Atomoxetina – Para que Serve, Indicações e Contraindicação. Além disso, a atomoxetina é usada para tratar o transtorno de hiperatividade com déficit de atenção ( TDAH ) como parte de um plano de tratamento total, incluindo tratamentos psicológicos, sociais e outros. Isso pode ajudar a aumentar a capacidade de prestar atenção, concentrar-se, manter-se focado e parar de mexer. É pensado para o trabalho, restaurando o equilíbrio de certas substâncias naturais (neurotransmissores) no cérebro. Então, confira Atomoxetina – Para que Serve, Indicações e Contraindicação.Indicação da Atomoxetina: Tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH ). Também pode ser usado para outras condições, conforme determinado pelo seu médico. A atomoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de norepinefrina. Exatamente como funciona para tratar o TDAH não é conhecido. Atomoxetina aumenta certos produtos químicos no cérebro que podem ajudar a melhorar a capacidade de atenção e comportamento.
Efeitos Colaterais da Atomoxetina: Atomoxetina é uma droga e, como tal, também provoca alguns efeitos secundários, no entanto estes são geralmente leves e geralmente desaparecem como o corpo se ajusta ao tratamento. No entanto, os problemas mais comuns associados à sua utilização são distúrbios gastrointestinais, como náuseas, dor abdominal, perda de peso, hiperoxia e epigastralgia. Ele também é comum para crianças a tomar atomoxetina ter sonolência, dispepsia, tonturas, dores de cabeça e fadiga.
Embora este efeito adverso é menos frequente, que também tem sido apreciado crescimento criança retardada. Este problema é devido ao efeito da atomoxetina no metabolismo da criança, mas é normalmente reversível após 18 meses de tratamento. Ainda assim, os especialistas recomendam manter sob observação o tamanho e altura das crianças que seguem este tratamento, a fim de diminuir a dose se necessário.
Outros efeitos secundários desta droga podem ser irritabilidade. De fato, a evidência científica dizer que cerca de 8% das crianças com TDAH que se submetem a este tratamento frequentemente relatam irritabilidade e, até um menor grau, alterações de humor e agressividade.
Contraindicação da Atomoxetina: as contraindicações da atomoxetina são diversos, por isso fique atendo, pessoas com Hipersensibilidade à substância ativa não pode consumir a atomoxetina. Atomoxetina não deve ser utilizada em combinação com inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs).
- Atomoxetina não deve ser usada pelo menos durante as duas semanas após a interrupção da terapêutica com IMAO.
Só deve iniciar-se o tratamento com um IMAO, 2 semanas após ter sido interrompido o tratamento com atomoxetina. - Atomoxetina não deve ser utilizada em doentes com glaucoma de ângulo fechado, uma vez que em ensaios clínicos, o uso de Atomoxetina foi associado a uma incidência aumentada de midríase.
- Atomoxetina não deve ser utilizada em doentes com perturbações cardiovasculares ou cerebrovasculares graves. As perturbações cardiovasculares graves podem incluir hipertensão grave, insuficiência cardíaca, doença oclusiva arterial, angina, doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa, cardiomiopatias, enfarte do miocárdio, arritmias que podem colocar a vida em risco e canalopatias (perturbações causadas pela disfunção dos canais iônicos). As perturbações cerebrovasculares podem incluir aneurisma cerebral ou AVC.
- Atomoxetina não deve ser utilizada em doentes com feocromocitoma ou história de feocromocitoma.