Azeitonas pretas ou verdes engordam? As azeitonas contêm cerca de 80% de água, mas são mais conhecidas pelo seu bom teor de gordura.
As azeitonas têm cerca de 10-15% de gordura, que é principalmente uma gordura monoinsaturada conhecida como ácido oleico, que foi pesquisada por seus muitos benefícios à saúde, incluindo a redução de inflamação e doenças cardíacas.
Azeitonas pretas ou verdes engordam?
Azeitonas pretas ou verdes engordam? É uma dúvida bem frequente aqui no Blog Dicas de saúde, hoje iremos, responde isto.
Ambos são ricos em gorduras mono e poli-insaturadas e contêm quantidades semelhantes de minerais, mas não têm a mesma quantidade de calorias
As azeitonas são os alimentos que causam dependência. Quando você começa a comê-los, é difícil parar.
Mas você tem que saber melhor sobre ela engorda ou não, se não quiser consumir mais calorias do que o recomendado.
Se você se preocupa com a alimentação e não quer abrir mão desse nosso aperitivo, tem que optar pelas verdes porque as pretas são os que mais engordam.
A primeira coisa que devemos saber é que todas as azeitonas eram ou são verdes antes de ficarem roxas e pretas.
As primeiras são assim porque são colhidas antes de atingirem a maturidade, enquanto as pretas permanecem na árvore até atingirem o seu pleno desenvolvimento.
Azeitona engorda: A diferença está na gordura?
Esse detalhe faz a diferença em termos da quantidade de calorias que cada um contribui. As pretas tem perdido água por isso concentram mais óleo. Além disso, não costumam sofrer fermentação, pelo que a conservam após maduras.
Azeitona engorda: E quanto mais gordura, mais calorias?
100 gramas de azeitonas verdes sem caroço fornecem 166 kcal, 1 g de açúcares e 16,7 g de gorduras, a maioria delas insaturadas ou poli-insaturadas, ou seja, boas; a mesma quantidade de azeitonas pretas, contém 299 kcal, 4 g de açúcares e 30g de gorduras do mesmo tipo, quase o dobro em comparação com as azeitonas verdes.
Não há outras grandes diferenças do ponto de vista nutricional. Todos eles são ricos em gorduras mono e poli-insaturadas e contêm quantidades semelhantes de minerais, como ferro e cobre, magnésio e potássio.
Também vitamina E, antioxidantes como polifenóis ((https://fdc.nal.usda.gov/))e flavonoides, que possuem efeitos benéficos nas ações anti-inflamatórios no corpo.
Azeitona engorda: O sal também importa?
Todos eles contêm sódio, ou seja, sal, embora também existam diferenças a esse respeito.
As Azeitonas verdes são os menos indicados para quem sofre de doenças nas quais esse elemento é importante, como as relacionadas à hipertensão ou às artérias coronárias.
Contêm entre 218 e 360 mg, 14 a 24% do total que deve ser ingerido em um dia, contra 115 e 125 miligramas para mulheres, o que representa 8% do total recomendado, quantidades não desprezíveis.
O sal não vem, porém, da própria azeitona, mas sim do processo de conserva que deve ser realizado para torná-los comestíveis.
Recém-colhidos da árvore, tanto as azeitonas verdes como as azeitonas pretas são duros e amargos e têm de ser submetidos a um tratamento que os torna digeríveis e saborosos.
Afinal, azeitonas engordam?
No Processo que faz elas ficarem “Maduras”, elas são imersas em alguma solução com alvejante e posteriormente fermentadas em salmoura (água com cloreto de sódio), que produz bactérias que fermentam os açúcares para convertê-los em ácido lático.
Assim, eles amolecem e se tornam mais digestivos, mas bastante salgados.
Normalmente, as azeitonas pretas não fermentam, por isso têm mais gorduras e açúcares, portanto, são mais calóricas.
No processo de fermentação, que pode durar entre 6 e 12 meses, são adicionados temperos e elementos muito diversos para lhes proporcionar o seu sabor particular, habitualmente característico de uma zona, região ou pais.
Por isso, e pelas diferentes variedades de azeitonas, existem tantos e tão diversos processos.
Este processo inclui ervas aromáticas, especiarias, vinagre, limão, alho, entre muitos outros.
As azeitonas pretas costumam ficar mais naturais e parecem um pouco secas, enquanto as verdes também são mantidas em água durante a comercialização, porque evita que sequem e estraguem.
Outra de suas propriedades nutricionais são sua riqueza em fibras. Ao serem fermentados, ajudam a manter a flora bacteriana, aumentam a salivação e estimulam a produção de suco gástrico.
Além disso, o potássio e o cálcio ajudam a limpar os resíduos das células, promovem a eliminação de fluidos e atuam como músculos relevantes.