O Bactrim é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis. Além disso, o Bactrim pode ser combinado com outros remédios, pois à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de infecções.
A ação medicamentosa de Bactrim Forte começa logo após a primeira tomada, no entanto, os germes não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre e dor, desapareçam, é necessário continuar a tomar o Bactrim pelo período que o médico estabeleceu.
O que é bactrim?
Bactrim contém uma combinação de sulfametoxazol e trimetoprim. Sulfametoxazol e trimetoprima são ambos antibióticos que tratam diferentes tipos de infecções causadas por bactérias. Bactrim é utilizado no tratamento de infecções do ouvido, infecções do trato urinário, bronquite, diarreia do viajante, shigelose e pneumonia.
Informação importante do bactrim:
Não deve utilizar Bactrim se sofrer de doença grave do fígado ou dos rins, anemia causada por deficiência de ácido fólico ou história de plaquetas sanguíneas baixas causada pela administração de trimetoprim ou qualquer medicamento sulfa. Antes de tomar este medicamento você não deve usar Bactrim caso seja alérgico a sulfametoxazol ou trimetoprim, ou se tem:
- Doença hepática ou renal grave;
- anemia (glóbulos vermelhos baixos) causada por deficiência de ácido fólico;
- Histórico de plaquetas sanguíneas baixas causada pelo uso de trimetoprima ou qualquer medicamento sulfa.
Para Garantir de que Bactrim é Seguro Para Você, informe o seu Médico Caso Tenha:
- doença renal ou hepática;
- deficiência de ácido fólico;
- asma ou alergias graves;
- distúrbio da tiroide;
- HIV ou AIDS;
- porfiria;
- deficiência de G6 PD;
- desnutrição.
Não use Bactrim caso esteja grávida. Pode prejudicar o feto. Utilize um controle de natalidade eficaz e informe à seu médico caso fique grávida durante o tratamento. Sulfametoxazol e trimetoprima podem passar para o leite materno e prejudicar o bebê em amamentação. Informe à seu médico caso esteja amamentando um bebê. Não ofereça Bactrim a uma criança com menos de 2 meses de idade. Efeitos colaterais graves podem ser mais prováveis em adultos mais velhos, especialmente aqueles que tomam outros medicamentos, como a digoxina ou certos diuréticos.
Como devo tomar bactrim?
- Tome Bactrim exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição;
- Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado;
- Agite bem o Bactrim antes de colocar sua dose;
- Meça o líquido com uma colher ou copo de medicamento;
- Se você não tiver um dispositivo de medição da dose, pergunte ao seu farmacêutico.
Use este medicamento durante todo o período de tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que a infecção seja completamente eliminada. Pular doses também pode aumentar o risco de novas infecções resistentes aos antibióticos. Bactrim não irá tratar uma infecção viral, como o resfriado comum ou gripe.
- Beba muitos líquidos para prevenir pedras nos rins enquanto estiver tomando trimetoprim e sulfametoxazol;
- Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Diga a qualquer médico que está usando Bactrim;
- Armazene em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.
O que Acontece se eu Perder uma Dose?
- Tome a dose esquecida assim que lembrar;
- Ignore a dose em falta caso esteja quase na hora da próxima dose agendada;
- Não tome o Bactrim extra para compensar a dose esquecida.
O que Acontece se Tiver Overdose?
- Procure atendimento médico de emergência ou ligue para o serviço de emergência.
O que devo evitar?
Os antibióticos podem causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Caso tenha diarreia aguada ou sangrenta, pare de tomar este medicamento e chame seu médico. Não use medicamentos anti-diarreia, a menos que o seu médico lhe recomende o fazer fazer. Evite a exposição à luz solar ou camas de bronzeamento. Este medicamento pode causar queimaduras mais facilmente. Use roupas de proteção e protetor solar (fator 30 ou superior) quando estiver ao ar livre.
Efeitos colaterais de bactrim:
Procure ajuda médica de emergência caso tenha algum destes sinais de uma reação alérgica à Bactrim: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue Para o seu Médico Imediatamente Caso Tenha:
- diarreia aguada ou sangrenta;
- Pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado ou dificuldade de concentração;
- Fraqueza repentina ou mal-estar, febre, calafrios, dor de garganta e tosse;
- Sintomas de resfriado ou gripe, gengivas inchadas, feridas dolorosas na boca, dor ao engolir, feridas na pele;
- Baixos níveis de sódio no corpo – dor de cabeça, confusão, fala arrastada, fraqueza severa, vômitos, perda de coordenação, sensação de instabilidade;
- Problemas no fígado – dor no estômago superior, sensação de cansaço, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);
ou reação cutânea grave – febre, dor de garganta, inchaço no rosto ou na língua, ardor nos olhos, dor de pele, seguida por uma erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha (especialmente na face ou parte superior do corpo) e causa bolhas e descamação.
Efeitos Colaterais Comuns de Bactrim Podem Incluir:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Náusea, vômito, perda de apetite;
- Coceira leve ou erupção cutânea.
Que outros remédios podem interagir com bactrim?
Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que utiliza e aqueles que inicia ou deixa de utilizar durante o seu tratamento com Bactrim, especialmente:
Leucovorina.
Metotrexato:
Está lista não está completa. Outros remédios podem interagir com sulfametoxazol e trimetoprima, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicação.
Outras informações:
Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Bactrim somente com a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.
Efeitos colaterais do bactrim:
Juntamente com os efeitos necessários, o sulfametoxazol/trimetoprima pode causar alguns efeitos indesejáveis. Embora nem todos esses efeitos colaterais possam ocorrer, se ocorrerem, podem precisar de atenção médica. Verifique com o seu médico imediatamente caso ocorra algum dos seguintes efeitos secundários enquanto estiver tomando sulfametoxazol/trimetoprim:
- Dor abdominal ou estômago;
- Fezes pretas;
- Bolhas, descamação ou afrouxamento da pele;
- Mudanças na cor da pele;
- Dor no peito;
- Arrepios;
- Tosse ou rouquidão;
- Urina escura;
- Diarreia;
- Tontura;
- Febre com ou sem arrepios;
- Sensação de cansaço ou fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Coceira;
- Dor articular ou muscular;
- Fezes de cor clara;
- Perda de apetite;
- Dor lombar;
- Náusea;
- Dor, sensibilidade ou inchaço do pé ou da perna;
- Micção dolorosa ou difícil;
- Pele pálida;
- Erupção cutânea;
- Lesões de pele vermelhas;
- Olhos vermelhos e irritados;
- Falta de ar;
- Dor de garganta;
- Feridas, úlceras ou manchas brancas na boca ou nos lábios;
- Glândulas inchadas ou doloridas;
- Aperto no peito;
- Odor desagradável;
- Sangramento incomum ou hematomas;
- Vômito de sangue;
- Olhos ou pele amareladas ;
- Dosagem.
Adultos:
A dose em adultos no tratamento de infecções do trato urinário é 1 comprimido de Bactrim (dupla dosagem) ou 2 comprimidos a cada 12 horas durante 10 a 14 dias. Uma dose diária idêntica é utilizada durante 5 dias no tratamento da shigelose.
Crianças:
A dose recomendada para crianças com infecções do trato urinário ou otite aguda é de 40 mg/kg de sulfametoxazol e 8 mg/kg de trimetoprim por 24 horas, administrada em duas doses divididas a cada 12 horas durante 10 dias.
Dicas
Como funciona o bactrim:
Bactrim é um nome de marca para um medicamento de combinação fixa contendo dois antibióticos– sulfametoxazol e trimetoprim. O sulfametoxazol impede que as bactérias produzam ácido diidroftálico e o trimetoprim impede a formação do ácido tetraidrofólico; ambos são significativos na formação de ácidos nucleicos e proteínas essenciais para muitas bactérias.
A combinação de sulfametoxazol/trimetoprim é bactericida (mata bactérias). Bactrim pertence à classe de medicamentos conhecidos como antibióticos. O componente sulfametoxazol pertence à classe de medicamentos conhecida como sulfonamidas, e o componente trimetoprima pertence à classe de medicamentos conhecidos como inibidores do ácido fólico.
Vantagens do bactrim:
Bactrim é um antibiótico utilizado para tratar infecções, como as que afetam o ouvido, o trato urinário, os pulmões ou o trato gastrointestinal. Ativo contra uma ampla gama de bactérias gram-positivas e gram-negativas, tais como Streptococcus pneumoniae, Escherichia coli, espécies de Klebsiella, espécies de Enterobacter, e outras.
A resistência bacteriana é menos provável de se desenvolver com Bactrim do que se qualquer um dos ingredientes (sulfametoxazol ou trimetoprima) for administrado isoladamente. Bactrim está disponível como um genérico sob o nome sulfametoxazol/trimetoprim.
Desvantagens do bactrim:
Caso tenha entre 18 e 60 anos de idade, não tome nenhum outro medicamento ou não tem outros problemas médicos, os efeitos colaterais mais prováveis são: Náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, inflamação da boca ou da língua, perda de peso, flatulência, erupção cutânea e comichão na pele.
Pode não ser adequado para algumas pessoas, incluindo pessoas com doença renal ou hepática, deficiência de folato (idosos, alcoólatras crônicos, pessoas que tomam anticonvulsivantes correm risco de deficiência de folato), deficiência de glicose-6-fosfato, porfiria, alergias graves, disfunção tireoidiana, ou asma brônquica. Não é adequado para mulheres grávidas ou em amamentação ou em bebês com menos de dois meses de idade.
- Os idosos podem ser mais suscetíveis aos efeitos colaterais de Bactrim;
- Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas sem diabetes;
- Pode interagir com vários outros medicamentos, incluindo tiazidas, varfarina, fenitoína, metotrexato, digoxina e medicamentos para diabetes.
- Interações.
Medicamentos que Podem Interagir com Bactrim:
- Accutane (isotretinoína);
- Paracetamol;
- Albuterol;
- Amlodipina;
- Aspirina;
- Benadryl (Difenidramina);
- Ciprofloxacina;
- Coumadin (varfarina);
- Diflucan (fluconazol);
- Doxiciclina;
- Furosemida;
- Gabapentina;
- Ibuprofeno;
- Keflex (cefalexina);
- Lasix (furosemida);
- Levotiroxina;
- Lisinopril;
- Meloxicam;
- Metformina;
- Metadona;
- Metotrexato;
- Metoprolol;
- Omeprazol;
- Prednisona;
- Rifampicina;
- Tramadol;
- Trazodona;
- Tylenol (paracetamol);
- Vitamina B12 (cianocobalamina);
- Vitamina D3 (colecalciferol);
- Varfarina;
- Wellbutrin (bupropion).