O baqueteamento digital é uma mudança na estrutura das unhas ou pés em que o dedo e a unha assumem a aparência de uma colher de cabeça para baixo, tornando-se vermelhos e semelhantes a uma esponja.
Pode ocorrer sozinho ou com outros sintomas, como falta de ar ou tosse.
Existem várias causas possíveis, incluindo doenças pulmonares, doenças cardíacas e problemas do trato digestivo.
Embora cerca de 90% dos casos estejam relacionados ao câncer de pulmão.
Também pode ser uma característica normal herdada. O diagnóstico é feito principalmente através da observação dos dedos.
Geralmente o alerta médico deve solicitar outros estudos, como uma tomografia computadorizada de tórax e muito mais.
O tratamento dependerá da causa subjacente do baqueteamento digital.
Sintomas
Baqueteamento digital é uma condição médica descrita pela primeira vez por Hipócrates em que os dedos das mãos (e / ou dos pés) têm a aparência de colheres de cabeça para baixo.
É causada por um acúmulo de tecido na parte distante dos dedos (falanges terminais), que faz com que a ponta dos dedos fique dilatada e as unhas se curvem para baixo.
Além de uma mudança no ângulo da unha e do leito ungueal, as unhas podem se tornar esponjosas e macias, e apresentar uma descoloração avermelhada.
O “crescimento” nos dígitos parece ocorrer tanto lateralmente; de lado a lado e longitudinalmente; longitudinalmente ao longo dos dedos.
A discoteca na maioria das vezes ocorre gradualmente, mas pode ocorrer rapidamente para algumas pessoas.
Para pessoas com baqueteamento digital secundário, o sintoma pode desaparecer após o tratamento bem-sucedido da causa subjacente.
Causas
Embora muitos médicos pensem primeiro nas causas pulmonares quando encontram pessoas com baqueteamento digital, há uma série de causas potenciais.
Eles se enquadram em algumas categorias:
Idiopático:
Esta é uma categoria em que ocorre sem motivo aparente e não é de nenhuma preocupação médica simplesmente é.
Traço herdado:
Existem algumas maneiras de herdar a doença.
Na maioria das vezes, a característica é herdada de forma autossômica dominante, o que significa que se um de seus pais for portadora da característica, há uma chance de 50:50 de que você também herdará a característica.
Baqueteamento digital secundário:
Baqueteamento digital secundário ocorre em associação com uma condição médica. As condições comumente associadas a boates incluem:
Câncer de pulmão:
É um sinal encontrado em cerca de 29% das pessoas com câncer de pulmão e é a causa mais comum de baqueteamento digital (responsável por cerca de 90% dos casos).
É muito mais comum com câncer de pulmão de células não pequenas do que com câncer de pulmão de células pequenas.
Outros cânceres:
Outros cânceres, especialmente a doença de Hodgkin, podem estar presentes com baqueteamento digital.
Doenças pulmonares:
Algumas doenças pulmonares associadas ao baqueteamento digital incluem bronquiectasia , doenças pulmonares intersticiais, como fibrose pulmonar idiopática , empiema , tuberculose pulmonar e fibrose cística.
Doença cardíaca congênita:
Doença cardíaca que está presente desde o nascimento, especialmente “doença cardíaca cianótica” como a tetralogia de Fallot, frequentemente acompanhada de baqueteamento digital.
Doenças gastrointestinais:
Algumas doenças nesta categoria associadas ao hipocratismo incluem espru celíaco, cirrose, doença de Crohn e colite ulcerativa.
Problemas endócrinos:
O hipertireoidismo, especialmente a doença de Grave, pode ser acompanhado de baqueteamento digital. O processo subjacente ao baqueteamento digital ainda não foi compreendido.
Os cientistas acham que pode estar relacionado ao fator de crescimento derivado das plaquetas e ao fator de crescimento endotelial vascular, embora o mecanismo preciso não seja conhecido.
Ninguém sabe ao certo por que ocorre e, provavelmente, há vários mecanismos. A dilatação dos vasos sanguíneos nas regiões distantes dos dedos resulta na formação de tecido conjuntivo.
Levando ao aparecimento de baqueteamento digital, mas provavelmente há muitos motivos diferentes para isso acontecer, fique atento e não deixe passar os sintomas, são importantes.
Diagnóstico
Na maioria das vezes, baqueteamento digital é observado em um exame físico e é esperado com base em outros achados (como a presença de doença pulmonar ou câncer).
Frequentemente, é óbvio, mas, quando sutil, outros achados e medidas podem ser feitos para confirmar o diagnóstico. Esses incluem:
Ângulo Lovibond: O ângulo entre a base da unha e a própria unha razão de profundidade distal / interfalangiana
Sinal de Schamroth: Falta de uma janela (lacuna) entre os dedos, quando os dígitos de cada mão são colocados juntos com o topo de ambas as mãos se tocando.
Diagnóstico diferencial: algumas doenças reumatoides, como artrite reativa (síndrome de Reiter), podem imitar a aparência de baqueteamento digital.
Testes de diagnóstico para causas de baqueteamento:
Se o seu médico notar que você tem hipocratismo, ou se você expor essa preocupação ao seu médico, a primeira coisa que ele fará é perguntar sobre sua história familiar para determinar se pode ser um traço hereditário.
O médico então fará uma história e um exame físico cuidadosos, tendo em mente as possíveis causas associadas ao baqueteamento digital secundário.
Alguns testes, dependendo de seus sintomas, podem incluir:
- Uma tomografia computadorizada de seu tórax e / ou outros estudos para procurar câncer de pulmão, bem como outras doenças pulmonares e cardíacas;
- Um eletrocardiograma (EKG) e / ou ecocardiograma para avaliar seu coração;
- Gasometria arterial e / ou testes de função pulmonar para avaliar sua função pulmonar e procurar doenças pulmonares subjacentes;
- Exames de sangue, como testes de função hepática e testes de função tireoidiana.
Tratamento
Não existe um tratamento específico, incluindo procedimentos cirúrgicos para baqueteamento digital.
O tratamento da causa subjacente do baqueteamento digital pode resultar na resolução para algumas pessoas.
Por exemplo, em pessoas com defeitos nas válvulas cardíacas, o baqueteamento pode desaparecer após uma cirurgia bem-sucedida.
Então o tratamento vai variar muito dependendo da sua causa subjacente.