Aterosclerose – Causas, Sintomas, Tratamentos A Aterosclerose (ou doença vascular arteriosclerótica) é uma condição em que as Artérias tornam-se estreitadas e endurecidas devido a uma acumulação excessiva de placa ao redor da parede da artéria. A doença interrompe o fluxo de sangue ao redor do corpo, apresentando graves complicações cardiovasculares. As Artérias contêm o que se denomina endotélio , uma fina camada de células que mantém a Artéria suave e permite que o sangue flua facilmente.
A Aterosclerose começa quando o endotélio fica danificado, permitindo que o colesterol LDL se acumule na parede da Artéria. O corpo envia glóbulos brancos de macrófagos para limpar o colesterol, mas às vezes as células ficam presas no local afetado. Ao longo do tempo, isso resulta na formação de placas, consistindo em colesterol ruim (colesterol LDL) e glóbulos brancos de macrófagos. A placa bloqueia a Artéria, interrompendo o fluxo de sangue ao redor do corpo. Isso potencialmente causa coágulos sanguíneos que podem resultar em condições que ameaçam a vida, tais como ataque cardíaco , acidente vascular cerebral e outras doenças cardiovasculares.
Causas da Aterosclerose:
A Aterosclerose é causada por glóbulos brancos de macrófagos e gorduras que se acumulam nas Artérias – os glóbulos brancos são originalmente enviados pelo sistema imunológico do corpo para limpar os bolsos de colesterol LDL.
Quando se apegam a uma Artéria segregam uma molécula chamada netrin-1, isso impede a migração normal dos macrófagos para fora das Artérias. Como resultado, o que você deixou é uma mistura de bolsas de colesterol e glóbulos brancos, esta é a placa que pode perturbar o fluxo sanguíneo.
Certos fatores que podem danificar a área interna da Artéria (endotélio) e podem desencadear a Aterosclerose incluem:
- Pressão alta
- Níveis elevados de colesterol
- Fumando
- Níveis elevados de açúcar no sangue
Os Sintomas da Aterosclerose:
Um sintoma é algo que o paciente sente e descreve, como a dor, enquanto um sinal pode ser detectado por outras pessoas, como uma erupção cutânea. Os primeiros sinais de Aterosclerose podem começar a se desenvolver durante a adolescência, com estrias de glóbulos brancos aparecendo na parede da Artéria. Os sintomas da doença dependem de quais Artérias são afetadas.
As Artérias carótidas fornecem sangue ao cérebro, quando o suprimento de sangue é limitado, os pacientes podem sofrer acidente vascular cerebral e podem experimentar:
- Fraqueza
- Dificuldade ao respirar
- Dor de cabeça
- Entorpecimento facial
- Paralisia
Tratamentos para Aterosclerose:
Aqueles que estão em risco de desenvolver Aterosclerose provavelmente serão informados por seu médico para mudar seu estilo de vida e manter um peso saudável. Em alguns casos, o tratamento pode incluir medicamentos ou cirurgias.
- Mudanças de estilo de vida – As mudanças irão se concentrar no controle de peso, atividade física e uma dieta saudável. O seu médico pode recomendar a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e limitar a ingestão de gorduras saturadas, sódio e álcool. Você pode ler mais informações sobre o que é uma dieta saudável aqui .
- Medicação – O médico pode prescrever medicamentos para evitar a formação de placa ou para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos (anteplatelets). Outros medicamentos, como as estatinas, podem ser prescritos para reduzir o colesterol e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) para baixar a pressão arterial.
- Cirurgia – Os casos graves de Aterosclerose podem ser tratados por procedimentos cirúrgicos, como angioplastia ou revascularização do miocárdio (CRM).