Azia – O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos, para que você acabe com esse mal estar que é a azia, é recomendado que você conheça a origem desse problema. Além disso, mais ou menos nas duas primeiras horas depois da refeição, você sente aquela queimação que toma conta do trajeto do esôfago e traz um gosto ácido na boca, os sintomas são sempre os mesmos. A sensação de Azia pode ser bem desagradável, porém pode ser tratada e evitada com mudanças e orientações simples que podem aliviar a Azia.
O que é Azia? A Azia é uma sensação de queimação vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Pode se apresentar como uma dor que se irradia pelo peito, pescoço ou a garganta. Os episódios de azia podem ser ocasionais ou frequentes, podendo interferir na rotina e qualidade de vida do paciente, e até ser sinal de algum problema mais grave.
O prazer da refeição dura pouco para os 20 milhões de brasileiros que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são obrigados a lidar com a queimação no estômago causada pelo sintoma da Azia. O número levantado já é alto, mas tende a ser ainda maior, já que a maioria das pessoas que convive com a azia dificilmente busca um especialista na tentativa de resolvê-la. A maioria dos pacientes procura, por conta própria, medicamentos ou soluções naturais para amenizar o desconforto causado pela Azia. Os sintomas acabam melhorando temporariamente, mas voltam a incomodar em pouco tempo sem tratamento médico.A postergação do tratamento também pode gerar consequências para a saúde do paciente.
A Azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali.
Azia Pode ser Perigosa: A Azia ocasional não é perigosa, mas Azia crônica ou doença do refluxo gastroesofágico pode levar a sérios problemas. Azia é uma ocorrência semanal para cerca de 20% da população e muito comum em mulheres grávidas.
Principais Causas da Azia: A Azia pode ser fruto de alguns comportamentos, que você deve evitar, caso você não queira ser incomodado com os desconfortos que a Azia provoca. Então confira as principais causas da Azia:
A Forma Como se Come:
- Ingerir grandes refeições pode levar o seu estômago a produzir demasiado ácido. “Encher” fisicamente o estômago em demasia também pode provocar pressão e levar à libertação do ácido.
- Comer de forma irregular ou muito rapidamente pode fazer com que os níveis de ácido não tenham tempo para se regular.
- Comer depressa ou antes de deitar pode facilitar a libertação do ácido para o esófago.
Alimentos que Consumimos:
- Alimentos gordurosos tendem a ficar mais tempo no estômago porque as gorduras são de digestão mais lenta.
- Alimentos como o chocolate e a hortelã podem ter um efeito relaxante no esfíncter (anel do músculo) à entrada do estômago fazendo com que o ácido suba.
- Alimentos picantes, produtos com tomate ou cebola também podem desencadear estes problemas.
Bebidas que se Ingere:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Bebidas com cafeína e álcool tendem a aumentar a acidez do estômago.
- Bebidas muito quentes e sumos de citrinos também podem desencadear estes problemas.
Gravidez:
- Alterações hormonais durante a gravidez.
- Pressão física do bebé no tracto digestivo da mulher.
Outras Causas da Azia são:
- Stress.
- Alguns medicamentos, como por exemplo, para problemas de coração, asma e hipertensão podem fazer o seu estômago produzir mais ácido.
- Ter excesso de peso.
- Usar roupas apertadas pode colocar pressão sobre o seu estômago.
- Fumar pode estimular a produção de ácido e causar relaxamento do esfíncter.
Principais Sintomas da Azia: Os principais sintomas da Azia são uma sensação de “queimação” retroesternal (atrás do esterno), má digestão, gosto amargo ou ácido na boca, regurgitação (subida do conteúdo do estômago até a garganta), arrotos, tosse e dor no peito. A dor da Azia às vezes sobe pelo peito e se irradia para a garganta. Algumas dores de ataques cardíacos podem ser confundidas com a da Azia. Nem todas as pessoas apresentam todos estes sintomas ao mesmo tempo. Na gravidez, a ocorrência de Azia é comum porque o crescimento do bebê empurra o estômago para cima, facilitando o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago.
Quais são os Fatores de Risco? Existe maior probabilidade de um indivíduo ter Azia se o mesmo apresentar hérnia de hiato. A mesma ocorre quando parte do esôfago tem projeção para interior da cavidade torácica. Isso enfraquece o esfíncter e contribui o retorno do ácido do estômago ao esôfago, gerando então a Azia.
A gestação e utilização excessiva dos medicamentos também podem gerar ou tornar mais forte a Azia. A ingestão de determinados alimentos também pode contribuir aos sintomas do problema. São alimentos e bebidas com capacidade de gerar Azia pimentas, álcool, café, chocolate, frituras, alimentos gordurosos, ketchup, cebolas, mostarda, suco de laranja, molho de tomate, refrigerantes e vinagre.
Tratamento Para a Azia: Um ótimo remédio caseiro para acabar com a Azia é o chá de funcho. Ele deve ser bebido em pequenos goles, morno, após as refeições. Outras opções são tomar o suco de um limão puro ou meio copo de leite puro gelado. Além disso, também é recomendado:
- Não comer muito;
- Evitar alimentos ácidos, gordurosos, picantes ou muito condimentados;
- Não fumar;
- Não beber nada durante as refeições;
- Não deitar-se logo após comer;
- Usar um travesseiro alto para dormir ou colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama;
- Não usar roupas justas ou apertadas;
- Não ficar muito tempo sem comer;
- Fazer exercícios físicos com regularidade;
- Só tomar medicamentos sob orientação médica.
Os melhores remédios para Azia são os antiácidos, como Ranitidina, Pepsamar e Omeprazol. Mas é importante dizer que os antiácidos atuam diminuindo a acidez do estômago e podem ser eficazes na Azia, mas nem sempre resolvem a causa da azia, e por isso é importante consultar um médico.