Início » Astaxantina: O que é, para que serve, como usar, benefícios e malefícios

Astaxantina: O que é, para que serve, como usar, benefícios e malefícios

A astaxantina é um antioxidante para saúde altamente eficaz, pertencente ao grupo dos carotenoides, encontrado em algas, peixes e moluscos.

astaxantina

A astaxantina é um antioxidante altamente eficaz, pertencente ao grupo dos carotenoides, encontrado em algas, peixes e moluscos.

Muitos pesquisadores levantaram os olhos para este antioxidante, entre outras coisas, pois parece ter efeitos benéficos na diabetes e na inflamação.

Assim, é um antioxidante muito potente e isso tem demonstrado vários efeitos positivos no organismo para vários tipos de doenças. Agora, veja mais detalhes sobre essa maravilha!

Astaxantina: O que é, para que serve, como usar, benefícios e malefícios
Astaxantina: O que é, para que serve, como usar, benefícios e malefícios

O que é astaxantina?

A Astaxantina pertence ao grande grupo de carotenoides que consiste em mais de 600 substâncias diferentes que podem ser encontradas na natureza.

Os carotenóides são geralmente divididos em dois subgrupos: caroteno e xantofila.

A Astaxantina pertence ao grupo da xantofila e é um antioxidante altamente potente e também um corante forte.

A Astaxantina é encontrada em algas, como Haemaococcus pluvialis, Chlorella zofingiensis, Chlorococcum e Phaffia rhodozyma.

Uma vez que muitos peixes comem algas, a Astaxantina também é encontrada em alguns peixes e frutos do mar, incluindo salmão, krillo, truta, camarão e caranguejo.

As algas Haemaococcus pluvialis produzem a Astaxantina como um mecanismo de proteção em situações estressantes, por exemplo, quando expostas a altas temperaturas, luz forte, deficiência de nitrogênio ou alta salinidade.

Para que serve astaxantina?

O carotenoide se parece muito com um ácido graxo em sua estrutura e consiste exatamente como a gordura de uma longa cadeia de hidrogênio e oxigênio ligada a ela.

Nas extremidades existem estruturas em anel e na estrutura existem ligações duplas regulares que unem os átomos de carbono.

No meio da cadeia de carbono da Astaxantina há uma ligação dupla com propriedades especiais e isso dá à Astaxantina sua característica cor vermelha.

O fato de a Astaxantina agir como um antioxidante também depende das propriedades dessa dupla ligação.

A ligação dupla pode doar elétrons a radicais livres instáveis ​​e, portanto, altamente reativos.

Os radicais livres, se não forem interrompidos, podem causar estresse oxidativo e danificar as células do corpo.

Quando a ligação dupla doa elétrons aos radicais livres, eles podem capturá-los e transformar-se em compostos estáveis ​​que não danificam as células.

O carotenoide também pode ligar-se tanto ao interior como ao exterior da membrana celular, protegendo assim toda a membrana dos radicais livres. Isso é algo único e faz da Astaxantina um antioxidante muito eficaz.

Alimentos Ricos em Astaxantina

Alimentos Ricos em Astaxantina
Alimentos Ricos em Astaxantina

Benefícios da astaxantina

Benefícios da astaxantina
Benefícios da astaxantina

1. Inflamação:

A Astaxantina foi observada de várias maneiras para neutralizar o aparecimento de inflamação no corpo.

Extratos de ambos Haematococcus e Chlorococcum foram mostrados em camundongos para reduzir a quantidade de úlcera bacteriana, Helicobacti Pylori.

Em humanos, vários efeitos interessantes da Astaxantina foram observados, entre outras coisas, que a quantidade de múltiplas células imunes aumenta e que o marcador infeccioso proteína C-reativa (CRP) diminui em quantidade.

Além disso, observou-se que o Haematococcus pode ter um efeito protetor contra a inflamação em ambos os rins e olhos.

2. Ajuda a combater a fadiga:

Benefícios da astaxantina
Benefícios da astaxantina

O carotenoide pode proporcionar uma melhor recuperação após o exercício e também foi visto que ajuda no desempenho atlético.

Também melhora a recuperação dos músculos, proporciona melhor resistência, maior força e melhores níveis de energia.

3. Doença cardiovascular:

Na doença cardiovascular, o corpo geralmente sofre de estresse oxidativo e inflamação.

A Astaxantina demonstrou ter efeitos benéficos nessas condições, tanto em humanos como em humanos.

Nos camundongos, o fluxo sanguíneo nas artérias aumentou após a ingestão de Astaxantina e nas plaquetas tratadas com Astaxantina, o aumento dos níveis de óxido de nitrogênio pareceu causar vasodilatação.

4. Diabetes:

Muitos pacientes diabéticos têm altos níveis de estresse oxidativo no corpo. Isto deve-se à hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), que por sua vez é causada pelas células secretoras de insulina no pâncreas que não funcionam adequadamente e que existe portanto insulina insuficiente no organismo.

A Astaxantina demonstrou melhorar os níveis de glicose e insulina, além de exercer um efeito protetor sobre as células produtoras de insulina e neutralizar os danos à glicose.

Benefícios da astaxantina
Benefícios da astaxantina

Outros benefícios da astaxantina para saúde

  • Reduz as rugas;
  • Reduz manchas de idade, as chamadas manchas de pigmento;
  • Reduz o inchaço facial junto com o ômega-3;
  • É excepcionalmente anti-inflamatório;
  • Protege os músculos e ajuda a aumentar a resistência;
  • Protege o cérebro e o olho;
  • Reduz citocinas inflamatórias;
  • Melhora a digestão;
  • Tem uma infinidade de benefícios para a saúde e fornece proteção contra o estresse oxidativo.

Além de tudo isso, pesquisas laboratoriais mostraram que um extrato de algas que causa a Astaxantina retarda o crescimento de células de câncer de mama e câncer de pele.

O carotenoide também pode ajudar o coração de várias maneiras. Isso pode ser útil na prevenção de acúmulo de placa no coração do coração.

Dose de astaxantina

Fabricantes suplementares podem sugerir quantidades variáveis ​​de Astaxantina para diversos fins.

A maioria dos pequenos estudos até agora utilizou entre 2 mg e 24 mg por dia. No entanto, doses ideais de Astaxantina não foram submetidas a qualquer condição.

Qualidade e ingredientes ativos em suplementos dietéticos podem variar muito. Isso dificulta o estabelecimento de uma dose padrão.

Malefícios da astaxantina

Você também deve saber sobre os efeitos colaterais da Astaxantina. Nenhum efeito colateral tóxico está relacionado com overdose de Astaxantina.

No entanto, efeitos colaterais leves a moderados são observados com altas doses do mesmo. Alguns efeitos colaterais incluem:

  • Anemia aplástica;
  • Lesão ocular por causa da formação de cristais;
  • Libido diminuída;
  • Redução da pressão arterial;
  • Pigmentação da pele aprimorada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.