Astrágalo a raiz que pode impulsionar o sistema imunológico entre outros benefícios, o astrágalo pode protegê-lo contra resfriados sazonais. Além disso, entrar no corredor do suplemento pode ser avassalador, especialmente quando você nem sabe ao certo quais são os adaptógenos e se eles realmente o ajudarão.
Primeiro, um rápido colapso: os adaptógenos são ervas comestíveis e não tóxicas que ajudam o corpo a se adaptar a uma variedade de estressores.
Embora seja divertido imaginá-lo como o primo astral dos aspargos, não é uma fantasia. A sua raiz é um impulsionador imunológico muito real e poderoso que vale a pena aprender e incorporar em um estilo de vida saudável.
O que é astrágalo?
Uma planta perene, o astrágalo tem suas raízes na medicina tradicional chinesa (MTC), que remonta a 2.000 anos. Esta erva adaptógena é um membro da família Fabaceae ou Leguminosae (ervilha ou leguminosa), a terceira maior família de plantas do mundo.
Mais conhecido como astrágalo (também conhecido como ‘líder amarelo’, talvez conhecido por sua rica cor amarela) ou ervilhaca, é comemorado pelas raízes fibrosas que podem crescer até um metro e meio de altura. É nativa do norte e leste da China e foi introduzida na América do Norte em 1925 pelo USDA, quando as vagens se tornaram disponíveis para muitos curiosos jardineiros de ervas.
Continua a ser um favorito no MTC hoje e é considerada uma das melhores ervas tônicas disponíveis. Seja para energizar o corpo, fortalecer a imunidade ou nutrir e saciar o apetite, ele pode afastar o estresse físico e mental e ajudar a combater várias doenças.
Quais os benefícios do astrágalo para saúde?
Embora existam mais de 2.000 espécies de astrágalo, apenas duas são usadas principalmente em suplementos medicinais e nutricionais, Astragalus membranaceus e Astragalus mongholicu.
Contendo três compostos vegetais ativos, saponinas, flavonoides e polissacarídeos, o astrágalo pode fornecer vários benefícios imunológicos e antioxidantes, especialmente quando tomados diariamente.
Primeiro, observou-se que as saponinas reduzem o colesterol, estimulam o sistema imunológico e potencialmente previnem o câncer. Os flavonoides possuem qualidades antioxidantes que podem diminuir os danos dos radicais livres e podem ajudar a prevenir imunodeficiências, doenças cardíacas e câncer.
Os polissacarídeos (carboidratos poliméricos) são compostos bioativos que possuem benefícios antitumorais, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antioxidantes e antivirais.
1. Protege de resfriados, gripes e alergias:
Para iniciantes, o esta raiz é amplamente utilizado para ajudar no tratamento do resfriado e gripe, além de alergias sazonais.
Herbalista e fundador da Urban Moonshine, Jovial King, e nutricionista clínico, Dr. Josh Ax, recomendam o uso regular de adaptógenos em sua rotina. Especialmente antes da chegada dos meses frios do inverno, porque o astrágalo pode ajudar a prevenir resfriados e doenças respiratórias superiores.
Além disso, estudos mostram que ele pode aumentar a contagem de glóbulos brancos, o que ajuda o sistema imunológico a prevenir doenças.
2. Melhora a saúde do coração:
Além de suas capacidades protetoras e antivirais, o astrágalo foi estudado por seus benefícios à saúde do coração. Foi demonstrado que fortalece os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo do coração.
Por exemplo, um estudo clínico focado em pacientes com insuficiência cardíaca crônica revelou que aqueles que tomavam astrágalo experimentaram mais melhorias na função cardíaca em comparação com o grupo que não tomou.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Ajuda com os efeitos colaterais da quimioterapia:
Em pacientes com efeitos colaterais negativos da quimioterapia, o astrágalo pode ser útil. De acordo com um estudo clínico, pacientes submetidos à quimioterapia enquanto tomavam astrágalo intravenoso tiveram sintomas de náusea reduzidos em 36%, vômitos reduzidos em 50% e diarreia reduzida em 59%.
Além disso, o uso do astrágalo pode diminuir e retardar o crescimento do tumor enquanto se constrói células de combate ao câncer em pacientes submetidos à quimioterapia para câncer hepático.
4. Pode ajudar a gerenciar o diabetes:
Os compostos ativos no astrágalo também podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, aumentando os níveis de insulina e reduzindo a inflamação.
Na China, é a erva prescrita com mais frequência no controle do diabetes. Um estudo de 2016, mostrou que tomar a erva todos os dias melhorava os níveis de açúcar no sangue após o jejum e após as refeições para aqueles com diabetes tipo 2.
5. Suporta função renal:
Por fim, também pode apoiar o funcionamento saudável dos rins e tem sido frequentemente usado para tratar doenças renais na China. Mas são necessárias mais pesquisas para observações conclusivas.
Possíveis efeitos colaterais do astrágalo:
O astrágalo é seguro, sem efeitos colaterais graves conhecidos, embora possa ter alguns efeitos colaterais quando misturado com outras ervas ou suplementos.
Nossa sugestão: comece com pequenas doses. Alguns estudos em animais revelaram que pode não ser seguro para mulheres grávidas e que amamentam.
“Pessoas com doenças autoimunes devem conversar com seus médicos antes de iniciar o astrágalo por causa de sua capacidade de estimular o sistema imunológico. Indivíduos com doenças como esclerose múltipla, artrite reumatoide e outras condições do sistema imunológico podem ser especialmente sensíveis ao astrágalo“, alerta Josh. Machado.
Como usar o astrágalo?
Os suplementos de astrágalo vêm em cápsulas, pós, tinturas e chás. Além de seus benefícios medicinais, seu perfil de sabor diferenciado o torna uma adição emocionante a alimentos e bebidas: é terroso, um toque amargo e, no entanto, um pouco doce.
De acordo com herbalistas e estudos médicos, combina bem com outros suplementos como echinacea, ginseng, alcaçuz, sálvia e dang gui (raiz de angelica sinensis).
Suas habilidades antimicrobianas o tornam útil para irritações da pele e dermatite atópica. Por causa de seus componentes antioxidantes, pode ajudar a combater os danos dos radicais livres e reduzir as linhas finas e manchas solares.
O herbalista clínico de Los Angeles e fundador da Zizia Botanicals, Abbe Findley, usa astrágalo frequentemente com os clientes, afirmando: “funciona bem em uma variedade de preparações à base de plantas. Meus favoritos incluem tintura, chá, pó e cozinhar com ele. Eu uso astrágalo na minha prática herbal para criar imunidade, melhorar os níveis de energia e recomendá-lo como uma erva tônica para aqueles com problemas crônicos de saúde. ”
A Findley recomenda adicionar 1 a 2 colheres de sopa à sopa, caldo ou arroz durante o processo de cozimento ou transformá-lo em um chá quente adicionando uma colher de chá à água quente.