Atrofia Muscular – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Atrofia Muscular é uma expressão usada para se referir a diminuição músculo (massa muscular) e, consequentemente, da sua força. Existem dois tipos de Atrofia Muscular. A atrofia de desuso ocorre com a falta de atividade física. Na maioria das pessoas, a Atrofia Muscular é causada pela não utilização suficiente dos músculos.
As pessoas com empregos onde devem ficar sentadas, pessoas com condições médicas que limitam seus movimentos, ou níveis de atividade reduzidos podem perder o tônus muscular e desenvolver a atrofia. Este tipo de atrofia pode ser revertida com exercícios e uma melhor nutrição. Pessoas acamadas podem ter perda de massa muscular significativa. Os astronautas que estão longe de gravidade da Terra podem desenvolver diminuição do tônus muscular depois de apenas alguns dias na gravidade zero, motivo pelo qual eles constantemente tem que fazer exercícios físicos.
O tipo mais grave de Atrofia Muscular é a atrofia neurogênica. Ela ocorre quando existe uma lesão ou doença de um nervo que se conecta ao músculo. Este tipo de Atrofia Muscular tende a ocorrer “de repente”, diferentemente da atrofia por desuso. Exemplos de doenças que afetam os nervos que controlam os músculos são:
- A esclerose lateral amiotrófica ou doença de Lou Gehrig;
- A síndrome de Guillain-Barré;
- Neuropatia;
- Pólio (poliomielite).
Embora as pessoas possam adaptar-se à Atrofia Muscular, mesmo em menor grau geralmente provoca alguma perda de movimento ou força.
Causas da Atrofia Muscular: Os músculos não utilizados podem perder se você não estiver ativo. Mesmo após o início, esse tipo de atrofia pode ser revertido com exercícios e nutrição melhorada. Atrofia Muscular também pode acontecer se você estiver acamado ou incapaz de mover determinadas partes do corpo devido a uma condição médica.
Outras causas da Atrofia Muscular incluem:
- Falta de atividade física por um longo período de tempo
- envelhecimento
- Miopatia associada ao álcool, uma dor e fraqueza nos músculos devido ao consumo excessivo durante longos períodos de tempo
- Queima
- Lesões, como um manguito rotador rasgado ou ossos quebrados
- desnutrição
- Lesões da medula espinhal ou do nervo periférico
- acidente vascular encefálico
- Terapia com corticosteroides a longo prazo
Sintomas da Atrofia Muscular: Você pode ter Atrofia Muscular se:
- Um dos seus braços ou pernas é visivelmente menor que o outro.
- Você está enfrentando uma fraqueza acentuada em um membro.
- Você ficou fisicamente inativo há muito tempo.
Entre em contato com seu médico para ter um exame médico completo se você acredita que pode ter Atrofia Muscular ou se não conseguir mover-se normalmente. Você pode ter uma condição não diagnosticada que requer tratamento. O seu médico poderá fornecer-lhe opções de dieta e exercício.
Tratamentos da Atrofia Muscular: O tratamento dependerá do diagnóstico e da gravidade da perda muscular. Qualquer condição médica subjacente deve ser abordada. Os tratamentos comuns para a Atrofia Muscular incluem:
- exercício
- Fisioterapia
- Terapia de ultra-som
- cirurgia
- Mudanças na dieta
Os exercícios recomendados podem incluir exercícios de água para facilitar o movimento. Os fisioterapeutas também podem ensinar-lhe as formas corretas de exercício. Um fisioterapeuta pode mover seus braços e pernas para você, se você tiver problemas para se mover. A terapia de ultra-som é um procedimento não-invasivo que usa ondas sonoras para auxiliar na cura. Além disso, a cirurgia pode ser necessária se seus tendões, ligamentos, pele ou músculos forem muito apertados e impedindo que você se mova. Esta condição é chamada deformidade contrária.
A cirurgia pode corrigir a deformidade da contratura se sua Atrofia Muscular for devida à desnutrição. E um tendão rasgado pode causar Atrofia Muscular, mas a cirurgia também pode corrigi-la. O seu médico irá aconselhá-lo sobre uma nutrição adequada e sugerir suplementos dietéticos adequados, se necessário.