixe
Um alimento básico na culinária mediterrânea, o salmonete não é apenas saboroso, mas também fornece cerca de 0,4 a 6 mcg de astaxantina por grama.
10. Truta arco-íris
Este peixe de água doce, conhecido pelo seu sabor delicado, é outra boa fonte de astaxantina, produzindo cerca de 0,3 a 4 mcg por grama.
11. Truta
Semelhante à truta arco-íris, este peixe fornece cerca de 0,2 a 3 mcg de astaxantina por grama, aumentando seu valor nutricional.
12. Camarão
O camarão é só um popular marisco, também, mas também contém cerca de 1 a 2 mcg de astaxantina por grama, o que o torna uma boa fonte deste antioxidante.
13. Lagosta
Crustáceos marinhos como lagostas oferecem cerca de 0,5 a 1 mcg de astaxantina por grama , aumentando seu perfil nutricional. aproveite e veja os tipos de lagostas.
14. Lagostins
Esses pequenos crustáceos, frequentemente usados na culinária sulista, contêm cerca de 0,4 a 0,8 mcg de astaxantina por grama.
15. Caranguejo
Semelhante às lagostas, os caranguejos também contêm astaxantina, mas em quantidades menores, contendo cerca de 0,2 a 0,6 mcg por grama. Apesar das quantidades mais baixas, ainda contribuem para a ingestão alimentar global de astaxantina.
Benefícios da astaxantina
1. Inflamação
A Astaxantina foi observada de várias maneiras para neutralizar o aparecimento de inflamação no corpo.
Extratos de ambos Haematococcus e Chlorococcum foram mostrados em camundongos para reduzir a quantidade de úlcera bacteriana, Helicobacti Pylori.
Em humanos, vários efeitos interessantes da Astaxantina foram observados, entre outras coisas, que a quantidade de múltiplas células imunes aumenta e que o marcador infeccioso proteína C-reativa (CRP) diminui em quantidade.
Além disso, observou-se que o Haematococcus pode ter um efeito protetor contra a inflamação em ambos os rins e olhos.
2. Ajuda a combater a fadiga
O carotenoide pode proporcionar uma melhor recuperação após o exercício e também foi visto que ajuda no desempenho atlético.
Também melhora a recuperação dos músculos, proporciona melhor resistência, maior força e melhores níveis de energia.
3. Doença cardiovascular
Na doença cardiovascular, o corpo geralmente sofre de estresse oxidativo e inflamação.
A Astaxantina demonstrou ter efeitos benéficos nessas condições, tanto em humanos como em humanos.
Nos camundongos, o fluxo sanguíneo nas artérias aumentou após a ingestão de Astaxantina e nas plaquetas tratadas com Astaxantina, o aumento dos níveis de óxido de nitrogênio pareceu causar vasodilatação.
4. Diabetes
Muitos pacientes diabéticos têm altos níveis de estresse oxidativo no corpo. Isto deve-se à hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), que por sua vez é causada pelas células secretoras de insulina no pâncreas que não funcionam adequadamente e que existe portanto insulina insuficiente no organismo.
A Astaxantina demonstrou melhorar os níveis de glicose e insulina, além de exercer um efeito protetor sobre as células produtoras de insulina e neutralizar os danos à glicose.
5. Saúde dos olhos
Devido às suas propriedades antioxidantes, a astaxantina beneficia a saúde da retina. Estudos mostram que indivíduos com problemas oculares que usam suplementos de astaxantina relatam melhorias nas funções relacionadas à visão. Também há evidências que sugerem que a astaxantina pode ser eficaz no alívio da fadiga ocular e outros sintomas.
6. Saúde cerebral
A astaxantina também é cada vez mais conhecida por apoiar a saúde do cérebro. Um estudo de 2012 descobriu que as pessoas que tomaram suplementos com astaxantina tiveram melhor desempenho em testes cognitivos e de aprendizagem do que aquelas que tomaram placebo.
7. Ajuda a saúde da pele
Além de melhorar a saúde do cérebro e do coração, a astaxantina também beneficia a saúde da pele. Estudos mostram que pode melhorar a aparência geral da pele e também tratar certas doenças da pele.
Um estudo de 2009 mostrou que a combinação de suplementação oral e aplicação tópica de astaxantina melhorou as rugas, manchas senis, textura da pele e teor de umidade da pele. Da mesma forma, um estudo em animais publicado na PLoS One também descobriu que a astaxantina foi capaz de melhorar significativamente os sintomas da dermatite atópica em ratos.
Além disso, a astaxantina protege “contra a deterioração da pele induzida por UV e ajuda a manter a pele saudável em pessoas saudáveis”, de acordo com um ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo em participantes saudáveis do estudo. (link do estudo)
Para obter melhores resultados, use astaxantina em combinação com uma rotina natural de cuidados com a pele , incluindo outros ingredientes como óleo da árvore do chá, vinagre de maçã e manteiga de karité.
7. Aumenta a fertilidade masculina
Estima-se que a infertilidade afete cerca de 15% dos casais em todo o mundo, com a infertilidade masculina contribuindo para até 50% dos casos. Desequilíbrios hormonais, problemas de ejaculação e varicocele, ou inchaço das veias do escroto, são causas comuns de infertilidade masculina.
Pesquisas promissoras descobriram que a astaxantina beneficia a fertilidade masculina e pode ajudar a melhorar a qualidade do esperma. Um pequeno estudo realizado no Hospital Universitário de Ghent descobriu que a astaxantina melhorou o movimento dos espermatozoides e aumentou a capacidade dos espermatozoides de fertilizar os óvulos. Além disso, os homens tratados com astaxantina alcançaram taxas mais elevadas de gravidez em comparação com o grupo placebo.
8. Melhora a função cognitiva
Muitos antioxidantes têm reputação de melhorar a cognição, o que não é surpreendente. Afinal, a redução do estresse oxidativo permite que muitas partes do corpo funcionem de forma mais eficiente.
A astaxantina não é exceção – um ensaio randomizado e controlado publicado em 2012, envolvendo 96 indivíduos, relatou uma melhora significativa na cognição após ser suplementado com o antioxidante por 12 semanas.
Outros benefícios da astaxantina para saúde
- Reduz as rugas;
- Reduz o inchaço facial junto com o ômega-3;
- É excepcionalmente anti-inflamatório;
- Protege os músculos e ajuda a aumentar a resistência;
- Reduz citocinas inflamatórias;
- Melhora a digestão;
- Tem uma infinidade de benefícios para a saúde e fornece proteção contra o estresse oxidativo.
Além de tudo isso, pesquisas laboratoriais mostraram que um extrato de algas que causa a Astaxantina retarda o crescimento de células de câncer de mama e câncer de pele.
O carotenoide também pode ajudar o coração de várias maneiras. Isso pode ser útil na prevenção de acúmulo de placa no coração do coração.
Astaxantina emagrece?
Astaxantina emagrece? ou não? calma vamos responder essa dúvida.
O sobrepeso e a obesidade produzem inflamação. O dano celular causado pela obesidade (radicais livres) pode desencadear uma resposta imunológica automática no corpo que causa inflamação crônica. O resultado a longo prazo da inflamação crónica pode levar a doenças crónicas relacionadas com o peso, tais como diabetes, doenças cardíacas e cancro.
Conclusão Foi demonstrado que a astaxantina natural inibe o ganho de peso e outros marcadores associados a uma dieta rica em gordura. Além disso, a astaxantina em combinação com o exercício é ainda mais eficaz na redução de peso devido à elevada capacidade antioxidante da astaxantina, ao efeito protetor durante a produção de energia nas mitocôndrias e ao efeito de queima de gordura.
No entanto, um programa que combina níveis sensatos de ingestão de alimentos, rotina de exercícios com astaxantina natural torna esse objetivo realista. Portanto, a astaxantina pode ajudar a evitar doenças relacionadas com a obesidade, mas poderá realmente ajudar-me a perder peso?
Sim. A astaxantina teve sucesso em vários estudos independentes na redução dos níveis de açúcar no sangue, bem como na redução significativa do colesterol. Pode ajudar o corpo a processar açúcar e gorduras em vez de armazená-los como gordura corporal.
Suplementação de astaxantina
Não consume esses tipos de peixes? Sem problemas!
A astaxantina também está disponível na forma de suplemento natural. É cuidadosamente extraído de algas ricas em astaxantina e convertido numa prática forma de cápsula para o ajudar a obter uma dose concentrada de forma rápida e fácil.
Certifique-se de procurar o extrato natural de astaxantina em vez da variedade sintética de astaxantina contendo aditivos para maximizar os benefícios à saúde.
Graças à sua crescente popularidade, você pode encontrar facilmente suplementos de astaxantina na maioria das farmácias e lojas de produtos naturais. Ele também está disponível em muitos varejistas on-line, caso você tenha problemas para encontrá-lo em sua área.
Certifique-se de procurar uma marca que use astaxantina natural derivada de microalgas em vez de astaxantina sintética. De acordo com um estudo publicad , a astaxantina natural é 20 vezes mais eficaz na eliminação de radicais livres do que a astaxantina sintética e, segundo os pesquisadores, a variedade artificial “pode não ser adequada como suplemento nutracêutico humano”.
As pessoas começam a adicionar astaxantina às suas dietas ou a tomar suplementos por diversos motivos. Alguns iniciam-no para aumentar a fertilidade, enquanto outros esperam apoiar uma melhor função cerebral. Outros usos potenciais da astaxantina incluem melhorar a saúde da pele e reduzir a inflamação.
Dose diária de astaxantina
Fabricantes suplementares podem sugerir quantidades variáveis de Astaxantina para diversos fins.
A maioria dos pequenos estudos até agora utilizou entre 2 mg e 24 mg por dia. No entanto, doses ideais de Astaxantina não foram submetidas a qualquer condição.
Qualidade e ingredientes ativos em suplementos dietéticos podem variar muito. Isso dificulta o estabelecimento de uma dose padrão.
Efeitos colaterais e riscos do uso de astaxantina
A quantidade de astaxantina encontrada em fontes alimentares integrais é geralmente segura e pode ser consumida com risco mínimo de efeitos colaterais.
Na forma de suplemento, entretanto, tem sido associado a alguns sintomas adversos leves. Se você sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, considere diminuir a dosagem ou interromper o uso.
Observe que esses sintomas são mais prováveis de ocorrer quando se toma uma dose alta de astaxantina em vez de uma dose baixa de suplemento ou quando se inclui uma ou duas porções de alimentos ricos em astaxantina em sua dieta.
Alguns dos efeitos colaterais da astaxantina mais comumente relatados incluem:
- Aumento da pigmentação da pele
- Níveis hormonais alterados
- Crescimento capilar
- Níveis sanguíneos de cálcio reduzidos
- Diminuição da pressão arterial
- Mudanças no desejo sexual
- Dor de estômago
- Aumento dos movimentos intestinais
- Cor de fezes vermelhas
Além disso, como as pesquisas sobre a segurança dos suplementos de astaxantina em mulheres grávidas ou amamentando são limitadas, é melhor permanecer seguro e recorrer a fontes alimentares para obter sua dose diária.